O poder da diversidade
Por que tantas empresas no mundo todo se esforçam para incluir minorias étnicas e raciais ao seus grupos de colaboradores?
Há quem imagine que se trata de justiça social, mas na verdade se trata de uma inclusão funcional, pois, ao trazer profissionais diferenciados para sua organização, existe maior probabilidade de acerto na tomada de decisões que envolvam novos mercados.
Empresas globais não necessitam mais serem gigantes, mas sim ágeis, flexiveis e capazes de garantir três coisas: qualidade, preço e entrega.
No quesito qualidade há sempre um componente que pode variar muito, fazendo com que a aceitação de uma solução seja excelente num cenário, boa em outro e apenas razoável num terceiro contexto.
De fato, o que muda é a compreensão do mercado local das propostas que lhe são apresentadas, o que envolve o amadurecimento do senso crítico dos consumidores, além dos hábitos e expectativas dos clientes.
A diversidade de opiniões reflete características de sociedades com as quais se pretenda negociar, sua cultura, idioma e formas de compreender e avaliar soluções.
Quando uma organização se preocupa em ter nos seus times uma pluralidade de percepções, advindas da inclusão de profissionais vindos de diferentes culturas e com pontos de vista bem distintos, existe uma grande possibilidade de se obter níveis de assertividade na entrega de soluções aos mais variados mercados.
Recomendados pelo LinkedIn
Deste modo, pode-se compreender que a inclusão não ocorre apenas e tão somente por questões sociais, mas sim em função dos benefícios qualitativos que agrega na tomada de decisão estratégica e operacional, minimizando as chances de se criar produtos ou serviços que venham a ter rejeição, em função de caracteristicas que poderiam ter sido evitadas ou modificadas ainda na concepção.
Enfim, ter um time cuja diversidade seja representativa frente aos mercados que se pretende atuar é uma atitude inteligente, adequada e esperada, que alia a inclusão profissional à social, desde que se dê a estes participantes minoritários voz e vez por ocasião das análises de fatores-chave para a manutenção dos negócios.
Se gostou deste conteúdo assine a Newsletter, compartilhe e comente
Siga-se nas redes sociais: Prof Guaraci Morais
Até breve,
Prof. Guaraci