O primeiro emprego - atenção, essa postagem poderá ajudar alguem que você conheça.
Afirmo com convicção: no varejo em todas as grandes redes de lojas ou até nas pequenas empresas dos mais diversos segmentos: calçados, confecções, supermercados, óticas, móveis e eletrodomésticos, telefonia, automóveis e muitas outras áreas estão precisando de profissionais: montadores de móveis, vendedores, cobradores, caixas, crediaristas, gerentes etc, eles estão contratando!
Sempre existiu um grande paradigma de que as empresas não se importavam em contratar jovens sem experiência. Era comum jovens chegarem até mim acompanhado de seus pais e falarem: - "Eu quero trabalhar, mas não me contratam porque não tenho experiência".
Muitas vezes eram os pais que decepcionados por estarem a tanto tempo procurando um emprego para os filhos justamente poderem ajudar no orçamento familiar e mostrar um caminho profissional para eles dizerem: - "Se não derem uma chance para o meu filho como ele poderá ter alguma experiência?"
Hoje os dias são outros, a mentalidade dos empregadores mudaram e todos ou a maioria já sabem da importância de contratar pessoas que nunca trabalharam ou que não tenham experiência na determinada área ou função dentro da sua organização.
Se está procurando emprego a muito tempo e não consegue é hora de você rever seus conceitos de como você está agindo para poder pedir o emprego, pois não é apenas entregar o curriculum que muitas vezes você fez, todo bonitinho ou mandou fazer, mas a interação que você consegue com o contratante. Preste atenção nessas dicas:
- Procure sempre entregar o curriculum na mão do contratante, ou seja, chefe de setor, gerente ou o dono da empresa.
- Nunca chegue acompanhado por filho, irmão, pais, esposa, namorada etc, dá impressão que você é totalmente dependente.
- Cuidado com suas roupas, não precisa estar com roupas de marca, mas trajado a caráter, roupas limpas, discretas e por favor, nada de bonés e mascando chicletes.
- Como estamos falando de primeiro emprego, preste atenção: escolha uma função na qual você acha que seu perfil se enquadra, talvez possa gostar de vender, faça então cursos profissionalizantes no setor: técnica de vendas, negociação, oratória, motivacionais, informática entre outros; se acha que tem perfil de telefonista, faça cursos no setor e assim por diante, busque conhecimento.
- E o que praticamente todos os contratantes detestam, o que pode parecer ser uma frase impactante acaba causando um efeito contrário. É quando o contratante pergunta: - Qual cargo gostaria de executar? e você responde -" Qualquer um serve, só quero trabalhar!" Como já disse, escolha uma função, se especialize nela com cursos profissionalizantes e coloque no curriculum todos os cursos.
E para finalizar, para você conseguir sucesso na busca do seu primeiro emprego, talvez minha dica mais importante, aquela que vai dar a você a chance mais formidável de ser contratado, preste atenção, eu sempre contratei todos que vinham até mim e diziam com convicção olhando dentro dos meus olhos: "-Se você me contratar, se a empresa me abrir essa porta, eu garanto que irei superar todas as expectativas, é só me dar essa oportunidade!"
Essa dica é infalível! Desafie com muito respeito o contratante, isso sempre funciona! Afirme com convicção que você será um excelente funcionário. E quando estiver no seu primeiro ou novo emprego seja sempre educado e cortes com todos, agradeça sempre quando algum superior ou colega de trabalho te dar alguma dica ou corrigirem algum erro que é normal no período de adaptação.
Agradeço se deixarem algum comentário e sempre estarei a disposição para tirar qualquer dúvida.
Nunca desista dos seus sonhos!