O poder da sua decisão

O poder da sua decisão


Costumam dizer por aí que “essa decisão só cabe a você”. Porém, você já parou para se questionar o quanto sua escolha impacta na vida de outras pessoas? 

Quando preciso tomar uma decisão importante, costumo refletir o quanto isso pode impactar na vida das pessoas que me rodeiam. Digo isso porque muitas vezes essa ação impacta diretamente na vida delas, mesmo sendo ela, à primeira vista, individual. Quando falo sobre isso, falo tanto negativamente, quanto positivamente. 

Recentemente saiu uma notícia em diversos portais, blogs, emissoras de rádio e televisão em que um jovem de 24 anos, do Sergipe, oriundo de uma família humilde, era o primeiro membro a entrar e se formar em uma universidade e, ainda mais, em medicina. Isso mesmo, um jovem humilde que agora se tornara médico. Não é a primeira vez em que vejo uma notícia do tipo, apesar de ser extremamente relevante e satisfatória, levando em consideração que apenas 15% da população brasileira possui nível superior (Pnad). Entretanto, o que me chamou atenção e me causou reflexão foi justamente o quanto a decisão desse jovem de seguir em frente e fazer mais impactará ou já está impactando na vida de seus familiares. Ainda, o quanto poderá impactar na vida de pessoas que nem nasceram ainda, como seus filhos, sobrinhos, netos. O quanto pode impactar na vida de irmãos e primos. É uma mudança drástica no círculo social dele.

Imagem: reprodução/Lagartense

Tal pensamento nos leva a questionar o quanto nossas decisões podem impactar nas vidas das pessoas que nos rodeiam, seja em um novo emprego, em uma mudança de cidade/estado/país, ou até em contextos pessoais como ter filhos, casar, terminar um relacionamento. Tudo isso, de alguma forma, impacta tanto nas nossas vidas como nas vidas dos outros. Entender esse contexto todo é que nos ajuda a tomar a decisão correta, por mais complexo que se torne, pois, nossa visão passa a ser mais ampla, entendendo como melhorar nossos objetivos, nossas crenças e hábitos.

O ideal é não se apegar totalmente ao fato de que sua decisão impactará na vida de outras pessoas, até porque a decisão irá causar um impacto maior na sua. Todavia, cautela e resiliência nunca é demais ao tomar decisões delicadas, por mais que a impulsividade momentânea mostre claramente o caminho.

Reflita, analise, busque a melhor decisão.


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos