O poder da escrita e a escrita que empodera
Foto: Pixabay

O poder da escrita e a escrita que empodera

Ou como transformar experiências em aprendizado e melhoria para pessoas e empresas

Não é de hoje que a escrita representa em nossa sociedade uma poderosa ferramenta - seja para o bem ou para o mal. Desde a invenção da máquina tipográfica por Guttenberg, no século 15, ganhamos livros incríveis (logo mais faço uma lista preferida dos meus), mas também as mentiras e exageros muitas vezes publicadas pela imprensa, por exemplo, para eleger este ou aquele candidato.

Fato é que escrever empodera pessoas e marcas por meio do conhecimento. Por isso fiquei encantada ao me deparar com a técnica do RAI (Registro Autobiográfico Instântaneo) em podcast do jornalista Edvaldo Pereira Lima, meu professor na pós-graduação em Jornalismo Literário da ABJL (Academia Brasileira de Jornalismo Literário). Ouça aqui.

O RAI é uma forma de utilizar a escrita como terapia. É um autoregistro de momentos importantes da vida de uma pessoa, não importa se felizes, tristes ou uma mistura de ambos. Deve incluir descrições e percepções detalhadas sobre cenários, sentimentos e os demais envolvidos. A ideia é que seja feito logo depois do acontecimento em questão, sem muita preocupação com a norma culta da escrita em um primeiro momento. Apenas após alguns dias é que se volta ao texto para reler com olhar crítico, editar pouco e, o mais importante, refletir sobre o que se escreveu.

Com o tempo, será possível identificar padrões de comportamento, papéis assumidos diante de determinadas situações e pontos fortes e fracos, de forma a trabalhar neles para melhorar constantemente.

Minha ideia é transportar esse exercício também para marcas. Trata-se de uma forma de identificar gargalos que podem impactar os negócios e se tornar cruciais para a sobrevivência das empresas. Esse rico material pode se transformar em conteúdo de qualidade depois de estruturado, tornando-se um exemplo de como é importante reconhecer também as fraquezas das organizações.

O que você acha, leitor? Me conte nos comentários!

Só sei dizer que o meu RAI pessoal está apenas começando. E tenho certeza que será uma excelente experiência.

me parece que é a mesma intenção dos relatos em diário, só com um nome mais gourmet. gosto de escrever diário. estou retomando essa prática tb q fiz muito qdo adolescente.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos