O pior conselho na hora da dor
Você já passou por uma situação muito difícil e dolorida e as pessoas te aconselharam com afirmações como “fique bem” ou “pense positivo”…?
Pois é, não ajudou muito, né?!
Uma amiga minha estava passando por uma fase muito difícil, sofrendo crises de pânico e sentindo uma ansiedade constante. Eu queria poder fazer algo que pudesse tirar o sofrimento dela com a mão e ajudá-la a se sentir melhor.
Mas estudando as emoções, eu sei: usar com frases com “isso vai passar, fique bem”, dá a entender que a pessoa deve negar o que está sentindo e invalida o seu sofrimento. E pior, nos colocamos em um pedestal invisível de sabedoria, como se nós tivéssemos mais conhecimento para lidar melhor com aquela situação. Ou seja, ainda adicionamos a culpa na fórmula já turbulenta de emoções!
Eu sei que muitas vezes temos a meeeelhor das intenções ao dar conselhos, mas precisamos tomar cuidado com o efeito rebote das nossas palavras. Essa minha amiga compartilhou que tinha medo de contar o que ela estava passando para outras pessoas, justamente por ouvir julgamentos disfarçados de conselhos, como “ore mais”, como se lhe faltasse fé.
Negar o que sentimos e forçar a positividade são coisas que podem nos impedir de aprender a mensagem que os sentimentos querem nos ensinar.
Então qual a melhor coisa a se dizer a alguém que está sentindo uma tremenda dor emocional?
E o conselho vencedor é...
Por experiência própria, não gaste muita energia com conselhos.
Fale “eu estou aqui” e “desabafe o quanto quiser” e invista sua energia em escutar verdadeiramente o outro. Retribua com olhares, sorrisos e empatia. Ajude o outro a compreender o que a pessoa está sentindo e precisando, dando nomes aos sentimentos e necessidades. Isso ajudará a pessoa a sentir compaixão pelos seus sentimentos e a ter melhor entendimento do que ela mesma pode fazer para lidar com aquela fase.
Fico feliz em te contar que essa minha amiga não tem mais crises de pânico e já lida melhor com sua ansiedade, porque conseguiu colher aprendizados importantes da fase difícil que passou. Sim, o conselho como “vai passar, é só uma fase” seria verdadeiro, mas quer saber o que ela me disse que a ajudou a superar a dor?
Recomendados pelo LinkedIn
Não se sentir sozinha e poder compartilhar o sofrimento.
Ela se culpava por repetir os mesmos problemas em todas as vezes que nos falávamos. Eu disse pra ela “amiga, eu estou aqui pra ouvir até as coisas que já me contou e que parecem óbvias, quantas vezes você precisar”. Nem reparei o impacto dessas palavras, que depois ela confessou terem feito MUITA diferença para ela. Ela entendeu que tinha alguém com quem contar e que não determinou um prazo ou uma condição para seu sofrimento.
Nossas emoções podem respirar quando encontram espaço para serem ouvidas. E o paradoxo é que, quando criamos esse espaço, elas podem ir embora. :)
⚡️ Prática para o seu dia:
Quando bater aqueeela vontade de dar um conselho, seja para um amigo, colega de trabalho, parceiro@, filh@, pais… respire fundo e pergunte à pessoa:
Como isso te faz sentir? quero entender melhor o motivo da sua _________________ (ansiedade, medo, tristeza, raiva… ajude a pessoa a nomear o sentimento)
É isso, amore.
Comente esse post com a melhor reação que alguém já teve quando você sofreu. Vou amar trocar figurinhas! ♥️
Eu sou a Paula Roosch, apaixonada por conexão e propósito. Educadora e mentora em inteligência emocional, life design e comunicação não violenta, fundei o Midiamor, uma rede que cria conteúdos de empatia para transformam pessoas e conexões. Sou especialista em Inteligência Emocional e Empatia no ambiente de trabalho pela Universidade de Berkeley | Felicidade Cultura Organizacional | Desenvolvimento Humano, CNV e Compaixão. Conecte-se comigo na rede social ao lado (IG) @ midiamor e @ paulamidiamor
neuropsicopedagogo
2 aNão se preocupe se não souber o que dizer. "Em muitas situações, você não precisa ser um expert para ajudar- apenas faça companhia. Converse com a pessoa para demonstrar que você estará por perto quando ela precisar. Você também pode indicar outras fontes de apoio a pessoa se ela precisar." Mantenha segredo se seu amigo contar o que está acontecendo, a menos em caso de tendências suicidas, abusos, estupro ou qualquer outra situação que possa colocar essa pessoa em perigo.
Master degree and PhD student in Cultural Sciences / Food, Wine and Travel Writer/ Fiction Writer.
2 ao pior é EU TE AVISEI, com aquela cara de quem não se cabe em si. O melhor, é o abraço. Nada é mais reconfortante e cúmplice do que um abraço, pois ele diz TAMO JUNTO, TO AQUI .... não precisa falar nada!
Analista Administrativo I Departamento Pessoal I Recrutamento I Obras I Analista de RH
2 aTento praticar a escuta ativa, bem como a empatia. Afinal, nem sempre os problemas dos outros não simples de se resolver como de fora pensamos.
Facilitadora | Mentora e Palestrante de Comunicação Não Violenta
2 aPaula Roosch adorei e retrata muito a diferença entre a nossa intenção é o querer do outro; a nossa intenção pode ser a melhor possível mas a dor do outro requer atenção, humildade e ausência de respostas. Não temos como dá-las.. bjos😍