O papel das empresas com a saúde mental de seus colaboradores
Diversos tipos de assuntos rodeiam o nosso cotidiano todos os dias e uma pauta de grande relevância atualmente é a saúde mental, principalmente no mundo corporativo.
Essa é uma questão que tento manter uma relação bastante estreita, por integrar uma empresa familiar, sei o posicionamento e olhar que preciso ter com meus colaboradores, principalmente compreender se esse recinto está preparado para recebê-los da melhor forma possível.
Saber lidar com os sentimentos e às exigências que uma rotina produz em nossa vida de forma consciente é estar em equilíbrio com a nossa saúde mental, mesmo que as circunstâncias não sejam tão favoráveis em todos os momentos.
Dessa forma, abordar esse tópico nas empresas não só auxilia no conhecimento do seu colaborador, mas abre a proximidade para que o mesmo se sinta confortável em recorrer ao espaço de trabalho para lidar com tais questões, e para isso, a empresa também precisa de um planejamento para oferecer esse suporte.
Recomendados pelo LinkedIn
Na Zorzin, por exemplo, incluímos todo ano em nosso cronograma, treinamentos e palestras voltadas para a saúde mental dos nossos colaboradores, além de agregarmos campanhas relacionadas a essas pautas, como o Maio Amarelo, também abrimos rodas de conversas para debates e aprendizados, temos uma psicóloga disponível para atendimento na empresa e também, um preparo do nosso setor de RH para essas ocasiões.
Compreendo como executiva ser primordial que uma pessoa se sinta cuidada e representada, principalmente em seu trabalho e tenha a oportunidade de ter acesso a diversos tipos de informações voltadas a saúde física e mental, sobretudo no segmento do transporte de cargas e logística, que são áreas as quais tenho um contato direto e reconheço que são segmentos que demandam atenção nesse quesito.
Em um levantamento feito pela Infojobs no ano de 2022 sobre a responsabilidade das empresas relacionado a saúde mental de seus colaboradores, indicou que 91% dos participantes acreditam que as companhias, de forma geral, não estão preparadas para lidar com essa temática. Esse alto índice de insatisfação é o que me leva a crer o quanto é essencial o preparo das corporações em oferecer esse suporte.
Hoje sabemos que a saúde mental é uma realidade a ser colocada em prática todos os dias, para que nossa produtividade não seja afetada e possamos cumprir com as nossas atividades no dia a dia empresarial de maneira complementar e, transmitir essa visão para os seus colaboradores é abrir um espaço seguro onde toda e qualquer situação possa ser resolvida dentro da empresa ou, em um aconselhamento e direcionamento correto e as empresas que não investem nesse auxílio para o seu próprio time serão, cada vez mais, representadas pela insensibilidade.
Fundador e CEO
1 aÓtimo conteúdo, Gi