O PODER DA GRATIDÃO
Quantas vezes você já agradeceu hoje por tudo que você é? Mesmo se considerando uma pessoa não realizada, você conquistou algo, acredite, e aceite você ou não, isso é um fato incontestável, afinal no mundo de hoje estar vivo e ser capaz de mudar o seu amanhã é uma vitória e um motivo para se agradecer!
Eu entendo que assim como eu você em algum momento já criou expectativas, e no final das contas nada deu certo! Se isso nunca aconteceu com você, por favor, compartilhe o seu sucesso comigo porque jamais encontrei alguém que nunca se frustrou por suas expectativas!
Se você conhece alguém que já viveu o que eu também passei, compartilhe esse artigo com ele.
Voltando ao assunto...Criar expectativas é uma ação inerente à nós seres humanos. E isso é maravilhoso!
Afinal, são das expectativas que nascem nossos sonhos e desejos, são delas que projetamos nossas idealizações, são delas que conquistamos forças para seguir adiante.
Mas afinal, o que dizer desse sentimento do dia a dia que faz tão bem para a gente e também para quem está próximo? Será que todos nós estamos agindo de acordo com esse sentimento e aproveitando todo o poder por de trás dele?
Ser grato(a) é ter a certeza de que tudo que temos à nossa frente, no presente momento, seja o suficiente para nos sentirmos privilegiados(as), e você pode não saber, mas expressar o sentimento de gratidão é fator crucial para gerar impactos significativos no nosso sucesso e realização, explicados inclusive pela ciência!
Gratidão também é um sentimento de reconhecimento, amor, fidelidade, amizade, autorrespeito e reconhecimento. Gratidão é um dos sentimentos mais nobres e grandiosos!
Esse sentimento emerge quando uma pessoa reconhece outra ou a si mesma, como a fonte de algo bom que lhe aconteceu; seja através de um presente, um gesto de apoio ou o simples, mas maravilhoso dia de sol.
E se por um lado temos pessoas com um hábito tão bonito e tão evidente, por outro lado temos a ingratidão.
Esse sentimento de ingratidão descende de muitos outros como: Falta de Autoconfiança, Visão Deturpada do Mundo, Egoísmo entre muitos outros, mas um muito comum é o simples fato da expectativa.
Muitas vezes por não termos chegado onde queríamos, deixamos todos os outros fatores do aprendizado e conquistas de lado! E, principalmente, esquecemos que se as coisas não estão caminhando do jeito que gostaríamos, temos o amanhã para recomeçar e batalhar para mudar isso. Além de ‘’facilmente’’ esquecermos que muitos dos motivos do nosso insucesso é culpa nossa! Verdade seja dita, 90% da vida depende apenas de você! Você precisa parar de reclamar do mundo injusto e lutar pela justiça e dar a volta por cima!
É por isso que trouxe esse artigo para você, para que através da gratidão mude a sua vida, assim como ela mudou a minha! E acredite, você vai se surpreender!
A neurociência explica o poder da gratidão
Segundo estudos realizados, a gratidão está conectada a muitos mecanismos cerebrais, e a neurociência explica perfeitamente esse processo em nosso corpo.
Quando reconhecemos algum fato bom da vida, uma conquista ou qualquer sentimento de gratidão, o sistema cerebral de recompensa é ativado numa área do cérebro conhecida pela ciência como Núcleo Accumbens.
Quando isso acontece, dopamina é liberada. Como creio que já tenha ouvido falar, essa substância está ligada ao prazer e sentimento de satisfação e plenitude.
Sabe aquela sensação boa, de quando realizamos algo que nos orgulhamos ou recebemos um carinho da pessoa que temos grande afeto e afeição? Sim, é dessa sensação que estou falando.
Se você não conseguiu associar, uma dica que dou até como um exercício é que busque na sua memória algum momento em que teve uma sensação de prazer… pensou? Sentiu, né! Exatamente isso que você está sentindo agora é o poder da dopamina agindo.É por este e outros motivos que quanto mais você manifestar gratidão, maiores serão suas emoções positivas, alegria, satisfação, otimismo e autoestima.
Mas por onde começar?
Sim, eu sei como é difícil ler vários artigos que querem lhe ajudar, mas só dão aquele empurrãozinho sem dar a devida instrução. E sabendo que não é fácil começar ou desenvolver um novo hábito, decidi criar esse tópico. Afinal, tem dias que são tão complicados que tudo que nos ‘’resta’’ fazer é reclamar e imaginar como seria nossa vida se tivéssemos um emprego melhor, mais tempo, um salário maior, um corpo diferente, se tivéssemos estudado mais… são tantas falsas decepções e suposições de possíveis futuros diferentes.
