O Processo de DESIGN de um MODELO DE NEGOCIO.
Em primeiro lugar e antes de se desenvolver o tema, explicar em concreto qual o conceito de um Modelo de Negócio.
Um Modelo de Negócio descreve os fundamentos e o método que uma Organização desenvolve no sentido de captar valor económico-financeiro no meio envolvente em que se insere.
O Modelo de Negócio espelha a estratégia que se pretende fundamentar e implementar, recorrendo-se às estruturas organizacionais, de processos e de sistemas.
Existe consenso alargado de que um Modelo de Negócio pode ser retratado em 9 blocos constitutivos básicos, que refletem a direção de como uma empresa pretende gerar valor.
Esses nove blocos percorrem as quatro principais áreas de um negócio, designadamente, os clientes, a oferta, as infraestruturas e a viabilidade económico-financeira.
Os 9 blocos constitutivos a saber são nomeadamente os seguintes:
SEGMENTO DE CLIENTES: Definição dos diferentes segmentos de clientes.
PROPOSTAS DE VALOR: Quais as soluções proposta para resolução dos problemas dos clientes e satisfazer as necessidades e desejos dos mesmos.
CANAIS: Definição dos meios de comunicação e distribuição para entrega da proposta de valor aos clientes.
RELAÇÕES COM OS CLIENTES: Definição do tipo de relações que se pretende privilegiar e que são mantidas com cada Segmento de Clientes.
FLUXO DE RENDIMENTOS: Identificação das fontes de rendimento que advém da proposta de valor oferecida em cada um dos segmentos de clientes
RECURSOS-CHAVE: Saber quais os ativos imprescindíveis para a entrega da proposta de valor.
ATIVIDADES CHAVE: Identificação das atividades chaves fundamentais à geração dos rendimentos.
PARCERIAS CHAVE: Quais as atividades que serão trabalhadas em conjunto com parceiros e daí resultarem sinergias.
ESTRUTURA DE CUSTOS: Qual a estrutura de custos da empresa necessários para o garante da oferta da proposição de valor.
Em termos do processo de design de um Modelo de Negócio, é de referir em primeiro lugar de que cada processo é único e, tem as suas especificidades no que respeita a desafios, restrições e seus fatores críticos de sucesso.
As etapas a serem percorridas para se preparar o design de um modelo de negócio bem-sucedido são as seguintes:
MOBILIZAR:
Reunir os elementos necessários a um design de sucesso, sensibilizar as equipas para a necessidade de se criar um novo modelo de negócio e, transmitir as vantagens que dai resultam e mobilizar as equipas a participarem na análise e discussão do modelo a ser implementado.
COMPREENDER: Investigar as tendências, oportunidades no meio envolvente, aprofundar os conhecimentos no que se refere a áreas fundamentais como sejam os clientes, tecnologia, e ambiente.
DESIGN: Testar as diferentes opções de modelos de negócio em carteira, para tal, deve-se passar das ideias à criação de protótipos do modelo de negócio e selecionar o design do modelo de negócio mais satisfatório.
IMPLEMENTAR: Introduzir o protótipo do modelo de negócio escolhido.
GERIR: Corrigir, melhor o modelo em conformidade com as respostas dadas pelo mercado.
Por último é de referir que cada uma das fases anteriormente referidas, deverá ser revista caso a caso, qualquer das formas, pode-se concluir que a criação de Modelos de Negócio resulta de objetivos, designadamente, as satisfação das necessidades ainda não satisfeitas no mercado, oferecer novas tecnologias aos mercados, introdução de novos produtos ou serviços, melhorar a atual oferta, transformar radicalmente o atual mercado, e para tal, criando ou melhorando Modelos de Negocio.
Faço votos de ter sido útil!
Ao vosso dispor,
Pedro Carvalhosa