O poder de um feedback bem feito

O poder de um feedback bem feito

Você já recebeu algum feedback que foi transformador para você?

Eu já recebi alguns. Na verdade, em minha trajetória profissional, procurei sempre me cercar de pessoas que contribuíssem com o meu desenvolvimento e isso implica em não só escutar o que queremos ouvir.

Por eu ter um perfil mais cauteloso e detalhista, lembro bem que quando assumi uma posição de liderança, recebi certa vez um feedback do meu gestor de que eu poderia ousar mais na minha tomada de decisão, experimentar decidir de forma mais rápida. Criei então categorias para os tipos de decisão que eu precisava tomar, de forma que eu fosse ficando cada vez mais segura e certa com as minhas decisões.

Aquele feedback, naquele dia, foi tudo que eu precisava para que eu pudesse evoluir profissionalmente, me sentir mais segura no meu papel e tive a oportunidade de construir um elo de confiança mais forte com o meu gestor, pois sabia que a real intenção ali estava voltada no meu desenvolvimento.

Confiança. Esta palavra é uma peça fundamental para que seja criado o clima perfeito para um bom feedback e o desenvolvimento de um time.

É possível ser claro, objetivo e muitas vezes até duro sem que haja desrespeito, pois quando se constrói um ambiente de segurança, você entende que o foco não é diminuir ninguém, mas sim em jogar luz nos fatos. Evidenciar comportamentos e os efeitos que isso pode vir a causar.

É muito ruim quando você não tem a chance de saber como o seu trabalho está indo. Eu também já experimentei isso e você se sente muito inseguro, você perde a oportunidade de valorizar comportamentos que funcionam também, afinal feedback não é só sobre apontar comportamentos improdutivos, mas também em valorizar e enaltecer aquilo que funciona.

É verdade que o feedback é um instrumento poderoso para o desenvolvimento e crescimento de uma relação, porém requer preparo, pois um feedback mal conduzido pode ser devastador e improdutivo. Antes de mais nada é fundamental criar um ambiente seguro e de confiança e isso não acontece do dia para noite.

Experimente desenvolver a sua habilidade em dar feedbacks e veja que é possível incluir isso de forma natural em sua rotina, não deixe o que precisa ser dito ser adiado para momentos formais. Isso está em desuso, está acabando.

De outro lado, quem recebe o feedback também precisa estar aberto, ouvir sem julgar o que o outro tem a dizer. Requer autoconhecimento, estar seguro de si o suficiente para escutar o que o outro tem a lhe dizer.

Abaixo deixo a dica de dois livros que foram muito importantes para mim no desenvolvimento da habilidade de dar e receber feedbacks.

O primeiro é “Preciso saber se estou indo bem” de Richard L. Williams. Neste livro, o autor cria uma metáfora para explicar a importância do feedback constante. O livro fala que “o feedback é nutriente essencial para a vida” logo, o autor diz que todos nós temos um balde no coração, onde são depositados todos os feedbacks que recebemos. Esse balde se enche de furos na medida que falta o feedback (nutriente), ocasionando em comportamentos que minam toda a nossa energia, tais como negatividade, desânimo, queda de produtividade, entre outros comportamentos.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

O segundo livro é uma leitura obrigatória para todos, especialmente os que ocupam uma posição de liderança e/ou estão em posição de influenciadores de gente. “Comunicação não-violenta” de Marshall Rosenberg. Este livro é uma reflexão do início ao fim, sobre termos a consciência acerca de nossas necessidades e do outro. Aborda bastante sobre a nossa reponsabilidade pelo que sentimos e a importância de ser claro para com o outro e que isso é possível sem ser violento.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

E aí, você já leu algum desses livros? Gostaria de indicar outros? Vamos juntos nessa jornada de autodesenvolvimento, afinal, somos protagonistas de nossa carreira. : )


Ariagne Marinho

Psicóloga | Assistente de RH | R&S | Engajamento e Pesquisa de clima

3 a

Sensacional, Rafa. Um feedback bem conduzido pode contribuir na promoção de uma motivação incrível 👏

Diogo Silva

Contabilidade | BPO Financeiro | Otimização de processos

3 a

Muito bom Rafa. 👏

Christiane Nogueira

Administradora/ Coordenadora Administrativo

3 a

Muito Top o conteúdo Rafa. 👏🏻👏🏻

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos