O Papel do Líder no Engajamento de sua Equipe
O engajamento dos colaboradores tem se tornado uma questão cada vez mais frequente nas empresas, principalmente com os Millennials ingressando na força de trabalho e trazendo sua filosofia de vida baseada em satisfação pessoal e autorrealização.Mas como engajar funcionários? E qual a relevância do engajamento, afinal, no desempenho das organizações?
Uma pesquisa do instituto Gallup sugere um aumento de 20% ou mais em produtividade e lucratividade nas empresas com altos índices de engajamento de funcionários.
Com o objetivo de descobrir como engajar funcionários, as empresas vão atrás das motivações que impulsionam esse comportamento. Mas a maioria das organizações simplifica demais as coisas, acreditando que a satisfação pessoal possa ser um indicador representativo do engajamento de funcionários.
Outras fazem pesquisas de clima organizacional aliadas a questionários sobre engajamento, perguntando aos funcionários o quanto se sentem engajados ou o quanto se esforçam para realizar suas tarefas.
Mas, evidentemente, essas respostas sobre engajamento acabam sendo um tanto tendenciosas, com os colaboradores afirmando o que acham que a empresa quer ouvir.
A falta de engajamento não é um problema da equipe, mas sim do gestor. Cabe a ele ser um bom líder e persistir na busca sem fim pelo engajamento de todos. São 3 os procedimentos, que quando bem aplicados, viram soluções para conquistar o tão sonhado engajamento:
1. Treinamento e conscientização da equipe
O conhecimento sobre as metas, projetos e processos da organização é ponto de partida para que o engajamento aconteça. A equipe precisa saber o quê, o como e também o porquê. Junto deste conhecimento, que se conquista com treinamento, vem a conscientização do papel que cada um tem e a sinergia que precisa existir entre pessoas e setores já que numa empresa e na vida como um todo um depende do outro.
2. Acompanhamento por parte do gestor
Só definir as metas e ensinar os processos e os meios de alcançá-las, não basta. Líder e liderados precisam estar juntos. Estar junto significa estar disponível para ouvir e esclarecer dúvidas e, principalmente, criar uma rotina de reuniões de avaliação e implementações de melhorias, cujas decisões e encaminhamentos acontecem através do consenso, na medida em que todos sabem onde a empresa deseja chegar.
3. Reconhecimento com a participação nos resultados
Para que as pessoas estejam engajadas precisam se sentir parte importante do todo e, desta forma, motivadas. Quem não gosta de se sentir importante? Porém, para além da importância, a recompensa financeira precisa acontecer. Não basta somente elogios. Para isso, uma ótima iniciativa é implementar um programa de participação nos lucros e resultados.
Estes 3 procedimentos só terão efeito se a empresa preencher alguns requisitos, dentre os quais, pessoas com o perfil adequado às atividades do negócio e um planejamento estratégico claro que traduza a sua identidade (filosofia).