O Mundo VUCA e a Covid 19
O que é e como lidar com o mundo VUCA?
Sabe aquela sensação de que tudo muda a todo momento? Então, diante de tudo que estamos vivendo no momento a realidade do universo não é só no mundo dos negócios, é uma realidade para nós como seres humanos, profissionais, pais e etc. No mundo dos negócios as organizações são marcadas pelo dinamismo, surgimento de novos padrões, tecnologias e por incertezas. E neste contexto temos que nos adaptar no conceito do mundo VUCA, utilizado para classificar o contexto de caos e de difícil previsão de cenários que é o ambiente corporativo. Diante disso, é necessário que profissionais, líderes, organizações estejam adequadas a essa transformação. Mas como se preparar para algo tão complexo?
O que é mundo VUCA?
É uma ideia que teve origem na década de 1990, na época pós-Guerra Fria, e foi utilizada para explicar a complexidade e as incertezas da situação geopolítica mundial.
Em 2008, o mundo VUCA passou a ser aplicado no ambiente dos negócios devido à crise econômica. Por conta da falta de previsibilidade que as empresas enfrentam desde então, o conceito continua bastante atual.
Isso porque estamos falando de um cenário que muda muito rapidamente, exigindo uma nova postura dos profissionais. Fatores como transformação digital nas empresas, alto volume de dados, fatores externos e até o novo comportamento e as novas exigências do consumidor marcam essa nova era, o que obriga a adaptação das organizações para que não fiquem para trás. E aqui se encaixa perfeitamente o cenário que estamos vivendo, que é a Pandemia causada pela Covid 19.
Quais são as suas principais características?
VUCA é o acrônimo dos termos em inglês:
volatility (volatilidade);
uncertainty (incerteza);
complexity (complexidade);
ambiguity (ambiguidade).
Uma boa gestão torna-se, portanto, um desafio, pois estamos diante de um mercado dinâmico, o que torna difícil prever cenários.
Além disso, a velocidade com que as mudanças acontecem exige que as empresas tenham que buscar soluções de forma ágil e inovadora. Assim, abre-se uma oportunidade para a cultura do intra empreendedorismo, de modo que a criatividade das equipes auxilie nos bons resultados do negócio.
Quais habilidades o profissional precisa ter para se dar bem nesse cenário?
Quem quiser crescer na carreira não tem escolha: precisa estar preparado para o mundo VUCA. Dessa maneira, é importante desenvolver algumas competências.
Liderança por propósitos
A primeira habilidade é saber como liderar com propósito, ou seja, tomar decisões de acordo com as estratégias do negócio. É um modelo de gestão que envolve e motiva as equipes, e tem clareza dos propósitos e resultados esperados.
Resiliência
Como os cenários são complexos e mudam constantemente no mundo VUCA, é imperativo que os profissionais consigam trabalhar mesmo com as pressões e incertezas. Assim, a resiliência é necessária para que se possa desenvolver uma postura otimista e enxergar as crises como oportunidade de crescimento.
Visão estratégica
Os profissionais devem estar prontos para os desafios desse universo analisando as possibilidades e riscos dos negócios para, a partir disso, traçar estratégias inovadoras e ganhar mercado.
Pensamento crítico
O pensamento crítico vai ajudar a tomar as melhores decisões. Os profissionais devem, portanto, questionar a realidade e analisar uma situação em diferentes perspectivas para saber o rumo mais adequado que precisam seguir.
Trabalho em equipe
Como estamos lidando com um universo em constante transformação, é preciso unir pessoas de diferentes áreas do conhecimento. Por isso, é indispensável conseguir trabalhar em equipe e se comunicar bem, expondo de modo claro as suas ideias e sabendo escutar o outro.
O mundo VUCA traz uma série de desafios para os profissionais. Diante das rápidas mudanças e incertezas, o melhor caminho é investir no aprendizado, com a realização de cursos de qualidade que o mantenham atualizados.
Engenheira de Minas | Prontidão Operacional | Otimização Estratégica de Processos de Mineração | Gestão de Projetos e KPIs
4 aParabéns pelo artigo, muito esclarecedor!