O Pensar, sentir, querer
Algumas pessoas me questionaram sobre a abordagem dos setênios como algo que coloca o ser humano numa trincheira, catalogando-o.
As fases da vida são arquetípicas e isso é visível. Impossível alguém não entrar na adolescência, não sofrer com acnes, não achar o pai e a mãe caretas e ficar trancado no quarto, incomunicável. Difícil alguém não caminhar, falar, abanar, atirar beijinho, mamar, colocar o pé na boca entre o nascimento e os 7 anos.
Nos causa estranhamento o fato de sermos iguais em possibilidades humanas de desenvolvimento durante a vida. O ser humano se desenvolve, o que acontece é que muitas pessoas estagnam, prendem-se em fases, envelhecem o espírito e acabam deixando de se desenvolver. Não aproveitam a oportunidade natural por uma série de motivos.
Entretanto, esse olhar humano sobre o ser humano orgânico e conectado com tudo ao redor, incluindo a natureza, envolve outras particularidades também. Estamos ainda tão distantes desse olhar que para muitos é considerado uma visão esotérica.
O Pensar, Sentir, Querer são as três energias básicas que permeiam o EU.
O Pensar está no cérebro, no sistema neurosensorial, sede da consciência. Pensar é consciente. As qualidades do pensar são a lógica, a clareza, a consistência, a racionalidade, entre outras. Entretanto, o que chega ao cérebro depois de ser captado pelos sentidos não é material. Dos alimentos o cérebro capta o gosto do ar, o som de uma montanha, a imagem. É como se o cérebro desmaterializasse as coisas físicas e ficasse com a sua essência.
A energia do Sentir está localizada no sistema rítmico, composto por pulmões, coração e sistema circulatório. O sentir (coração) estabelece a ponte entre o pensar (cabeça) e o querer (membros). Esta energia é que nos coloca em contato com o mundo. Está sempre atuando numa polaridade entre simpatia e antipatia. Quando estamos dirigindo com tranquilidade e alguém se atravessa na frente, nos “fechando”, o normal é mudarmos de estado de espírito. Todo o sistema rítmico se altera, a respiração fica ofegante o sangue flui mais rápido. Quando dizemos que alguém ficou vermelho de raiva, pulando de alegria, com o coração na mão, são manifestações do sentir.
A energia do Querer ou Agir está localizada no sistema metabólico-locomotor. Nós colocamos o Pensar em ação através dos músculos, pernas, mãos, deslocamento do ar pela voz e outros movimentos. Nesse sistema estão sediadas forças de transformação impressionantes. O processo digestivo, por exemplo, é uma verdadeira usina atômica desintegrando e processando substâncias. Aqui estão os órgãos reprodutores com energia para gerar um novo ser. Aqui estão, também, as ações inconscientes, os instintos. As forças do agir formam o polo complementar para as forças do pensar.
O processo de transformação do EU se dá a partir do equilíbrio dessas três energias. O que observamos a partir da valorização do conhecimento técnico-científico foi a “exclusão” do Sentir. Pensar e agir imediatamente traz racionalidade para a ação que pode carecer de sentido. Há muitas ações sem sentido algum para quem faz.
Quando elogiamos alguém nominando-o de “cabeção”, quer dizer que ele tem muito conhecimento e isso é excelente, mesmo que não aja na sua ação o comprometimento do Sentir, das emoções.
Percebo que estamos vivendo duas crises interessantes: a da consciência e a da perda do sentido. Essas polaridades formam a energia da transformação do EU. Estamos mais conscientes e buscando o sentido daquilo que até então fazíamos apenas a partir do pensar. O mundo está se transformando a partir dessa busca de um sentido para o que fazemos.
(Adaptado de O Espírito Transformador, Jair Moggi e Daniel Burkhard – Editora Antroposófica)
Gerente Comercial Regional Sul
9 aParabéns Dulce Ribeiro
General Manager / Export Area Sales Manager - Latin America
9 aMuito legal. Obrigado Sra. Dulce Ribeiro por compartilhar este artigo.