Qual é o seu legado profissional?

Qual é o seu legado profissional?

O artigo que publiquei aqui em novembro fala sobre a difícil parte da comunicação que são os desinvestimentos e com eles todo o desafio de manter a motivação das equipes após esse tipo de pronunciamento.

Esses dois primeiros meses do ano foram bastante desafiadores para mim como gestora. Eu me vi comunicando à minha própria equipe que a empresa passa por uma transformação global e que em 2022 não contaremos mais com todas as posições que hoje temos na América do Sul. Liderar frente a incertezas tornou-se uma das mais relevantes competências de gestão no momento.

Se por um lado podemos encarar como um benefício saber dessas mudanças com tanta antecedência, o que permite que cada pessoa também possa planejar seu futuro, por outro lado precisamos seguir com os planos, projetos, entregas, sem perder o comprometimento e vontade de fazer a diferença.

E foi justamente pensando nessa diferença que ressignifiquei esse momento pra mim e vou explicar como. Surpreendentemente minha inspiração veio da política. Há algumas décadas que as lideranças políticas não eram postas à prova todas ao mesmo tempo. Diariamente acompanhamos pronunciamentos a respeito do enfrentamento da pandemia por todo o mundo e cada um deles gera reações adversas e acaloradas em seus países de origem.

O que capturei desse desafio foi pensar que a grande maioria desses líderes vivem mandatos com data marcada para serem encerrados. Qual deve ser o objetivo deles ao conduzir um país em uma situação como a que estamos vivendo? A resposta pode ser "reeleição", mas estou olhando ainda mais adiante. A reeleição também tem fim. E o que não tem? O legado!

Como cada um desses líderes será lembrado pelos livros de história? O que cada um deles irá fazer quando sair do cargo que ocupa? Isso depende do legado que eles construírem enquanto estiverem onde estão.

E hoje olho para cada dia de trabalho pensando na oportunidade que eu e minha equipe temos de construir um legado incrível. Seremos responsáveis pela construção de um novo formato de trabalho da comunicação global da empresa, que passará a ter serviços centralizados em uma unidade fora do país, não apenas de comunicação, mas em outras áreas da empresa.

Pensar como ofereceremos esses serviços para todas as unidades no futuro nos coloca também como protagonistas da comunicação corporativa global. Quais ferramentas serão usadas, como será o fluxo de trabalho, os processos, tudo está sendo construído hoje e o que entregarmos nessa fase será o nosso legado.

Nosso legado para a empresa sim, mas também nosso legado para nossas carreiras, porque toda experiência construída aqui, será também de cada um de nós. E pra você, qual seu legado?

Excelente reflexão Pri! Sem dúvida alguma, o legado de uma líderanca tem a potência da transformação, da mudança, de uma nova forma/olhar, enfim... mas também é preciso muito firme propósito do líder para construir este legado.

Carlos Ventura

Jornalista, assessor de comunicação, analista de mídias sociais, editor (on-line e off-line), revisor, produtor de conteúdo multiplataforma, fotógrafo e videomaker

3 a

Pergunta que nos convida à reflexão. Parabéns, Priscilla! Obrigado por compartilhar.

Higor Souza, PMP

Coordenador Projetos CAPEX | Project Manager | PMO | Gerente de Projetos | Gerente de Engenharia | Gerente de Contratos | Gerente de Obras | Podcaster: The ProjeCast

3 a

Muito bom Priscilla de Caires ... Sempre penso em como deixar um legado, positivo claro, por onde passo e, principalmente, nas pessoas com quem trabalho ou trabalhei. E quando focamos nisso, o resultado só tende a ser positivo. Você trabalha com um propósito mais definido, com um objetivo maior, aproveitando a jornada, e com foco no longo prazo. Até hoje tem funcionado bem 😁! Parabéns pelo texto. Um abraço.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Priscilla de Caires

  • Quem não arrisca não petisca

    Quem não arrisca não petisca

    A frase clichê aí de cima resume basicamente a verdade sobre os prêmios. Só ganha quem se inscreve! Já escrevi aqui…

    25 comentários
  • Missão (quase) impossível: Fórum de Negócios Indonésia-Brasil com organização em tempo recorde e impacto global

    Missão (quase) impossível: Fórum de Negócios Indonésia-Brasil com organização em tempo recorde e impacto global

    Posso afirmar que a palavra desafiador foi atualizada com sucesso no meu dicionário. Liderei a organização do Fórum de…

    29 comentários
  • "Insights Bracell": nossa nova forma 360° de comunicar

    "Insights Bracell": nossa nova forma 360° de comunicar

    Recebemos do nosso presidente a missão de lançar uma revista de comunicação interna. A princípio a demanda poderia soar…

    44 comentários
  • Nossa estreia no varejo

    Nossa estreia no varejo

    “De repente”, B2C. Este advérbio de tempo expressa muito bem a agilidade com que a Bracell ganhou espaço no varejo.

    15 comentários
  • Quanto tempo é preciso para emplacar uma grande matéria?

    Quanto tempo é preciso para emplacar uma grande matéria?

    Começo esse texto, quebrando um mito sobre a relação entre comunicação corporativa e a imprensa. É claro que com o…

    16 comentários
  • Fazer a diferença em cada detalhe

    Fazer a diferença em cada detalhe

    Quando falamos de uma marca, um dos conceitos básicos sobre seu significado é aquilo que distingue aquele produto ou…

    18 comentários
  • Nosso primeiro team building

    Nosso primeiro team building

    Esse time incrível da foto, formado por 25 pessoas, se encontrou pessoalmente pela primeira vez em nosso team building,…

    12 comentários
  • Feito é melhor que perfeito

    Feito é melhor que perfeito

    Sabe aquele cardápio enorme, cheio de opções deliciosas, mas que é tão grande que dificulta a decisão? Pois é, estou me…

    42 comentários
  • Culturas que se chocam ou que se mesclam?

    Culturas que se chocam ou que se mesclam?

    Eram 2 horas da manhã quando terminei o report do evento. E porque não deixar para o dia seguinte? Porque o report era…

    9 comentários
  • Quem nunca? Expressões machistas para abolir do vocabulário

    Quem nunca? Expressões machistas para abolir do vocabulário

    Comentei aqui em artigos passados a respeito da linguagem neutra, utilizando o português como ele é, em todas as suas…

    4 comentários

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos