O PODER DA EMPATIA NAS RELAÇÕES HUMANAS E ORGANIZACIONAIS.
A empatia atualmente está presente no vocabulário de âmbito organizacional e também no dia-a-dia das pessoas, meio que virou um clichê. Existem diversas abordagens às reais definições desta competência que também pode ser considerada como uma habilidade, mas que somente possui assertividade e real significado ser for colocada em prática.
Pelos conceitos trazidos através de pesquisas de autores renomados como: Daniel Goleman e Roman Krznaric, seguramente pode-se levar a crer que a empatia é a principal competência existente, pois é a que norteia todas as outras e também é considerada como o centro da inteligência emocional. Empatia é a arte de colocar-se no lugar do outro, por meio da imaginação, compreendendo seus sentimentos, modo de agir e assim ser transformada em ação.
Empatia é humanização, amor, é o não julgamento, é atitude, percebe-se que a empatia possui o poder de transformar pessoas comuns em pessoas diferenciadas em relações interpessoais e também nas empresas e organizações em que atuam.
Somos homo emphaticus, em nossa essência e desde a infância demonstramos traços e características empáticas, essa afirmativa tem hoje a sua comprovação por conta da descoberta dos neurônios-espelho, que são células nervosas que fazem com que possamos sentir a emoção do próximo. Nascemos com a empatia, porem, ao longo de nossa existência podemos aperfeiçoá-la e desenvolvê-la, a substância química existente dentro de nós é denominada como oxitocina, e é conhecida também como o hormônio do amor e famosa por seus efeitos sociais, a junção dela com os neurônios-espelho oferecem uma estrutura para a evolução dos seres humanos e também para a melhoria da convivência, moralidade e senso entre as pessoas.
A habilidade empatia é surpreendente quando praticada, observar a relação e a importância dessa habilidade e seus feitos para com as pessoas é de extrema relevância. Atualmente, é de grande valia a aplicabilidade de programas de incentivo, desenvolvimento e atividades voltadas para a empatia em escolas, instituições e programas em organizações, pois gera valor, bem-estar, humanização, engajamento, aumento da produtividade, afetividade nas relações pessoais e maiores resultados agregados.
Por tanto, empatia é considerada como uma arma poderosa frente a tantos acontecimentos presenciados em nosso planeta diariamente, convido você, a fazer uma reflexão de nossa realidade e quantos problemas existem pela falta de empatia, como conflitos, guerras, fome, desmatamentos, desigualdades sociais, preconceito, crimes, entre outros inúmeros que ocorrem.
Ao olharmos para o futuro, nossas próximas gerações sentiram orgulho do que plantamos e cultivamos? Diante deste cenário, a empatia é a solução, basta colocarmos em prática e descobrirmos o poder que ela pode exercer nas relações humanas e organizacionais.
Coordenador de Auditoria Interna | Mestre em Auditoria e Gestão Empresarial | MBA - Gestão Estratégica de Pessoas | MBA - Gestão de Negócios Controladoria e Finanças Corporativas
4 aEmpatia auxilia o bom convívio em todos os locais