Se a Pepsi é mais gostosa, por que a Coca-Cola vende mais?

Se a Pepsi é mais gostosa, por que a Coca-Cola vende mais?

Definitivamente não tenho o hábito de consumir refrigerantes, mas quando faço eu prefiro a Pepsi, sabe por quê? Por que ela é mais gostosa!

Você duvida? então faça um teste cego com os seus amigos.

Foi justamente isso que a Pepsi fez em meados de 84! 

Por meio de uma campanha chamada Desafio Pepsi, a companhia convidou consumidores para experimentarem os produtos em um teste cego, onde 80% escolhiam Pepsi.

Como não poderia ser diferente, a Coca-Cola não gostou e resolveu contrapor com uma nova pesquisa, e o que aconteceu? 80% dos consumidores preferiram a PEPSI novamente.

Desesperados com o fato de a concorrente ser a mais gostosa, em 85 a Coca-Cola lançou a New Coke (se você for +30 vai lembrar) com um sabor supostamente melhor do que a Coca-Cola original e que a concorrente Pepsi, tudo isso comprovado por novos testes cegos.

O que aconteceu? O consumidor DETESTOU a New Coke e passou a consumir mais a Pepsi.

Resultado. em pouco mais de 6 meses a Coca-Cola voltou a sua fórmula original e assumiu novamente o topo das vendas, mesmo com as pessoas achando a concorrente mais gostosa.

Mas, se a Pepsi é mais gostosa, por que a Coca-Cola vende mais?

A resposta é simples: Nessa briga não é a qualidade em si que está em jogo, mas a percepção da qualidade e nisso a marca assume um papel crucial. Afinal, não há de se negar que a Coca-Cola possui uma percepção de qualidade infinitamente maior do que a Pepsi.

Sendo assim, a Coca-Cola sabe que não é a mais gostosa, mas vende mais. Por sua vez a Pepsi sabe que é mais gostosa e assumiu o posto de ser a segunda opção na mente das pessoas, fato comprovado pela famosa campanha “Pode ser Pepsi” que está no ar até hoje.

Aliás, para apimentar ainda mais essa briga, foi justamente a campanha “Pode ser Pepsi”, onde a companhia assume sua posição (de ser segunda), que alavancou as vendas e fez sombra a Coca-Cola, vejam só.

O que tiramos disso tudo?

Muito além de oferecer qualidade, a sua marca deve ser percebida como tal. Não adianta ser o melhor se as pessoas não irão perceber você desta forma. A menos que você se contente em ser a segunda (ou terceira) opção no seu mercado.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Rogério Hansen

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos