O novo marketing ou a nova realidade tecnológica?

O novo marketing ou a nova realidade tecnológica?

As empresas de tecnologia tem tido um crescimento elevado ao longo do tempo, e com isto, todas as áreas de conhecimento estão se tornando cada vez mais dependentes destas tecnologias. Inevitavelmente, cada vez mais se torna necessário encontrar novas formas para atingir o público consumidor, seja desde a elaboração de campanhas até a gestão da experiência do consumidor.

O marketing se mostra dramaticamente dependente em relação à outras áreas, pois precisa cada vez mais de dados que possibilitem ter a competitividade necessária para destacar produtos e serviços frente aos concorrentes. Com isto, o uso de ferramentas tecnológicas que possibilitem a utilização de informações a exemplo de BIs, BOs, cruzamento de informações de bancos de dados se fazem necessário. O Gartner aponta que em 2017 o marketing dependera mais da TI do que os próprios CIOs.

O Gartner se baseia nos orçamentos de empresas B2B e B2C onde seu aumento na participação relacionada ao faturamento quase 3 vezes maior do que o da área de TI, o crescimento para do orçamento para o marketing e de 11% enquanto para o TI e de aproximadamente 4,7%, em média 30% dos gastos de marketing relacionados a tecnologia e serviços já é comprada pela área de marketing. Isto indica e evidencia a necessidade do real alinhamento entre o marketing e a tecnologia da informação, isto possibilitara um planejamento estratégico e o compartilhamento de objetivos e responsabilidades pelos resultados a serem alcançados.

Sem dúvida podemos afirmar que esta parceria nos trará a maior integração de dados o que gera processos e ferramentas mais eficientes, simples e otimizadas, além de facilitar e melhorar a integração dos setores consequentemente a comunicação tanto interna quanto entre a “marca” e seu público. Utilizando as ferramentas que a TI pode oferecer, a experiência do cliente também poderá ser mais facilmente mensurada, o que possibilita o desenvolvimento específico para cada perfil de consumidor. E também a mitigação dos riscos com o gerenciamento mais eficiente de campanhas nas diferentes modalidades seja off-line ou online.

A conclusão que se espera é que o marketing consuma cada vez mais formas diferentes de tecnologia e que a visão dos negócios está se transformando onde a integração marketing/tecnologia é inevitável, necessária e imediata.

Seitty Rafael Fleury Silva

C-Level | Gestor Estratégico Tecnologia da Informação | CIO | CEO | IT Manager | Membro ANPPD® | LGPD

6 a

Alex José Simiema vejo que captou a essência do que eu quis dizer. Conhecer o nicho e consequentemente o cliente em todas as etapas da conversão é valor competitivo agregado ao negocio.

Alex Simiema

Consultor na Sebrae Finaceiro, Planejamento, Controladoria

7 a

excelente a abordagem do Sr. Seitty Rafael Fleuri Silva, quando analisa e provoca que a oportunidade de ganhos (receita) organizacionais esta na qualidade e na distribuição dos investimentos logados pela gestão. Conhecer o nicho de mercado e principalmente o usuário do produto é compreendido com as diversas variáveis e as superações de pontos distintos a serem acompanhados a cada movimentação e/ou consumo do produto/serviço que a organização coloca a disposição a esse mercado distinto. Pontos esses que buscamos junto a TI e o Marketing na exploração crescente desse mercado consumidor.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Seitty Rafael Fleury Silva

  • Líder Chimpanzé?

    Líder Chimpanzé?

    Ficção da vida real Pela 3ª vez assisti o filme Hot Fuzz, aqui no Brasil Chumbo Grosso, curiosamente nunca havia…

  • Os Três Macacos Sábios

    Os Três Macacos Sábios

    Apesar de ser originalmente um provérbio chinês, ganhou repercussão de fato no Japão virando um dos seus Kotowaza…

  • De onde vêm as lições?

    De onde vêm as lições?

    olá, Talvez um post não necessário na vida de vocês, mas vou fazer assim mesmo. Essa semana fiquei muito feliz com uma…

  • Biotecnologia e o Agronegócio

    Biotecnologia e o Agronegócio

    Sobre o uso da tecnologia no agronegócio e, comparando números da década de 1930 com registros atuais, é correto…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos