O poder da liderança humanizada
Em março de 2022, a Gartner realizou uma pesquisa com mais de 230 líderes de RH e revelou que 90% deles acreditam que, para ter sucesso no atual ambiente de trabalho, os líderes devem se concentrar nos aspectos humanos da liderança.
Você pode estar se perguntando: mas não é evidente que toda liderança deveria ser humanizada? Embora pareça óbvio, frequentemente, o óbvio precisa ser questionado. Será que o conceito de Liderança Humanizada está claro para todos?
A conexão entre um líder e suas equipes pode fazer crescer ou quebrar uma organização. Isto porque as equipes de alto desempenho, construídas com confiança e respeito mútuo, são mais resistentes às mudanças econômicas.
Por isso, o conceito de Liderança Humanizada está mais em evidência. As empresas têm se esforçado para identificar maneiras de cuidar melhor de seu pessoal, aumentar a produtividade e criar uma cultura organizacional positiva. Uma maneira significativa de conquistar confiança é por meio da empatia. Essa característica humaniza a gestão e os torna líderes inspiradores para seus liderados.
De acordo com a pesquisa, aqueles que estão nos escalões inferiores e médios da escala corporativa mostram menos lealdade à organização e menos interesse no seu trabalho quando a alta gestão não demonstra empatia.
A alta rotatividade e o baixo envolvimento da equipe podem impactar significativamente a lucratividade de uma empresa. Assim, os gestores que se preocupam com o bem-estar dos seus colaboradores têm um impacto positivo na produtividade, na inovação e numa vantagem competitiva no local de trabalho. Além disso, os líderes precisam inspirar sua equipe a se preocupar com o negócio.
Em 30 anos como CEO da Fala Company, pude perceber que manter um relacionamento mais próximo e leve com os colaboradores, demonstrar empatia, trabalhar o humor no dia a dia e afeto - por que não? - trouxe resultados excelentes.
Vejo no rosto deles a felicidade que eles sentem quando me lembro de detalhes contados por eles ou quando me interesso, genuinamente, por suas vidas pessoais.
Tenho orgulho de dizer que mantenho bom contato inclusive com ex-colaboradores e que posso compartilhar com orgulho que esse ano uma colaboradora que trabalhou conosco há 20 anos atrás voltou! Quer alegria maior do que essa? Isso fala sobre o nosso perfil de liderança e envolvimento real com pessoas.
Entendo que cada organização é um contexto singular. E cada área de uma mesma empresa tem características particulares. Entretanto, essa proximidade faz com que o nosso relacionamento seja mais tranquilo, pois conheço cada um deles, percebo suas questões e aponto com clareza seus pontos de melhoria, da mesma forma que celebro cada pequena conquista ou avanço.
Em contraste com as práticas tradicionais que priorizam apenas os resultados quantificáveis, essa nova perspectiva coloca o foco nas pessoas, reconhecendo que o verdadeiro motor de uma organização é o potencial humano. Mas, afinal, qual é o poder dessa abordagem?
Humanizar a liderança significa despertar e aproveitar três poderosas verdades de liderança:
1. Pessoas são os pilares da empresa
2. Relacionamentos fazem a diferença
3. Reflexões e boas práticas são o combustível para a liderança
Mas quais são as maiores vantagens da liderança humanizada? Por que o CEO da sua empresa ou o Conselho vai parar para ouvir a respeito?
Quando os colaboradores se sentem acolhidos de verdade, tudo muda. É possível perceber que, de forma espontânea, passam a se dedicar ainda mais e entregar o seu melhor.
Essa dinâmica não apenas beneficia a empresa com maior produtividade e resultados, mas também proporciona aos profissionais um ambiente propício para o desenvolvimento pessoal e profissional.
Ao focar em uma liderança mais humanizada, os efeitos positivos são surpreendentes.
A observação constante do impacto essa abordagem na minha empresa e nas empresas que visito e onde treino pessoas me deu material para falar com propriedade das vantagens e benefícios da liderança humanizada, Entre eles, podemos destacar 4 benefícios reais:
1 - Aumento da produtividade
Treine sua liderança para trabalhar com mais gratidão, elogio e reconhecimento (falei sobre isso no meu último artigo Trilogia da Produtividade). Crie na sua empresa condições de trabalho favoráveis e um ambiente de fortalecimento de relações.
O ambiente de positividade desempenha um papel essencial na satisfação das equipes e resulta em maior produtividade. Quando as equipes estão satisfeitas, elas tendem a se empenhar mais, beneficiando a empresa como um todo. E é claro que com a produtividade aumentando, o lucro também aumenta.
Comece agora a estabelecer momentos de descontração e alegria no seu time. Exemplo atual: neste ano, fizemos uma parceria com o The Town (do Grupo Rock World, mesmo grupo que produz e organiza o Rock in Rio) e eu levei para São Paulo um time para colaborar, celebrar e viver esses momentos. Eu posso garantir que essa iniciativa vai criar momentos memoráveis para todos e vai fortalecer nossa ligação e servirá de combustível de produtividade.
