Engajamento profissional e seus desafios
Um dos principais desafios para empresas de qualquer porte no cenário atual é fazer com que seus colaboradores se sintam parte de um todo, vistam a camisa e busquem sempre superar obstáculos e metas. A gestão de pessoas, neste sentido, é essencial para que o engajamento dos colaboradores faça parte dos planos estratégicos das organizações, pois, além de garantir que os públicos envolvidos saibam exatamente qual seu papel, permite que a empresa responda aos anseios e às necessidades de seus públicos.
Esse entendimento, porém, é ignorado pela maior parte das empresas. Somente entre organizações de grande porte o engajamento é levado como questão prioritária nos negócios. Torna-se, portanto, essencial que o alto escalão das empresas entenda como seus funcionários veem a corporação. Para tanto, deve-se ir além das pesquisas de gestão de clima ou retenção de talentos. O objetivo é promover a motivação e produtividade de todos. Engajar é fazer com que os funcionários abracem as mudanças, desenvolvam a criatividade e busquem sempre fazer o melhor para a organização, sabendo que serão reconhecidos por isso.
Antes de iniciar um processo de engajamento, é preciso ter um diagnóstico preciso. As primeiras perguntas referem-se a como seus colaboradores veem seu papel dentro da organização. Será que estão nos cargos que deveriam estar? São subaproveitados ou cobrados em demasia? Será que se sentem valorizados e suas expectativas estão sendo atendidas? Muitas vezes, ou a maioria delas, a visão do gestor é deturpada com relação à sua equipe. O trabalho deve consistir na convergência entre a expectativa dos colaboradores e o que se deseja que deles. Para isso, é necessário conhecer o profissional, acompanhar e reconhecer seu trabalho, com feedbacks constantes e efetivos.
O engajamento deve ser prioritário na estratégia da empresa. Engajar envolve criar uma conexão com aspectos mais intangíveis da organização, como cultura organizacional, qualidade de vida, local físico, sistemas de reconhecimento remunerados ou não, alinhamento com os valores e possibilidades de carreira. O colaborador deve ser visto e se sentir como peça fundamental para o desenvolvimento da organização e fazer parte de sua estratégia.
O engajamento profissional está ligado à perenidade do negócio, ao promover a sustentabilidade dos resultados, o que não se obtém sem o comprometimento dos colaboradores. Manter o alto nível de engajamento é um fator crítico para o sucesso dos negócios e torna-se uma vantagem competitiva tanto em momentos de bonança econômica quanto em períodos de crise. Colaboradores engajados sabe qual a importância de seu papel, sentem-se valorizados e tornam-se mais produtivos.