E sabendo desses dias complicados que vivemos, uma indicação é que leia outros artigos do meu BLOG, assim conseguirá ter a ajuda em todos os âmbitos que precisa.
Mas em relação ao assunto de hoje e para viver os efeitos da gratidão, não tem mistério! E você pode começar agora mesmo, me agradecendo pelo conteúdo, brincadeira!
A ideia para que você inicie agora mesmo esse novo hábito virá através de um desafio; por isso, proponho que você se ajude a se sentir mais feliz e satisfeito(a), com sentimentos de positividade e felicidade. Tudo isso através de sentimentos plenos e conscientes da importância de se sentir bem, para conquistar tudo o que deseja! Vamos lá?
Pensamentos e Exercícios de Gratidão
Pense sempre com gratidão. Agradeça tudo que você é e conseguiu até hoje em sua vida, se quiser mais, LUTE por isso, mas nunca vá para o caminho da ingratidão! A gratidão deve estar em cada conquista por menor que ela seja ou possa parecer!
Se em algum momento você não conseguir perceber o que aprendeu com uma determinada situação, por pior que ela pareça ter sido, lembre-se de olhar com outros olhos.
Siga essas dicas e tudo ficará bem!
Agradeça TODOS os dias!
Ao final de cada dia, pense ou escreva pelo menos 3 motivos ou acontecimentos aos quais você foi grato(a).
Quer um exemplo? Não tem. Faça de coração!
Agradeça alguém por alguma coisa
Mande uma mensagem inesperada para uma pessoa diferente por dia ou a cada algum tempo, durante uma semana.
Agradeça e diga quais são os motivos pelos quais você agradece e a importância dessa pessoa na sua vida ou no momento!
Isso vai fazer com que você se sinta bem, além de muito provavelmente ajudar a outra pessoa a ter um dia melhor.
Gratidão e Autoestima
Você tem espelho em casa? Olhe nele e diga a si mesmo(a) o que admira em você! Faça esse exercício toda manhã quando estiver se arrumando para sair. Quer um diagnóstico rápido?
Se você achar que não consegue ou achar difícil, você tem autoestima baixa! Procure ajuda!
Não tenha vergonha de se incentivar
Escrever recadinhos e post-its com palavras de incentivo podem ajudar você; se preferir, você pode se realizar essa tarefa mentalmente, mas o ideal é que ao LER o cérebro registra muito mais facilmente uma informação! “Você é incrível”, “Eu acredito em você”, “Você consegue” esses post-its são ideias para aqueles momentos em que as coisas não estão indo muito bem.
Mimos para você e para os outros
Muitas pessoas entendem de forma errada a função de um presente, presente é uma representação de um OBRIGADO eu gosto de você! Então, ofereça pequenos mimos para aqueles que ama: seja enviando um cartão, flores, fazendo uma receita nova para quem ama, bombons, balinhas, algo inesperado (Não importa o valor $$).
Faça de coração: gentileza gera gentileza!
Seja grato(a) com você, se agradeça!
Reserve um momento do dia SÓ para você.
Seja seu maior compromisso, não se atrase nem se deixe para depois!
Você escolhe como quer usar o seu tempo; seja para fazer realizar um exercício físico, uma leitura, meditação, ir até o bar, comer algo que você goste... O ponto é fazer alguma atividade que proporcione bem-estar para o seu corpo e mente.
Se você quer ajudar mais do que o normal...
Trabalho voluntário é uma das atividades mais tocantes que uma pessoa pode realizar, quem já realizou sabe o que estou dizendo! Ajudar uma pessoa em situação muito difícil pode te trazer uma sensação de bem-estar e gratidão muito grande!
Não deixe para amanhã aquilo que você pode fazer para ajudar HOJE! Nesse momento em que vivemos há muitas pessoas passando por necessidades, oferecer sua presença, sua doação ou apoio, podem fazer a diferença!
VOCÊ PODE SE INTERESSAR POR ESTES OUTROS CONTEÚDOS
Capacidade de sobrevivência quais são os seus limites?
Transformando Fracasso em Sucesso
O poder da musica em nossas vidas, entenda como ela pode te ajudar!
Como construir sua resiliência
Antifragilidade em tempos de Pandemia
Empreendedorismo uma nova visão