O Poder de Criar Conexões Através do Personal Maps

O Poder de Criar Conexões Através do Personal Maps

A primeira vez que usei o Management 3.0, foi em uma reestruturação de empresa, quando normalmente nos sentimos inseguros e com muitas incertezas. Naquele contexto faria a integração de duas equipes onde haveria alteração da liderança.

O Personal Maps é uma ferramenta para criar conexões e fortalecer vínculos e pontos em comum de um time. Portanto, serve muito bem para esse tipo de situação.

No caso que mencionei, a equipe que seria liderada estava mais insegura e precisava ajudar esses novos líderes, pois tratava-se de um time que teria gestão atuando em escala 24x7. Todos nós sabemos que mudar uma estrutura de equipe não é um processo fácil, que se não for realizado de forma humanizada, pode trazer muita instabilidade entre os líderes e liderados. Assim coloquei em prática o Personal Maps e pude avaliar quanto seria poderosa “essa quebra de gelo” entre nós.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Expliquei o propósito da atividade com o time e introduzi o tema contando sobre mim. A ideia era falar tanto sobre o âmbito pessoal quanto profissional, pois, meu grande objetivo era mostrar quem eu era e fazer com que não me vissem apenas como "mais uma" nova liderança. Por final, percebi que com isso a equipe me observava de uma forma diferente, muitos não conheciam minha história, tanto as vitórias quanto as dificuldades.

 Na sequência, pedi para que cada um efetuasse seu próprio Personal Maps. Para descontrair coloquei uma música de fundo. Quando começamos as apresentações foi super emocionante porque cada um trouxe uma história de muita luta e conquista. Houve lágrimas e muitas gargalhas. O resultado foi um time mais conectado e engajado.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Desde então nunca mais deixei de usar essas dinâmicas. Toda vez que entra um profissional no time fazemos a dinâmica em nossa reunião de retrospectiva, só que de uma forma diferente: peço para o novo profissional contar seu Personal Maps e os demais sempre contarem sobre outra pessoa do time. Isso estimula a troca entre eles e faz a experiência ser mais rica.

 A ferramenta é tão poderosa, que mesmo no período em que o covid-19 nos forçou a estar distantes continuei utilizando-a, e a sinergia e engajamento entre as pessoas continua predominante.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Como líder concluo que é fundamental investir tempo e energia buscando conhecer quem são as pessoas que formam nossa equipe, e sempre estimulando essa dinâmica de forma extrovertida. Principalmente em momentos de grandes mudanças. Como observaram é simples, efetivo e prazerosa, basta querer fazer a diferença!

Para ler esse artigo em Inglês clique aqui.

 

Excelente Vanessa!!! Parabéns!

Saulo Steinkope

Coordenador de Engenharia de TI | SRE na Itaú Unibanco

4 a

Participei e foi incrível Vanessa! Obrigado por promover essa ferramentas. Aprendendo e evoluindo muito com você!

Elio Souza

Autistic Father | Supervisor/Coordenador de TI | Processos e Governança de TI

4 a

As novas formas de efetuar gestão, assim como o Personal Maps, mudaram a visão tanto dos liderados, quanto da gestão, ótimo artigo, com certeza uma ferramenta para ser utilizada.

José Dantas

SRE | OCI 1Z0-1085-20 | ISO/IEC 27002 | ITIL V3 | AZ-104 | Python DevOps | Scheduler

4 a

Van, uma líder sensacional. Sempre consegue motivar e extrair o melhor dos membros de sua equipe! Bacana ver que sempre busca novas formas e metodologias que possam agregar muito 👏👏👏

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos