O papel das mulheres no mundo dos negócios: uma história de sucesso!

O papel das mulheres no mundo dos negócios: uma história de sucesso!

A sociedade brasileira ainda está repleta de desigualdades que permeiam diversos grupos, entre eles as mulheres. Seja no âmbito educacional, família, religião ou social, a vida dessas guerreiras é marcada por muita luta e determinação! Por isso, em comemoração ao Dia das Mulheres que está chegando, hoje vamos falar sobre o papel das mulheres no mundo dos negócios: uma história de sucesso!

Apesar dessa cultura repugnante de exclusão, nos últimas décadas temos presenciado cada vez mais a valorização e inserção das mulheres no mercado de trabalho! A mudança nos fatores culturais, sociais e econômicos fizeram com que cada vez mais a mão de obra feminina fosse requisitada e valorizada, com mulheres assumindo seus cargos de merecimento.

Pensando nisso, a MaxData decidiu fazer uma matéria um pouco diferente, e aproveitar essa data para falarmos um pouco sobre toda essa história de superação, foco e determinação! Boa leitura.

Contexto histórico da mulher no mercado de trabalho

Infelizmente, a situação de desigualdade vivida hoje na sociedade é um reflexo da história de nosso país, ou talvez até do mundo. E para entendermos melhor os desafios e conquistas das mulheres, vamos fazer um apanhado histórico sobre os principais marcos deste assunto. Confira!

Brasil Colonial

Sabemos que pode parecer chocante, mas a realidade no período colonial (entre 1500-1822) era muito diferente da que vivemos hoje em dia. Naquela época, as mulheres não possuíam direito algum e eram marginalizadas em todo o tipo de atividade política econômica!

A cultura do momento ensinava que assuntos “importantes” deveriam ser tratados por homens, enquanto as mulheres eram destinadas à ocupação de mãe e dona do lar. Vale ressaltar também que neste período ainda existia a escravidão no país, em que mulheres negras sofriam maus tratos e não possuíam nenhum tipo de liberdade.

Brasil República

Foi apenas muito tempo depois, no Brasil República e com a Constituição de 1934, que as mulheres começaram a ter o direito de exercer outros tipos de atividades que não fossem as domésticas! Um dos grandes fatores que contribuíram com esse cenário foi a industrialização que moldou a sociedade brasileira dessa época. 

Neste momento, as mulheres começaram a ser utilizadas como mão de obra em fábricas. Mas se você pensa que a história acaba aqui, fique sabendo que na verdade foi só o começo de uma luta que perdura até hoje: o trabalho era exaustivo, as condições insalubres e, na prática, existia uma diferença na remuneração entre homens e mulheres.

A transição do Brasil Colonial para o Brasil República foi marcada por várias diferenças e pontos de importância na história do Brasil. Apesar de as mulheres terem ganhado o direito de exercer uma atividade remunerada, essa conquista foi apenas um pequeno passo em sua história pela luta de igualdade!

A evolução das leis trabalhistas a favor das mulheres

A partir da Constituição de 1934, e com muita luta e determinação das mulheres, aos poucos elas conseguiram que as leis trabalhistas também as incluíssem. Foi no governo de Getúlio Vargas (1943), com a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que normas específicas entraram em vigor para proteger as mulheres e garantir mais direitos trabalhistas para o grupo.

Com o tempo novas leis e direitos foram sendo adicionadas, sendo que a Constituição de 1988 estabeleceu a isonomia, ou seja, o princípio de que todos são iguais perante a lei! Dessa forma, ficou claro que a discriminação da mulher no mercado de trabalho não seria mais tolerada, não podendo haver diferença de função ou salário para um homem.

Curiosamente, o trabalho doméstico também não era regulamentado até esse ponto da história. Foi apenas após a Constituição de 1988 que as empregadas domésticas passaram a ter direito ao salário mínimo e tudo que a lei garante.

Infelizmente, apesar de as leis garantirem muitos direitos trabalhistas para as mulheres, na prática não é bem assim que acontece. Ainda existem muitas pessoas que desvalorizam sua força e determinação por puro preconceito! Certamente, ainda há uma grande estrada para trilharmos, mas cada vez mais as mulheres estão se destacando no mercado de trabalho! 

Mulheres: cada vez mais conquistando seu espaço de direito!

Hoje em dia, apesar de ainda existirem muitos desafios, as mulheres estão cada vez mais fortes e focadas em alcançar seus objetivos! Elas estão presentes em praticamente todos os setores, e cada vez mais em cargos de chefia e liderança.

De acordo com o estudo realizado pela Grant Thornton, no ano de 2022, as mulheres ocupavam:

  • 35% dos postos de presidente-executivo (CEO);
  • 47% dos cargos de liderança financeira.

A pesquisa também revelou que 6% das empresas que participaram assumiram não manter mulheres em seus cargos mais importantes. Apesar de o número ser baixo, esse é apenas um reflexo da luta que ainda precisamos travar!

Para que todas possam desenvolver suas habilidades e transformar o mundo com esse encanto que só as mulheres têm, é preciso mudar esse traço cultural tão antigo e que há tanto se impregnou em nossa sociedade. E por isso, a MaxData oferece as melhores soluções para iniciar sua jornada de empreendedora!

A MaxData está junto com as mulheres em suas lutas trabalhistas!

A MaxData possui um software de gestão com diversos módulos personalizados para mais de 10 segmentos do mercado! Isso significa que sua gestão de empresas pode ficar muito mais simples e fácil, pois nossas funções exclusivas vão otimizar sua administração e garantir os melhores resultados.

Nossa equipe de desenvolvimento está preparada para ajudar todas as mulheres que estão ingressando no mundo dos negócios, oferecendo o melhor treinamento e suporte para as iniciantes ou as mais experientes no assunto. Contem sempre com a MaxData na luta por seus direitos! Clique aqui e converse com nossa equipe para solicitar sua demonstração gratuita.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos