O profissional do futuro.
Hoje em dia, nos ambientes corporativos, os temas da moda são: inteligência artificial, inteligência cognitiva, deep learning, big data, ciência de dados, transformação digital, robotização, métodos ágeis, design thinking, growth hacking entre outros.
E fala-se bastante que tudo isso veem para acabar com os empregos. De fato eu acredito que os empregos serão reduzidos, em alguns países mais desenvolvidos já se fala de Bolsa Global, onde o estado proverá um salário mínimo para as pessoas que não conseguirem manter seu emprego.
Na minha opinião, é que o profissional do futuro será o profissional do presente desde que este esteja em constante e rápida evolução. Na realidade, sempre foi assim, a diferença que temos atualmente, é que a necessidade de evoluirmos se tornou mais evidente, e principalmente o desenvolvimento precisa ser em menores espaços de tempo. Com tanta evolução da tecnologia, as pessoas precisam ter em mente a evolução diária.
Gosto muito da ideia do livro “Cresça 1% ao dia” do autor Fernão Battistoni. Além de nos trazer assuntos super relevantes também traz essa consciência de que o nosso crescimento é diário.
Os que não se dedicarem ao seu autoconhecimento e autodesenvolvimento perderão espaço para a tecnologia, isto é um fato. Mas vale lembrar que a criação de profissões que ainda não existem também é um outro fato.
Recomendados pelo LinkedIn
Precisamos estar atentos a nossa carreira, a nossa empregabilidade, fazermos reflexões de quem somos, (autoconhecimento), o que fazemos e gostaríamos de fazer, como estamos em relação ao futuro. Já sabemos que precisamos nos adaptar e evoluir o tempo todo, mas hoje, com toda a tecnologia que temos disponível, essa mudança se faz necessária ser muito mais rápida que há algum tempo atrás.
Construir e/ou praticar o ato da mudança se chama autodesenvolvimento. E lembre-se que crescer dói, nunca foi fácil e nunca será. Exigirá o seu máximo esforço todos os dias, nunca aceite o seu mínimo ou médio, mesmo para os assuntos que ainda não domina. Sempre dê o seu máximo buscando mais conhecimento.
Para nos mantermos empregados precisamos evoluir o máximo possível. Se nosso emprego irá continuar existindo não sabemos responder, mas podemos ser responsáveis por nos mantermos empregados.
Lembre-se: quem cria o futuro e os próximos empregos somos nós mesmos. Afinal de contas os produtos e serviços que vamos precisar - os geradores de empregos futuros - nascerão exatamente das nossas futuras necessidades.
Gestora Comercial de pessoas e carteiras de negócios.
3 aAdorei Rodrigo e é isso mesmo. O resgate das razões para a nossa felicidade e os reais legados que queremos deixar precisam ser reflexões constantes e muitas vezes tudo corrobora para que isso não aconteça! Top parabéns!
Gerente Estratégia de Negócios
3 aExcelente reflexão, parabéns e muito obrigado!
Superintendente Comercial de Seguros Bradesco Seguros
3 aAdoro seus artigos Rô! 👏👏👏👏
Supervisor Atd de Sinistro Auto e Premium (PCD)
3 aFantástico artigo, Rodrigo! Estou terminando minha pós, já pensando no próximo passo (turbinar o Excel) para que no próximo ano possa investir no Power BI. Obrigado por compartilhar seu conhecimento! #Autodesenvolvimento #Profissionaldofuturo
Coordenador na GHAIA ASSESSORIA SECURITÁRIA
3 aMuito bom! Obrigado por compartilhar conosco!