O prazer do foco e da concentração no aqui e agora
Muitas vezes, o que fazemos fora do ambiente de trabalho é justamente o que vai nos deixar em boas condições físicas e mentais para desenvolver nossas obrigações com clientes, colaboradores e empregadores.
Quando pensamos em "folga", é normal que nos venha à mente aquela vontade de passar o dia todo confortavelmente esticado num sofá assistindo filmes, séries e o que mais aparecer pela frente. Mas isso não necessariamente significa descanso.
Quando chega o fim de semana e somos capazes de romper a barreira que nos mantém presos ao sofá ou à cama, já temos meio caminho andado para aliviar o stress mental que acaba nos fazendo pensar em trabalho até mesmo nas horas de descanso.
O cansaço físico é fácil de resolver: uma boa noite de sono vai deixar o seu corpo pronto pra outra. Mas é o cansaço mental que ressoa mais fortemente nas origens do nosso stress. Por isso, é preciso lutar contra a inércia nos momentos de folga.
Recomendados pelo LinkedIn
O verdadeiro descanso para a mente está em fazer atividades que requeiram sua concentração para coisas não relacionadas ao trabalho: atividades físicas, jogos de lógica, vídeo-game, baralho, não importa. O que importa é que você possa fazer atividades que, além de dar prazer, sejam capazes de tomar toda a sua atenção.
Filosofias e dogmas à parte, é da tradição zen a famosa máxima: "Esteja presente no momento presente". Quando sua atenção está totalmente voltada para o aqui e o agora — sobretudo em atividades lúdicas e momentos de lazer —, nossa mente tende a se educar para manter a concentração no que realmente está a nosso alcance: o presente.
Trago essas palavras não como o dono da verdade ou mestre filosófico a ser seguido, longe disso. Compartilho essas ideias como alguém que vive justamente esse processo nos momentos de folga: aproveitar e me concentrar ao máximo no que estou fazendo quando tenho meu lazer com minha família e amigos.