O poder de uma nova perspectiva: aprendizados que mudam nossa visão de mundo
Arte do ilustrador israelita Yuval Robichek

O poder de uma nova perspectiva: aprendizados que mudam nossa visão de mundo

Na pressa de alcançar nossas metas e resolver os desafios diários, muitas vezes deixamos de perceber as lições valiosas que nos cercam. Estamos tão focados no que está por vir que raramente paramos para refletir sobre o impacto das experiências que outras pessoas, especialmente aquelas que vivem realidades muito diferentes das nossas, podem ter em nossa própria vida. Uma dessas lições veio para mim enquanto eu estava envolvida em um projeto de voluntariado com a ONG Make-A-Wish Brasil.

Certa vez, enquanto preparava material para uma campanha, recebi o vídeo-depoimento de um garotinho de aproximadamente 9 anos, de uma cidade do interior do país. Ele tinha Distrofia Muscular de Duchenne, uma doença neuromuscular genética, que se caracteriza como um distúrbio degenerativo progressivo e irreversível, para a qual não há cura.

Mesmo tão jovem, aquele menino sabia que sua expectativa de vida não era longa. Seu sonho era simples: ter um quadriciclo. Quando os voluntários perguntaram o porquê de seu sonho, a resposta foi direta e cheia de consciência: “Eu quero um quadriciclo para brincar e me divertir com meus primos ENQUANTO EU PUDER.”

Essa resposta foi como um balde de água fria na minha percepção de realidade. Como alguém tão pequeno podia ter uma compreensão tão profunda da finitude da vida, e ainda assim escolher viver com alegria e intensidade? Foi então que percebi o poder transformador de ver a vida através dos olhos de outra pessoa e como isso impacta totalmente a forma como nos posicionamos em nossa vida pessoal e profissional. Não se trata apenas de se colocar no lugar do outro, mas de observar o contexto através da experiência do outro.

Escolhi essa arte do ilustrador israelense Yuval Robichek porque ela ilustra bem essa ideia de como diferentes perspectivas moldam nossas percepções. Esse contraste nos lembra que nossa visão de mundo é profundamente influenciada por nossas experiências pessoais e que, ao aprender a olhar através das perspectivas dos outros, podemos expandir nossa própria compreensão da realidade e transformar nossa visão de mundo.

Depois desse episódio que tanto me marcou, quando me vejo diante de desafios pessoais e profissionais, não consigo enxergar apenas a “onda” se formando, com medo do que ela possa arrastar; mas sim, como posso surfar nela, enquanto eu puder.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos