Vamos falar de empatia?

Vamos falar de empatia?

Como você tem passado nesses último dias?

Dica importante: manter a comunicação com os amigos seja por mensagem de texto ou vídeo-chamada durante este período, ajuda a amenizar os efeitos do isolamento.

Já parou para pensar no quanto ainda existem pessoas que não compreendem o real significado da palavra empatia? No quanto temos pensado, enquanto sociedade, apenas em nossos próprios interesses, sem nos preocuparmos com o que as pessoas ao nosso redor vêm enfrentando?

E o que é empatia?

Significa ter a habilidade de entender a necessidade do outro. É sentir o que uma pessoa está sentindo, se colocar no lugar dela é ver o mundo pela sua perspectiva. É ter a sensibilidade de ouvir alguém na essência e entender os seus desconfortos e suas alegrias, ver suas vitórias, conquistas e se alegrar, ver suas tristezas e se convalescer.

De modo geral, a empatia é a capacidade que uma pessoa tem de vivenciar a dor e a alegria de outra, mesmo que a ligação entre elas não seja algo extraordinário. Basta apenas que se tenha o coração aberto para entender que cada ser humano é único e passa por situações distintas.

Empatia é para todos?

De forma clara e direta, não!

Empatia é um sentimento, é uma qualidade do ser humano. Porém, não são todas as pessoas que conseguem desenvolver essa habilidade. Não são todos os que nascem com empatia arraigada em seu ser. Alguns possuem grande dificuldade de desenvolvê-la.

Mas como desenvolver a empatia?

Com o tempo e com algumas técnicas, a empatia consegue ser desenvolvida e fixada no interior de uma pessoa. Veja algumas dessas técnicas que podem ser trabalhadas desde já:

1) Esteja disposto a ouvir na essência o que aflige a outra pessoa. Quando ouvimos o outro, damos abertura para que ele nos mostre o seu mundo e sua realidade, fazendo deste um lugar seguro para o outro.

2) Tente deixar de lado os preconceitos e julgamentos. Ouvir o que o outro tem a dizer, sem uma carga prévia, nos faz entender melhor o que ele vive e porque age como age.

3) Não faça comparações com outros casos. Cada pessoa possui uma carga emocional própria, quando comparamos diminuímos a situação do outro.

4) Passe a conversar com pessoas diferentes. Ao conversarmos com diversas pessoas vemos diversos pontos de vista e variadas vivências, expandindo nossos horizontes.

5) Estabeleça um laço de confiança com as pessoas, seja sincero e gentil. A gentileza é capaz de grandes maravilhas na vida dos seres humanos.

Sentir empatia por uma pessoa ou por um fato que esteja acontecendo com alguém, pode fazer bem tanto para ela quanto para quem tem a capacidade de expressar esse sentimento extraordinário.

Texto do IBDEC

O Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Educação Corporativa (IBDEC) foi fundado em 2006, com o intuito de gerar maiores oportunidades de desenvolvimento e crescimento para profissionais e empresas. Através de projetos e cursos diferenciados, nossa escola permite ao aluno vivenciar em sala de aula aquilo que fará em sua atividade profissional, utilizando exercícios práticos, dinâmicos e reais. Contamos com uma ótima qualidade de ensino, material didático próprio feito por nossos professores, e uma vasta experiência de ensino.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos