O Papel da Governança Tecnológica nas Organizações
A Tecnologia da Informação, como qualquer área funcional de uma organização, necessita de processos gerenciais bem definidos, que orientem a gestão dos seus recursos. A Governança Tecnológica é uma estrutura de processos de operação, gestão e relacionamentos, integrados com as estratégias corporativas de TI, cujo objetivo principal consistente em adicionar valor às informações necessárias ao desenvolvimento dos negócios decorrentes das atividades operacionais. Nesse sentido, é parte integrante da governança corporativa.
Contudo, é necessário esclarecer que a Governança Tecnológica tem experimentado um desenvolvimento independente da governança corporativa. Esta tem por principais objetivos a otimização do desempenho corporativo e a garantia de satisfação e proteção dos interesses de todas as partes interessadas, sejam investidores, acionistas, funcionários, colaboradores, clientes, fornecedores, credores, sociedade civil, governos, sindicatos e outros grupos específicos. O termo "governança" pode ser empregado em qualquer área da organização, contudo, na área de tecnologia mostra-se extremamente útil dada a sua dinâmica e, muitas vezes, distanciamento técnico entre profissionais da área e demais usuários. Neste sentido, as práticas de governança tendem a romper barreiras e aproximar o usuário para o centro das decisões de TI.
A experiência mostra que os antigos procedimentos utilizados pelas organizações já não atendem mais aos requisitos da moderna administração. No passado, era uma simples questão de gestão e organização. Arrumava-se a estrutura organizacional, indicavam-se as funções e as questões eram resolvidas por gestão. Hoje, não é mais possível resolver os problemas dessa maneira. Os negócios estão em transformação e os ambientes corporativos que se apoiam na tecnologia, vivem em constante mutação e exigem formas mais ágeis e flexíveis de gerenciamento. A Tecnologia da Informação, igualmente, está em processo de mudança.
Internamente, a Governança Tecnológica facilita a troca de informações que visam designar os direitos de decisão nas questões de real valor referentes aos objetivos de negócio. Neste enfoque, Governança Tecnológica é uma estrutura bem definida de relações e processos que controla e dirige processos da organização num cenário de forças em extrema competição. O foco é permitir que as perspectivas de negócios, de infraestrutura, de pessoas e de operações sejam levadas em consideração no momento de definição do que mais interessa à empresa, alinhando a tecnologia da informação à estratégia do negócio.
O desenvolvimento da capacidade de processamento dos computadores, juntamente com o barateamento das transmissões de dados e o uso intensivo da Internet, tem acarretado profundas mudanças não apenas no âmbito das organizações, mas também nas questões individuais e sociais, cujas referencias para discussão encontram-se no campo da ética. Aspectos como privacidade, novas modalidades de crimes digitais, saúde ocupacional, entre outros, são objetos de debate dentro e fora das organizações e de fato, como as mudanças tecnológicas são constantes, torna-se essencial que as organizações como um todo aprofundem-se nos temas relacionados a Governança Tecnológica.