Meus conselhos - Crie momentos, celebre pequenas conquistas, valorize o menor esforço e ofereça feedback sanduíche. Ter uma agenda de feedbacks é essencial, muitos gestores acabam por não dar feedbacks periódicos o que atrapalha a consciência e o desenvolvimento do time.
2 - Melhoria do clima organizacional
Uma equipe contente e feliz deixa o ambiente ainda mais saudável dentro da organização. Quando os colaboradores se sentem valorizados e satisfeitos com seu trabalho, colaboram de maneira mais construtiva e promovem a harmonia.
Meus conselhos - Fique atento aos sinais. Promova uma pesquisa anual de clima e, logo após a pesquisa, reúna-se com seu parceiro de Treinamento ou consultoria de RH para gerar ações de engajamento e melhoria do clima.
Recomendados pelo LinkedIn
3 - Retenção de talentos
Numa empresa com liderança humanizada, os colaboradores pensarão duas vezes antes de trocar de emprego por se sentirem valorizados por seus esforços.
O reconhecimento e a valorização criam um vínculo emocional entre os colaboradores e a organização, contribuindo para a retenção de talentos e economizando recursos que seriam gastos na contratação e treinamento de novos funcionários.
Meus conselhos - Promova treinamentos de Liderança Humanizada e Palestras e projetos para engajamento de seus colaboradores. Desenvolva um calendário de celebrações e pense fora da caixa.
4 - Atração de pessoas
A cultura interna humanizada e uma organização que prioriza o bem-estar dos profissionais atrai pessoas, atrai investimentos, atrai interesse, isso porque, demonstra não apenas um ambiente de trabalho saudável, mas também uma gestão eficiente e uma preocupação genuína com o capital humano.
Novos talentos veem isso como um indicativo de que a empresa está bem posicionada, que inova e enfrenta desafios de forma positiva e isso torna a empresa atrativa.
Meus conselhos - A reputação da empresa cria asas e voa e se torna conhecida rapidamente. Dê treinamento de LinkedIn para sua equipe, contrate um fotógrafo ou vários fotógrafos especializados e ensine seu time a compartilhar os momentos importantes, momentos incríveis que viveram. Ensine para valorizar cada um em particular. Além disso, peça para sua área de Marketing criar banners de fundo para usarem no LinkedIn. Nós aqui na Fala Company damos treinamentos de LinkedIn também focados em engajamento de equipes e melhoria do uso dessa importante rede profissional. O LinkedIn mais trabalhado de sua equipe e a divulgação de ações da empresa vai certamente impactar positivamente na atração de talentos.
Agora que você entendeu a importância da Liderança Humanizada, conhece os benefícios reais de aplicar, pode se perguntar: como humanizar minha liderança?
Personalizar
Você é a mesma pessoa em casa e no trabalho? Então porque seria a mesma para todos os seus liderados? Atender às necessidades individuais de cada um é uma estratégia eficaz porque reconhece a diversidade de personalidades, habilidades e motivações dentro de uma equipe.
Para isso você pode:
Dê um boost na sua comunicação
A comunicação é o ponto inicial. Quando um líder é acessível, busca ativamente oportunidades de interagir com os colaboradores, escuta atentamente quando eles se expressam e demonstram interesse por suas preocupações, dessa forma você fortalece a confiança entre os membros da equipe.
Quando os colaboradores sentem que são ouvidos e compreendidos, estão mais inclinados a se engajar nas tarefas e projetos da equipe. Eles se sentem valorizados e, consequentemente, estão dispostos a colaborar de maneira mais eficaz, compartilhando e desenvolvendo ideias e soluções.
Para isso você pode investir em:
Observe as necessidades dos colaboradores
Um verdadeiro líder permanece atento às necessidades dos seus colaboradores e assim consegue realizar ações que ajudam a melhorar o ambiente de trabalho e criar um ambiente mais positivo para a realização de tarefas.
Dessa forma, é possível reter talentos, reduzir conflitos e aumentar a produtividade, desempenho e a satisfação.
Trabalhe mais os feedbacks
Um levantamento brasileiro, realizado pela plataforma Feedz de gestão de pessoas, apontou que 94% dos colaboradores trabalham melhor depois de receber um feedback construtivo, ou seja, feedback com foco no desenvolvimento.
Uma liderança humanizada é aquela que reconhece e valoriza cada membro da equipe, então, pense comigo: é muito provável que seu liderado esteja se esforçando ao máximo, e se ele não sabe onde está errando, como irá melhorar?
Dar o feedback com frequência e valorizar seu colaborador é dar a ele a chance de melhorar! Além disso, um feedback bem estruturado é capaz de aumentar a conexão entre vocês, criar confiança e promover o bem-estar.
E agora?
O que está faltando para começar? Converse com sua equipe, entenda como pode colocar a liderança humanizada em pauta e planeje ações.
Esteja presente e aberto para aprender com cada interação. Me conte, qual vai ser sua primeira mudança?
Vale a pena dizer que nós da Fala Company somos inteiramente apaixonados e fãs da Liderança Humanizada. Portanto, se precisar de suporte, estaremos aqui felizes em ajudar e com um currículo cheio de experiências boas para contar.