O mundo parou, mas o seu negócio não pode parar!
Os pequenos negócios e o ramo de serviços são (e serão) os mais impactados pela crise do coronavírus. Para se ter uma ideia, de acordo com uma pesquisa da Opinion Box, os serviços de beleza e bem-estar são os mais impactados pela crise no momento. Conforme os dados, 25% das pessoas suspenderam ou cancelaram serviços, destes 76% interrompeu o pagamento. Tendência que também observada na prestação de outros serviços, como de manutenção, limpeza e assistência.
Por outro lado, de acordo com a mesma pesquisa, 60% das pessoas aumentou o uso da internet e 53% aumentou o uso das redes sociais neste período.
Pensando nisso, elenquei 5 dicas simples que podem ser úteis para minimizar os impactos negativos dos negócios neste momento.
- Abuse do digital!
Nunca foi tão importante você ter uma estratégia digital para o seu negócio. Se você é pequeno empresário ou prestador de serviços, não prenda-se a estratégias rebuscadas, porém não demonstre total amadorismo. Use as ferramentas a seu favor, organize suas redes sociais, invista nos stories e aproxime-se do seu cliente. Ele está no digital.
- Se o cliente não vai até você, vá até o cliente!
Sua empresa vende produtos? Então ofereça a entrega domiciliar, talvez você tenha que reduzir a sua margem, mas é melhor ganhar menos do que não ganhar nada, não é mesmo? Então a dica é negocie pelo digital (ou por telefone) e entregue os produtos. Se você presta serviços, se disponibilize a atender no domicílio, com segurança e desde que o seu cliente sinta-se à vontade.
- Antecipe receitas e agendas futuras
Tente continuar fechando negócios, com entrega futura. Se você trabalha com prestação de serviços, por exemplo, faça promoções para garantir clientes após a quarentena. Isso fará com que você consiga projetar trabalho e receitas logo ali na frente.
- Deixe a chama acesa
Não abandone seus clientes, mantenha contato pelo digital. Ofereça conteúdos, dicas e produtos que possam ser úteis neste momento. Não caia no esquecimento.
- Crie listas de distribuição
Uma dica para se manter em contato direto com seus clientes, são as listas de distribuição dos apps de mensagens. Nela você pode segmentar o seu público e garantir mais efetividade nas suas promoções.
Como dica extra, este é um bom momento para descobrir alternativas criativas. Não tenha medo de pedir auxílio e tente (na medida do possível) descobrir como inovar no seu negócio, seja ele do tamanho que for.
Toda dificuldade esconde diversas oportunidades!
De qualquer modo, é importante estar ciente que não existem receitas mágicas e nem milagrosas. Estamos vivendo o incerto, então não esqueça que o mais relevante neste momento é a empatia, entender o cenário e estar muito próximo do seu público.