O olhar da cultura DevOps no Mundo.

O olhar da cultura DevOps no Mundo.

É muito engraçado pensar que muitas vezes aquilo que nós mais desenvolvemos acaba extrapolando o campo de atuação a qual pertence e atingindo a sua vida como um todo.

Lembro-me de vários cenários onde ouvi relatos de filhos que foram criados por pais militares e os mesmos sempre diziam como a cultura do militarismo extrapolou a atuação prática e chegou na paternidade e no relacionamento familiar como um todo.

Assim também ocorre quando você se desenvolve na cultura DevOps.

Mas o que seria esse olhar?

A cultura DevOps treina o profissional que a aprende, a olhar de uma forma diferenciada para situações conflitantes ou morosas, buscando uma maneira de integrar, automatizar e abstrair.

Quando um DevOps está no seu campo de atuação é comum ser alguém que mexe em algumas feridas, buscando saná-las. Ele vai fazer muitas perguntas, buscar o contexto daquilo que está sendo feito e vai enxergar em cada ponto de atrito ou falha, uma oportunidade de aplicação da cultura DevOps.

Às vezes a solução vai ser técnica, como a criação de um novo ambiente, agregar um monitoramento, modularizar uma infra como código, fazer o split de um processo de deploy e coisas desse tipo, mas a grande maioria das vezes a solução irá residir no campo processual e não técnico.

Então na prática…

O DevOps que entendeu bem a cultura vai dedicar grande parte do seu trabalho nessa linha de investigação, análise, validação e planejamento para implementação de certos "roteiros" e ferramentas, técnicas ou não, que irão apoiar a mudança daquele cenário.

Agora e se extrapolarmos isso pra fora?

É bem verdade que estamos vivendo um momento atípico como humanidade, a febre das redes sociais virais e a alta tecnologia nas mãos, acabaram formatando a mentalidade de muitas pessoas a simplesmente viverem de instantaneidade e praticidade.

Os problemas que existem por aí a fora podem ser sufocados muitas vezes com algumas dancinhas e trends, mas na verdade isso é apenas uma ilusão, pois os conflitos e situações morosas e complexas estarão lá quando o meme deixar de ser viral.

A cada dia mais eu percebo a necessidade de utilizarmos os conhecimentos técnicos e essenciais da cultura DevOps em cenários não técnicos. Existe um espaço vazio na sociedade buscando alguém com o perfil de um DevOps.

Imagine comigo se a cada sprint da nossa vida nós realizássemos uma planning com o objetivo de traçar a implementação da cultura DevOps na nossa família, nos nosso relacionamentos, na política e por aí vai.

Integrar, automatizar, abstrair e muito mais.

Como já citei anteriormente, a implementação da cultura está muitas vezes pautada em cima de análises e ações não técnicas.

Precisamos construir em nós e na geração a qual pertencemos um senso crítico e disruptivo, que não vai se contentar com as situações cotidianos que "sempre foram assim", mas que vai tratar de olhar e buscar as oportunidades de resolvê-las paulatinamente.

Criar caminhos para que as inovações e soluções cheguem, compartilhando conhecimento, estudando e avaliando possíveis soluções para atritos históricos e processos que não andam muito bem.

Entendendo as dores dos lados opostos, criando processos e guard rails para garantir que o resultado seja pautado em agilidade e segurança, em todas as áreas.

Habilitando pessoas a entregarem o seu melhor, olhando com a atenção devida aos comportamentos que não desejamos e aumentando a observabilidade e acompanhamento dos indicadores prévios de possíveis problemas.

Avaliando os possíveis picos de "requests" da vida e trabalhando em formas de conter possíveis danos, se preparando para temporadas mais agitadas mas lembrando de reduzir a infra, quando não é mais necessário.

Mas não somente isso, quando um incidente ocorrer, por que vai ocorrer, não ficar procurando culpados, mas buscar retirar os aprendizados, traçar ações de mitigação de curto e longo prazo, caminhando pra um lugar de crescimento.

E por fim…

Nós precisaremos aprender que se estamos em uma posição que podemos enxergar certos tipos de problemas, é por que possivelmente, poderemos fazer parte da solução.

Afinal, um DevOps que enxerga um problema como uma barreira e não uma ponte, não entendeu muito bem o por que a cultura DevOps existe, pense nisso…

Seja um DevOps, no mundo também.

Gloria Lourenco

Analista de Monitoração de Redes, atualmente estudando arquitetura Cloud GCP Google Cloud Plataform) e AWS (Amazon Web Service) com especialização em Cloud Engineer.

2 m

Interessante

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos