O poder do seu Mindset

O poder do seu Mindset

Uma certeza que temos com o cenário que fomos forçados a viver com a pandemia, é de que tivemos que desenvolver novas habilidades de uma forma rápida para nos sobressair no home office. Gestão do tempo, liderança à distância, resiliência, automotivação, senso de prioridade, empatia, estudo a distância, dentre outros. Nunca se fez tão necessário buscar novos conhecimentos e aprender novas formas de aprender, o famoso lifelong learning. Percebemos que o impacto da Quarta Revolução Industrial já nos mostrava que cada vez mais nossas habilidades duram menos e temos que aprender outras habilidades para lidar com as mudanças de cenário e mercado que acontecem cada vez mais acelerada e abrangente. A digitalização do trabalho escancara a nossa falta de flexibilidade com novas formas de aprender. Já abordei esse assunto antes e cada vez mais tenho a certeza de que teremos que aprender para o resto de nossas vidas, só assim para permanecermos demandados pelo mercado e termos o famoso sucesso profissional que tanto buscamos ao longo da nossa carreira.

Carol Dweck, autora do livro Mindset – A Nova Psicologia do Trabalho, define os indivíduos de duas formas: os de mindset fixo e os de mindset de crescimento. Como o próprio nome diz, os de mindset fixo não enxergam a sua capacidade de aprendizado, tem sempre o discurso “eu não sou bom”, “eu não consigo”, enquanto que os de mindset de crescimento, acreditam que seu potencial é ilimitado e vêem nas dificuldades oportunidades de aprenderem algo novo e saírem melhores das adversidades. Portanto, as organizações podem e devem incentivar seus colaboradores a enfrentarem novos desafios, a serem profissionais disruptivos. Porém, esse papel não é só da organização, cabe a nós sermos protagonistas da nossa carreira e aproveitar a oportunidade do aprendizado que hoje está na ponta de nossos dedos, através das mais variadas formas, como lives, cursos EAD oferecidos até gratuitamente por várias instituições de renome para estarmos a frente e em destaque quando mudanças e novas oportunidades de trabalho surgirem.

Para se tornarem lifelong learners e permaneceram relevantes no ambiente dos negócios e com as habilidades e competências em desenvolvimento, vou listar 7 passos para tornar mais fácil o seu planejamento em busca do potencial disruptivo:

1 – Foque no seu crescimento

As pessoas mais bem sucedidas dedicam mais horas de estudo e práticas elevando suas competências a outro nível, observam o resultado e fazem ajustes. Torne-se um indivíduo de mindset de crescimento.

2 – Seja um especialista em série

A nossa expectativa de vida aumenta a cada ano, o que significa que a longevidade nos fará permanecer mais tempo no mercado de trabalho, portanto, especialize em vários assuntos, aprofunde em conhecimentos complementares de sua área de atuação, busque tendências e esteja antenado com as mudanças que sua área poderá sofrer com uso de novas tecnologias.

3 – Supere-se

Muitos especialistas sugerem que o aprendizado ocorre apenas quando as pessoas saem da sua zona de conforto, assim, se você permanecer sem procurar novos desafios e papéis seu desenvolvimento estará comprometido e terá grande chance de ser substituído por um profissional mais atualizado.

4 – Construa sua marca pessoal

Todos temos uma marca pessoal, a marca comunica o nosso valor e se temos foco para o aprendizado e desenvolvimento pessoal. Demonstrar suas realizações para seu líder, pares, potenciais empregadores e sua rede de contatos podem fazer com que você seja considerado em oportunidades dentro e fora da empresa em que atua. Após ter sua marca pessoal definida, utilize as redes sociais para transmitir sua imagem e seu conjunto de habilidades, como Linkedin, Instagran, plataformas de aprendizado online como Udemy. Utilize também essas plataformas para adquirir certificados e demonstrar seu compromisso com seu desenvolvimento.

5 – Aproprie-se do seu desenvolvimento

Para nos tornar e permanecer bem-sucedidos, precisamos garantir nosso valor e perseguir incansavelmente o aprimoramento das nossas competências, portanto é importante estabelecer um planejamento de aprendizagem. Invista em você, você é seu maior patrimônio. Invista em horas de aprendizado formal (faculdade, pós-graduação, escola de língua estrangeira) e no informal (cursos e certificações EAD de entidades particulares ou da própria empresa, palestras, oficinas). Lifelong learners podem buscar mentores, para aprender com sua experiência de vida e prática ou até mesmo coach para estabelecer ações práticas e ter resultados mais rápidos. Busque feedback com seu líder, pares, liderados, clientes, todos podem contribuir e lhe dar uma visão do que você precisa desenvolver.

6 – Faça o que você ama

Passamos de 40-50 anos trabalhando e isso impacta diretamente na nossa saúde e bem-estar. Sendo assim, é primordial que façamos o que gostamos, que tenha propósito para nossa vida ser bem vivida, e isso deve incluir Hobbies, relacionamentos e espiritualidade. Tenha em mente que trabalho é diferente de emprego. Enquanto trabalho está ligado a objetivos e realizações profissionais, emprego é simplesmente uma forma de conseguir renda. E saber exatamente a diferença entre essas duas palavras pode te ajudar na vida profissional. Passar boa parte da vida fazendo algo que não gosta, pode tornar nossa vida sem sentido e entediante.

7 – Mantenha-se funcional

A capacidade de permanecer vital pode contribuir para o desenvolvimento de uma pessoa. Esse objetivo exige que os indivíduos façam da saúde e bem-estar uma prioridade, pois não conseguimos mais diferenciar o pessoal do profissional. Os cuidados pessoais, como alimentar e dormir bem e a prática de exercícios pode ter um enorme impacto na sua capacidade de aprender, reter e recuperar conhecimento.

 Para melhorar seu desenvolvimento, perceba se em algum assunto você tem o mindset fixo e seja agente de mudança, afinal todos temos a capacidade de aprender, basta termos a consciência de que podemos exercer nossas capacidades através do autoconhecimento. Reconheça que cabe a você o poder de transformar seu mindest, interprete novas tarefas, ideias e situações, se abra para novas possibilidades e foque no seu crescimento.  

Assuma a responsabilidade com seu desenvolvimento contínuo, estes elementos podem servir como guia para quem deseja permanecer relevante e crescer em novos e diferentes papéis ao longo da sua carreira. Não esqueça: o papel de protagonista é pessoal e intransferível.

Até a próxima!

José Ricardo do Carmo

Executivo de Contas na TIM Brasil

4 a

Parabéns por esta publicação! Objetiva e motivacional. Somos os protagonistas em nossas vidas.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos