O papel do conselho consultivo na comunicação corporativa

O papel do conselho consultivo na comunicação corporativa

Artigo escrito por Luiz Gustavo Tozo sobre Estratégia de comunicação corporativa referente aula do PFCC (Programa Formação de Conselho Consultivo) na Board Academy Br .

Participei de uma aula muito interessante com Daniel Medina onde ele abordou o tema da estratégia da comunicação corporativa nas empresas com enfoque no papel do conselho.

Comunicação corporativa

Apenas para conceituar, segundo o professor Cees Van Riel da Rotterdam School of Management, comunicação corporativa “é um conjunto de atividades que envolvem a gestão e orquestração de toda a comunicação interna e externa com objetivo de criar pontos de vista favoráveis à empresa em todos os seus stakeholders”.

Dica: o storytelling é a alma do negócio:

A empresa tem que controlar e ser a “dona” da narrativa.

Mais não adianta ser o dono da narrativa se ela não for genuína, você só pode comunicar aquilo que você pratica e nunca ficar refém da narrativa de terceiros.

Seus funcionários, clientes, fornecedores etc, vão falar da sua empresa, se você for eficiente na sua narrativa poderá ter fãs da sua empresa. Ex. fãs da Harley Davison.

Comunicação vale muito dinheiro!!!

A comunicação interna anda de mãos dadas com a cultura corporativa e é responsável pelo engajamento das equipes.

Os funcionários falam da empresa todo dia e é fundamental ter uma boa gestão de comunicação interna como forma de fortalecimento da cultura. Cerca de 74% dos funcionários sentem que não tem informações suficientes sobre a empresa (Trade Press Service).

Segundo uma pesquisa do Gallup, funcionários que se sentem desconectados da empresa representam perdas de até 70 bilhões de libras por ano em produtividade no Reino Unido.

Segundo a Forbes, empresas com culturas organizacionais fortes tem até 4x mais lucratividade e as que têm seus funcionários engajados tem até 50% mais de fidelidade de clientes segundo a Korn Ferry.

Marcas poderosas trazem retornos poderosos

Para se ter uma idéia de como é importante trabalhar a comunicação corporativa, ela é fundamental para compor a marca da empresa.

Em 2024 a empresa mais poderosa do mundo é a Apple com U$ 1 trilhão sendo que a marca dela representa quase 1/3 desse valor.

Uma forma de compor o valuation de uma empresa é sua reputação no mercado que é um ativo intangível. A reputação corporativa é o principal elemento dos ativos intangíveis e representa cerca de 90% do total (reputação) e 10% são de ativos tangíveis (linha de produção etc.) segundo a consultoria Ocean Tomo.

As empresas tendem a se preocupar com sua reputação apenas quando elas estão em risco, não se preocupando em tirar valor desse ativo de forma a melhorar sua comunicação e melhorar sua reputação de forma recorrente, ou seja, só se preocupam quando a “vaca foi pro brejo.”

Qual o papel do conselho nisso

O conselho da empresa deve ser guardião do propósito, ética, cultura e reputação no mercado, esse último um ativo intangível que está diretamente relacionado com o risco reputacional que é o resultado de não entregar o valor prometido e pode ser fatal para a organização.

Na pratica o conselho tem que ser um órgão que dá ao management da empresa o melhor aconselhamento na direção de gerir sua comunicação para dentro e para fora desdobrando a estratégia, ser a dona da narrativa e zelar pela reputação corporativa atuando de forma proativa e estratégica para obter os melhores resultados.

Conselheiros, cuidem do plano estratégico de comunicação das empresas através de um bom diagnóstico, trace metas, tenham um plano de execução e façam o monitoramento que isso trará bons resultados para sua empresa/ marca.

 

 

Vinicius Nicolau

Founder of icons4u and INN8 | Marketing and Digital Transformation Specialist | Leader in Impact Projects | Advisor

1 m

Muito bom Tozo! Feliz de compartilhar contigo essa jornada no Board Academy.

Andrés Simon

Diretor de Arte na www.a8s.com.br

1 m

Olá Luiz, gostei muito das informações aqui descrita, e acredito que mesmo responder um breve e-mail com conteúdo é muito importante. Deixar na mensagem com poucas palavras, deixa mais dúvidas do que esclarece as informações, assim as pessoas não devem ficam sem respostas sobre um dia normal. Parabéns Luiz.

Patricia Laurito

Mãe da Vi, Manu e Kauã | Logística | Supply Chain | Operações | Foco na Experiência do Cliente

1 m

Excelente tema! Comunicação ou falta de, ainda é um tema muito abordado nas empresas, ainda que seja muito trabalhado, a percepção dos colaboradores é que nao flui da forma que deveria, trazendo alto imóvel no nivel de satisfação e tambem nos resultados

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos