Modelo de Negócios Canvas: Qual a importância?
A modelagem de negócios é um dos primeiros passos na estruturação de um business, nela é onde você vai entender cada elemento do seu negócio, desde o segmento de clientes que você quer atender, até a sua estrutura de custos. Construir esse modelo e validá-lo é necessário não só para quem está começando um negócio, mas para aqueles empreendedores que já estão no mercado e visam o seu crescimento.
Para quem não conhece o modelo de negócios canvas, veja esse modelo:
De maneira breve, o preenchimento do canvas funciona da seguinte forma:
1 - O primeiro passo é entender qual é o segmento de clientes que você quer gerar valor a partir daquele produto/serviço.
2- Nesse passo você irá definir as suas propostas de valor para o cliente, ou seja, quais benefícios você irá entregar para ele?
3- Agora defina por quais canais seu cliente poderá obter o valor que você oferece.
4- O quarto passo engloba o relacionamento com seu cliente, ou seja, de que forma você irá manter contato? Quais os meios você irá utilizar para fidelizá-lo?
5- Nesta etapa você irá definir as fontes de receita do seu negócio, ou seja, como a sua empresa gera ou irá gerar caixa?
6- Sexto passo é definir os recursos-chave do seu negócio, quais os recursos a organização precisa para gerar o valor definido? Seja de tecnologia, pessoas, estruturas, e entre outros.
7- Quais são as atividades-chave do negócio? O que precisamos fazer para que os recursos funcionem e gerem o valor planejado?
8- A oitava etapa é entender quais são as parcerias principais para o seu negócio, precisa terceirizar alguma etapa do processo? Quais são os melhores fornecedores? Que tipo de parcerias podemos ter para gerar mais valor ao cliente?
9- O último passo, mas não menos importante, é definir a estrutura de custos do business, aqui iremos entender a real viabilidade do negócio, e quais custos englobam a nossa proposta de valor.
Entender cada elemento, e como eles contribuem com a entrega da sua proposta de valor é fundamental em uma organização. A partir deste quadro o gestor do negócio pode ter uma visão rápida de cada elemento da empresa, visando mudanças que melhorem os processos.
A estruturação de um negócio parte de entender o seu produto, seu consumidor e o funcionamento das vendas. A partir do momento que você entende esses 3 pontos você pode construir o seu modelo de negócios canvas, definindo os 9 elementos que foram explicados. O próximo passo é a validação desse modelo, onde você vai encontrar no mercado respostas para entender se o seu modelo é viável e quais melhorias devem ocorrer.
O modelo do negócio é algo que deve fazer parte do dia-dia da organização durante todo o processo de validação do negócio. Uma maneira de executar esse processo de validação para novos negócios é através do Mínimo Produto Viável (MPV), em uma outra oportunidade irei explicar em detalhes sobre.
Para entender a importância de ter o modelo bem definido e validado basta pensar no mercado de franquias. Por quê o franchising é tão forte hoje em dia? Pois uma empresa que é franquia ela já passou pelo processo de validação do negócio, ela já tem um modelo testado e definido, e quando parte para a etapa de replicação do modelo se torna mais fácil que dê certo.
Para finalizar esse artigo, deixo a frase de um dos criadores desse método tão importante para a gestão estratégica de negócios.
“Um modelo de negócio descreve a lógica de criação, entrega e captura de valor por parte de uma organização.” (Alexandre Osterwalder)
Se eu pudesse resumir essa metodologia em poucas palavras seria: "Proposta de valor". Entender o benefício que o seu negócio gera na vida dos clientes, e como fazer isso da melhor forma é fundamental para um organização.
Se quiser baixar o modelo canvas utilizado nesse artigo clique aqui e acesse a aba "Ágil UP!".
Espero que tenha contribuído de alguma forma, até a próxima e obrigado.
Engenheiro | Vale
5 aVocê é gigante, tem um futuro brilhante!