O NORMAL QUE NÃO É NOVO.

AGORA chegou a vez de atacar aquela oportunidade que sempre surge o comentário “que precisa ser melhorada”, porém nunca é colocado esforço efetivamente por que os resultados tendem a ser pequenos financeiramente ou até mesmo sejam atividades que julgamos ser simples demais para o nosso nível de formação (adoramos valorizar o que parece complexo).

Mais que nunca é necessário valorizar os frutos pequenos e que podem ser apanhados facilmente, pois estes também enchem o cesto.

Desperdícios relacionados a água, energia elétrica, materiais de escritórios, estoque de qualquer natureza sem critério definido, desperdícios de processos relatados como normais, porém que nunca foram medidos, sobra de matéria prima em contêineres e sacarias também são fontes ricas para garimpar.

Atacar estes desperdícios traz bom retorno financeiro a instituição ou evitam gastos desnecessários em um momento crítico como a atualidade.

A melhor notícia é que as informações para conseguir captar estes resultados estão com sua equipe, aí pertinho de você!

Porém podem ainda não ter sido apresentado a você por uma série de motivos, como por exemplo:

1.  Em algum momento alguém apresentou uma ideia e você a engavetou, disse que depois daria e feedback (nunca deu).

2.  A ideia apresentada foi implementada com sucesso, só que não carregou o nome de quem a criou. (Que coisa não)

3.  Alguém tentou lhe apresentar uma ideia, porém sua agenda estava cheia e ficou para uma próxima oportunidade. (Ainda pode estar aguardando...)

4.  Ou até mesmo você subestimou a fonte da ideia pelo mesmo não ter nenhuma formação acadêmica. (Pois é, acontece!)

Este é o momento de valorizar habilidades/competências (não falo de formação ou especialidade), basicamente de ideias/sugestões que os colaboradores já formularam de forma genuína diante de alguma dificuldade no passado.

 Empresário, Gestor;

Mobilize a sua equipe em prol da sobrevivência da empresa, peça ajuda aos colaboradores, tenha uma escuta ativa, não seja o Especialista neste momento, avalie a sugestão de mente aberta e vá buscar o resultado, por menor que seja o retorno é um ganho

Colaborador;

Surpreenda, quem mais conhece de um processo é você que este aí, colado em sua máquina. Não existem ideias ruins, apenas ponto de vista diferentes para chegar ao mesmo resultado.

Esta é uma excelente oportunidade para fazer a diferença e não falo de conseguir promoção, mas talvez ajudar a manter a sua empresa viva.

Se acredita na sua ideia desafie seu Gestor, seu Patrão, ou seja lá quem for que possa viabilizar estes ganhos, todo centavo conta.

Arregacemos as mangas e vamos para cima, no fim das contas somos todos um só.


#desistirirjamais.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Paulo Lara

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos