O problema da balança - prepare-se para um verão com saúde e sem neuras
Seu peso não define sua saúde!
Faltam pouco mais de 3 meses para o verão chegar. Com isso, as dietas milagrosas para emagrecer antes do seu início começam a aflorar. E aí, muitas pessoas recorrem à restrição calórica severa e começam a ver o número na balança cair.
Mas calma! Role a página para entender por que o peso na balança não é o único fator que importa.
O mito da balança
Estar com sobrepeso ou muito abaixo do peso é, sim, um indicador de saúde. O índice de massa corporal (IMC) é amplamente usado como triagem em todo o mundo.
Perder peso nem sempre significa perder gordura. A perda rápida na balança pode ser resultado de desidratação ou perda de massa magra, não de gordura. Para monitorar a composição corporal de forma precisa, é essencial medir circunferências e dobras cutâneas, por exemplo.
O impacto na saúde mental
Além disso, focar apenas no peso pode ser prejudicial à saúde mental. Quando você se preocupa excessivamente com o que come e com o que a balança mostra, isso pode gerar ansiedade, distúrbios alimentares e até depressão.
Recomendados pelo LinkedIn
Perder peso com qualidade
Uma grande restrição alimentar pode causar problemas nutricionais e até desnutrição. O peso não é o único indicador de bom estado nutricional. É fundamental considerar o histórico, a alimentação, os hábitos e a rotina para uma visão mais global.
Adote um estilo de vida saudável
Não espere resultados milagrosos em 30 dias. Na maior parte das vezes, como estamos hoje é consequência de meses ou até anos de maus hábitos.
Adote um estilo de vida saudável, com uma alimentação variada, com maior consumo de frutas e vegetais, oleagionosas e menos ultraprocessados, ricos em calorias, gordura saturada e sódio. Mas, claro, sempre com moderação, sem extremismos, sem restrições graves. Pois comer vai além de se alimentar. Além disso, adote a prática de atividade física regularmente e procure ter um sono de qualidade.
Por fim, se possível, procure profissionais da saúde, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e fisioterapeutas, que entendam sua jornada, te libertem das amarras da balança e te ajudem a perder peso com qualidade e saúde, no sentido mais amplo da palavra. Pois ser saudável é ter corpo e mente sãos.
Achou interessante? Curte aí e compartilha com teus amigos!
Aproveita e segue a gente lá nas nossas redes sociais 😬