Rotina e Monotonia: Ao acordar, você sabe o que esperar de seu dia?
Acordar e saber o que esperar no dia. Ter um planejamento sobre o que está previsto para acontecer e se antecipar caso haja alguma mudança de planos. Pontos como estes citados são desenvolvidos quando criamos uma rotina, um conjunto de ações sequenciais que orientam nossos resultados e nos fazem ter clareza sobre como nosso dia transcorrerá e como iremos proceder.
Ter uma rotina, uma prática diária de atitudes, é extremamente necessário para que possamos desenvolver hábitos e performar com eficiência em nossos diversos papéis sociais. A grande problemática é que o termo rotina foi demonizado na mídia, pois muitos afirmam: “Não caia na rotina”. “Inove sempre”. “Não faça as coisas da mesma forma” e sentenças como essas, quando entendidas fora de contexto, causam confusões na mente do público.
O que os críticos da rotina querem realmente dizer é para não vivermos uma vida monótona, sem novidades, sem novas perspectivas. Uma rotina não deve ser monótona - pelo contrário. Ter um planejamento minimamente organizado sobre o que acontecerá no dia liberará espaço em sua mente para que você não sinta ansiedade por não ter clareza sobre suas atribuições e fará com que desempenhe suas atividades de forma mais criativa.
Lembre-se sempre: rotina não é sinônimo de monotonia. Esta última deve, de fato, ser evitada, pois quando vivemos uma vida monótona, não temos interesse de crescer, de criar novos projetos, de aprender e ser o melhor que podemos para aqueles que nos cercam.
Assim, a monotonia é inimiga da criatividade. Já a rotina estrutura seu dia para que possa exercê-la livremente, o que aumentará seu senso de utilidade e fará com que consiga, rotineiramente, fazer melhor aquilo que já faz para que a monotonia jamais adentre em sua vida!
Supply Chain specialist & Leadership Trainer
5 aConcordo Thais. Qto mais organizada for a rotina mais a mente fica livre para criar. Obrigado pela reflexão.