O Poder de Dizer "Não"​: Você aceita as pendências alheias sem questionar?

O Poder de Dizer "Não": Você aceita as pendências alheias sem questionar?

“Aumente sua produtividade”. “Faça mais em menos tempo”. “Esteja sempre à frente”. Estas são sentenças comuns que nos sobrecarregam e nos angustiam diariamente - afinal de contas, com a carga elevada de tarefas que precisamos executar em todos os nossos papéis sociais, frequentemente sentimos que faltaram horas em nossos dias e chegamos ao entardecer com a sensação de que muito mais poderia ter sido feito.

Porém, para que possamos nos dedicar a alvos capazes de aumentar nossa percepção de utilidade e consequente produtividade, faz-se mandatório renunciar a uma série de atribuições que nos são dadas e que, originariamente, não deveriam nos pertencer. Estou falando aqui do poder de dizer “não”.

É fundamental ter discernimento sobre o que cabe a nós realizar e qual pendência, de fato, não nos pode ser passada, pois estas atrapalham a rotina estabelecida, promovem perda de foco, aumentando assim as oportunidades de distração, e nos afastam daquelas ações que realmente devemos fazer, que estão em nosso escopo de atuação.

Para dizer “não”, você precisa ter total clareza sobre sua prioridade e seus objetivos, pois somente o autoconhecimento - originado da desconstrução e reconstrução diária de crenças e valores e questionamento constante acerca das supostas verdades absolutas - proporciona a descoberta acerca de quais são as intenções mais genuínas por detrás de todas as atitudes que tomamos e escolhas que fazemos.

Lembre-se: não é possível agradar a todos e, principalmente, NÃO É NECESSÁRIO! Você está aqui para ajudar o máximo de pessoas que conseguir com seu tempo limitado de vida. Não o desperdice com tentativas vãs de ser amado e querido sempre - procure fazer o melhor que pode com os recursos que tem, pois quem captar o valor de suas ações sentirá gratidão e você irá vivenciar sua missão sem o peso egocêntrico de desejar ser admirado o tempo todo.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Thaís Ichihara

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos