O NOVO BOLSOLENIUM
"O VÍCIO INERENTE AO CAPITALISMO É A DISTRIBUIÇÃO DESIGUAL DE BENESSES.. O DO SOCIALISMO É A DISTRIBUIÇÃO POR IGUAL DA MISÉRIA.."
Quando Jair Messias Bolsonaro nasceu em 21/03/1955, faziam 20 dias do último discurso de WINSTON CHURCHILL, intitulado "Jamais Desesperar". Esse era sempre o tom predominante nos ideais deste fabuloso estadista britânico: ser estratégico e agir na hora certa. Apesar de dificuldades na fala, era um orador e líder nato. Sabia das sua dificuldades e limitações e se preparava com antecedência. Sabia onde queria chegar. Apesar da carreira militar, tinha forte apreço pela paz e bem estar e por sua magnitude política recebeu o título de cidadão honorário americano, concedido por J.Kennedy. Criador do termo: "cortina de ferro", Churchill demonstrava sua afeição pelas liberdades individuais.
Ainda nos anos 50, um outro britânico, sociólogo, político e ativista social, Michael Young, introduziu pioneiramente a palavra MERITOCRACIA no meio social. Apesar do conteúdo um pouco pejorativo e negativo inicialmente, a meritocracia tomou forma, como resultado final de uma aclamação individual por esforço próprio, dem distinção de raça,sexo ou posição social. Sem espaço para o que o menino Bolsonaro chamaria de coitadismo. Uma política, digamos, AFIRMATIVA.
Quando o Messias ainda brincava na infância, surgia nos anos 50 o IBAD (Instituto Brasileiro de Ação Democrática),uma think tank criada por empresários brasileiros e com apoio de "empresários americanos" com viés anti-comunista. Com grande influência econômica sobre os regimes de então, este e outros institutos, como o IPES, foram "fonte de inspiração" para o surgimento de ideais de uma economia mais aberta ao capital e anti-comunista, propiciando, segundo alguns entendem, abertura para o regime militar.
50 anos depois, enquanto o capitão da reserva e Dep.Federal, JAIR BOLSONARO, e seu amigo e também Dep. Federal ONYX LORENZONI repetiam o gestual com as mãos, símbolo de roubo, na tumultada sessão de volta de JOSÉ DIRCEU na câmara federal,surgia no Brasil,através de intelectuais e empresários, a semente de uma nova think thank: O Instituto da Realidade Nacional, oficilizado no ano seguinte e rebatizado de INSTITUTO MILLENIUM.
Com sede no Rio de Janeiro, o INSTITUTO MILLENIUM tem como MISSÃO "promover a democracia, a economia de mercado, o Estado de Direito e a liberdade". VISÃO: "ser referência e agente de divulgação de valores para melhorar a prosperidade e o desenvolvimento humano", e os seguintes valores: Estado de Direito; Liberdade Individual; Responsabilidade Individual; Propriedade Privada; Democracia Representativa; Tranparência; Igualdade perante a Lei; EFICIÊNCIA, EFICÁCIA E EFETIVIDADE e MERITOCRACIA!.
Entre os fundadores do instituto, temos dois grandes especialistas em economia, que fazem parte da equipe do menino Jair: MARCOS CINTRA- defensor do imposto único,Presidente da FINEP e Vice-Presidente da FGV.- e PAULO ROBERTO GUEDES, Denominado alter- ego do Messias ,economista , mestre e Phd pela Universidade de Chicago(EUA), Guedes é defensor da privatização de estatais,da reforma tributária e da previdência, alíquota única de 20% no imposto de renda (gerando redução de imposto, para faixas de maiores rendas), isenção de imposto para quem ganha até 5 salários, redução da taxação sob os lucros das empresas (IRPJ e CSLL) e substituição tributária do PIS, COFINS, IPI, IOF e outros por um único imposto.
Concordando ou não com tais "fábricas de idéias", eu, você e todos os Brasileiros seremos impactados de alguma forma com esse novo rumo econômico-social do nosso país. Mesmo que você tenha votado no partido que representava outro viés econômico, ou que seja primo em terceiro grau do Sr. PAULO MARINHO, desculpe-me, mas teremos que estar preparados para essa nova realidade nos próximos anos.
Sua empresa pratica a meritocracia? Tem um nível de compliance com a efetividade ajustada aos novos tempos (incluindo a compliance tributária)?Como está o nível de coitadismo da sua equipe comercial? Sua equipe de trade está preparada para esse novo shopper no Brasil? As áreas e departamentos de sua empresa possuem uma cultura de Big Data preparada para estes novos desafios e, além disso, conseguiram prever e se antecipar aos fatos? Ah, já sei, você é autônomo ou sua empresa é pequena ou média e não se enquadram ou não precisam se preocupar com estes novos desafios... Sinto dizer amigo(a), mas está enganado(a) e, a não ser que sua empresa ou você more em frente à Santa Casa de Juiz de Fora, a facada da sua inoperância pode custar pontos preciosos no seu share...
A grande maioria está preocupada com o fechamento do budget ou com as festas de confraternização de fim de ano, mas pode apostar que para algumas empresas e indivíduos o ano novo já começou. Como sempre diz o menino messias: "e conhecereis a verdade, e verdade vos libertarás (João 8:32)", ou como dizia seu novo guru Churchill, já que falam tanto em resistência:
"O PESSIMISTA VÊ DIFICULDADE EM CADA OPORTUNIDADE. O OTIMISTA VÊ OPORTUNIDADE EM CADA DIFICULDADE"!