O novo marketing ou a nova realidade tecnológica?
As empresas de tecnologia tem tido um crescimento elevado ao longo do tempo, e com isto, todas as áreas de conhecimento estão se tornando cada vez mais dependentes destas tecnologias. Inevitavelmente, cada vez mais se torna necessário encontrar novas formas para atingir o público consumidor, seja desde a elaboração de campanhas até a gestão da experiência do consumidor.
O marketing se mostra dramaticamente dependente em relação à outras áreas, pois precisa cada vez mais de dados que possibilitem ter a competitividade necessária para destacar produtos e serviços frente aos concorrentes. Com isto, o uso de ferramentas tecnológicas que possibilitem a utilização de informações a exemplo de BIs, BOs, cruzamento de informações de bancos de dados se fazem necessário. O Gartner aponta que em 2017 o marketing dependera mais da TI do que os próprios CIOs.
O Gartner se baseia nos orçamentos de empresas B2B e B2C onde seu aumento na participação relacionada ao faturamento quase 3 vezes maior do que o da área de TI, o crescimento para do orçamento para o marketing e de 11% enquanto para o TI e de aproximadamente 4,7%, em média 30% dos gastos de marketing relacionados a tecnologia e serviços já é comprada pela área de marketing. Isto indica e evidencia a necessidade do real alinhamento entre o marketing e a tecnologia da informação, isto possibilitara um planejamento estratégico e o compartilhamento de objetivos e responsabilidades pelos resultados a serem alcançados.
Sem dúvida podemos afirmar que esta parceria nos trará a maior integração de dados o que gera processos e ferramentas mais eficientes, simples e otimizadas, além de facilitar e melhorar a integração dos setores consequentemente a comunicação tanto interna quanto entre a “marca” e seu público. Utilizando as ferramentas que a TI pode oferecer, a experiência do cliente também poderá ser mais facilmente mensurada, o que possibilita o desenvolvimento específico para cada perfil de consumidor. E também a mitigação dos riscos com o gerenciamento mais eficiente de campanhas nas diferentes modalidades seja off-line ou online.
A conclusão que se espera é que o marketing consuma cada vez mais formas diferentes de tecnologia e que a visão dos negócios está se transformando onde a integração marketing/tecnologia é inevitável, necessária e imediata.
C-Level | Gestor Estratégico Tecnologia da Informação | CIO | CEO | IT Manager | Membro ANPPD® | LGPD
6 aAlex José Simiema vejo que captou a essência do que eu quis dizer. Conhecer o nicho e consequentemente o cliente em todas as etapas da conversão é valor competitivo agregado ao negocio.
Consultor na Sebrae Finaceiro, Planejamento, Controladoria
7 aexcelente a abordagem do Sr. Seitty Rafael Fleuri Silva, quando analisa e provoca que a oportunidade de ganhos (receita) organizacionais esta na qualidade e na distribuição dos investimentos logados pela gestão. Conhecer o nicho de mercado e principalmente o usuário do produto é compreendido com as diversas variáveis e as superações de pontos distintos a serem acompanhados a cada movimentação e/ou consumo do produto/serviço que a organização coloca a disposição a esse mercado distinto. Pontos esses que buscamos junto a TI e o Marketing na exploração crescente desse mercado consumidor.