O Olhar do Conselheiro de Administração sobre as Finanças da Empresa
Crescimento e sustentabilidade do negócio, garantir a tomada de decisão estratégica e responsável, uma das áreas mais críticas de foco para o Conselho de administração é a saúde financeira da empresa, o papel do conselho está relacionado a importância do olhar sobre as finanças e como essa perspectiva contribui para o sucesso financeiro da organizacional, com foco na perenidade. O conselheiro de administração desempenha um papel fundamental na definição da direção estratégica e na supervisão das operações financeiras de uma empresa.
A responsabilidades e funções do Conselho estão vinculados a transparência, ética e responsabilidade social nas decisões financeiras, para isso, é necessário explorar ferramentas de análise financeira, promovendo o entendimento sobre a importância da governança corporativa somada a visão estratégica, análise do negócio e tomada de decisão.
Dentre as ferramentas essenciais para garantir uma tomada de decisão saudável por parte do conselho de administração está supervisionar e monitorar o desempenho financeiro da empresa, buscando garantir a conformidade com as políticas internas, regulamentações e estratégias que o negócio deseja implementar.
Adotar uma cultura de transparência, essa prática deve ser incentivada pelo conselho para com os executivos, transparência na gestão e na prestação de contas, cumprir as leis, normas e regulamentos adotando uma estrutura de compliance e acompanhamento por uma auditoria externa. São premissas básicas que o conselheiro deverá adotar e incentivar na organização, essas premissas irão ajudar a garantir a saúde financeira da empresa.
O conselho deverá adotar práticas saudáveis de análise financeira, definindo quais relatórios os executivos deverão apresentar para análise do conselho, qual a periodicidade de apresentação destes relatórios e qual conteúdo será de maior relevância nestes. Para adotar essas práticas é necessário que o conselho conheça os temas financeiros e melhores práticas em finanças para que consiga desenvolver uma tomada de decisão embasada e assertiva.
Um primeiro passo para uma gestão financeira eficiente começa pelo planejamento estratégico, após validado pelo conselho de administração, ele norteará as metas e os objetivos que a empresa quer alcançar naquele período. A partir destas metas o acompanhamento pelo conselho de administração é essencial.
Também é dever do conselho avaliar os riscos financeiros e a partir destas avaliações realizar recomendações aos executivos para mitigar os riscos.
Recomendados pelo LinkedIn
Para a tomada de decisão estratégica, o conselho deve conduzir uma análise detalhada da situação financeira atual da empresa. Isso inclui revisar os balanços patrimoniais, demonstrativos de resultados, demonstrativos de fluxo de caixa e outras demonstrações financeiras para entender a posição financeira atual da empresa.
Além de analisar a situação financeira atual, o conselho deve examinar as tendências financeiras ao longo do tempo. Isso envolve comparar os resultados financeiros atuais com os períodos anteriores para identificar padrões, tendências de crescimento ou declínio e áreas de preocupação que exigem atenção especial.
O conselho deve ainda avaliar a rentabilidade e eficiência da empresa, analisando métricas como margem de lucro, retorno sobre o investimento, retorno sobre o patrimônio líquido e outros indicadores financeiros relevantes. Isso ajuda a determinar se a empresa está gerando lucros de forma sustentável e eficiente.
A liquidez e solvência da empresa são fundamentais para sua saúde financeira a longo prazo. O conselho deve analisar métricas como a proporção de liquidez, proporção de liquidez corrente e a alavancagem financeira para garantir que a empresa tenha recursos adequados para cumprir suas obrigações financeiras e investir no crescimento futuro.
O conselheiro de administração avalia as finanças da empresa à luz dos objetivos estratégicos de longo prazo. Ele analisa como as decisões financeiras impactam a capacidade da empresa de alcançar seus objetivos e manter uma vantagem competitiva no mercado.
Sua avaliação deve estar focada no passado, presente e futura da organização, porém seu olhar não poderá estar limitado somente a gestão interna, é necessário analisar o mercado, as tendencias e os fatores que poderão impactar as finanças da empresa. Sua visão deverá estar focada na condução da organização para a perenidade, considerando todos os fatores possíveis que poderão impactar positivamente e negativamente na organização.
Tema extremamente importante, Noemi! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Conselheira Consultiva | Investidor Anjo | Executiva | Procurement | Suprimentos | Strategic Sourcing | Supplier Management | Category Manager | Supply Chain
7 mParabéns Noemi Moraes