O QUE É CONSCIÊNCIA?
Estar ou ser consciente pode ser questão de informação e conhecimento. Agir com consciência é escolha.
A palavra consciência e seu derivado “consciente” aparecem atualmente qualificando muitas coisas. Ouve-se sobre “liderança consciente”, “cidadania consciente”, “eleitor consciente”, “empresas conscientes”, “ação consciente”, “elevação do nível de consciência”. Eu mesmo uso para nomear um programa que desenvolvo: “Negociação Consciente”.
A definição de consciência pode ser encontrada na filosofia, na sociologia, na medicina, na psicologia, nas religiões. Vou usar aqui a definição de um dos principais neurocientistas da atualidade.
“Consciência é um estado mental no qual existe o conhecimento da própria existência e da existência do mundo circundante.” António Damásio, em “E o Cérebro Criou o Homem”, pág. 197.
Às vezes é conveniente usar a ausência para explicar a presença. Como seria o mundo e como seríamos nós sem a consciência? Uso mais uma vez um trecho do livro do António Damásio para explicar.
“... sem a elaborada versão humana de consciência que hoje possuímos ... A criatividade não teria florescido. Não existiriam a música, a pintura, a literatura. O amor nunca seria amor, apenas sexo. A amizade seria apenas uma cooperação conveniente. A dor nunca se tornaria sofrimento, o que não lamentaríamos, mas a contrapartida dessa dúbia vantagem seria que o prazer nunca se tornaria alegria. Sem o revolucionário surgimento da subjetividade, não existiria o conhecimento e não haveria ninguém para notar isso; consequentemente, não haveria uma história do que os seres humanos fizeram ao longo das eras, não haveria cultura nenhuma.” Pág. 16 e 17.
Recomendados pelo LinkedIn
Portanto, é a consciência que nos leva a compreender que não somos seres isolados, que a própria vida não é um fenômeno específico de cada ser, mas o produto de intensa interação entre todos os seres que habitam um mesmo espaço, uma comunidade. Comunidade que pode ser um prédio de apartamentos, um conjunto de escritórios, uma fábrica, uma empresa, uma fazenda. Pode ser um bairro, uma cidade, um estado, um país, o planeta. O universo.
Ter consciência disto é o que pode levar as pessoas a entenderem que a vida é um complexo sistema de relacionamentos entre seres vivos. E que cada ação dentro desse sistema tem impactos no sistema todo. Em termos espaciais e temporais. O que se faz hoje terá consequências nas próximas horas, nos próximos dias, meses anos, décadas, séculos, milênios. Basta ver as realizações de civilizações que existiram há milhares de anos e que têm reflexos no que fazemos até hoje. E continuarão a ter no futuro.
Então, podemos ter escolhas. Como gostaríamos que o mundo fosse amanhã, no próximo ano, dentro de 10, 20, 50 anos? Ou ainda mais além?
Elevar o nível de consciência é se apoderar dessas reflexões e ir para a ação. Buscando parceiros que possam e queiram se agregar num mesmo movimento de transformação. Em que as ideias e uma visão arrebatadora do futuro liderem a jornada.
Qual é a sua escolha?
Conectar Expande! Conectar Escala! Eu ajudo a sua empresa a crescer através de alianças e parcerias estratégicas!
2 aTarcisio, muito bom! Obrigado!
Conselheiro | Mentor
3 aParabéns Tarcisio Cardieri ! Ótimo texto , inspira !