Diversidade no Trabalho
Antigamente, para uma empresa ter sucesso só precisava oferecer bons produtos ou serviços a preços justos. Contudo, atualmente as organizações precisam de muito mais para lidar com as diferentes exigências dos clientes e ter um posicionamento que represente as ideologias dos consumidores para ter uma vantagem competitiva no mundo dos negócios.
Além dos ganhos financeiros, surgiu a necessidade das empresas atuarem com a responsabilidade social através da inclusão social, é preciso que as organizações vivenciem a diversidade cultural.
A valorização da diversidade e responsabilidade social ocorrem à medida que as empresas colocam em prática o compromisso ético para com toda a sociedade e promovem valores e práticas contrárias à discriminação e distinção de pessoas.
Deve-se tentar promover a diversidade no ambiente corporativo como oportunidades de emprego, salários equivalentes e oportunidades de ascensão no ambiente profissional. A empresa deve entender a diversidade como um dos princípios da sociedade.
Mesmo sendo o lucro o maior objetivo das organizações, é necessário valorizar as necessidades dos indivíduos, inclusive os aspectos em torno das minorias, que historicamente e socialmente são privadas de usufruir oportunidades que devem ser garantidas para todos e assim contribui para a desconstrução da sociedade.