O que é fatFIRE e +
Quando você pensou que o “quiet quitting | desistência silenciosa” poderia estar se esfriando, a internet deu origem a uma tendência alterativa que não é nova nem representativa dos sentimentos e ações da maioria dos trabalhadores. Mas, assim como “desistir em silêncio”, o movimento fatFIRE cria controvérsias e desacordos.
O que é fatFIRE?
FIRE é um acrônimo financeiro criado na década de 1990 que significa “independência financeira/aposentar-se cedo”. Tradicionalmente, isso significa tomar decisões frugais no início de sua carreira para que você possa economizar e não passar o resto de seus bons anos trabalhando.
fatFIRE significa FOGO + gordo, como você ganha muito dinheiro, você gasta muito dinheiro e depois se aposenta com um grande estoque de dinheiro. “Se você deseja se aposentar antecipadamente, mas não quer viver com um orçamento apertado, a abordagem FatFIRE pode ser a que faz mais sentido para você”, esse é o pensamento de Nick Wolny. Como o custo de vida varia muito, não há um número acordado que constitua oficialmente um grande estoque de dinheiro.
O modelo de pensamento não recomenda que você deixe seu emprego se atingir esse número calculado de FIRE, por mais que teria a estabilidade financeira, seria algo mais para a sensação de liberdade, de não depender do trabalho atual, viver no papel de refém.
Anti-desistência silenciosa
FIRE e fatFIRE entraram na conversa no local de trabalho ultimamente porque estamos cansados de falar sobre “desistir silenciosamente” e queremos balançar descontroladamente na direção oposta. Isso é o que fazemos. Mas a conexão entre o fatFIRE e a desistência silenciosa é, na melhor das hipóteses, vazia. “Comparar a desistência silenciosa com o fatFIRE é como comparar a compra de uma casa na Califórnia com a compra de uma casa em Nárnia”, disse-me Ed Zitron
Desistir tranquilo é decidir trabalhar menos horas ou se importar menos com o seu trabalho para combater o esgotamento. FatFIRE é o oposto, bom, mais ou menos. A ideia é que você trabalhe o máximo que puder em um emprego (goste ou não) desde que esteja ganhando muito dinheiro.
Por isso, comparar os dois não faz muito sentido. FatFIRE sugere que a quantidade de esforço que você coloca em seu trabalho ou seu trabalho está diretamente correlacionada à quantidade de dinheiro que sai. As pessoas estão sugerindo que você simplesmente aspire ao seu número 'FOGO' ... o que pode ser qualquer valor para o que você sonhar.
O que a Pandemia tem culpa nisso?
Nossa visão sobre o trabalho mudou radicalmente desde 2020 e tem muito mais a ver com o fato de estarmos voltando para um escritório ou remoto para sempre. Alguns anos em casa fizeram com que muitos trabalhadores reavaliassem sua relação com o trabalho e sua vida pessoal. E muitos profissionais da Geração Z que se formaram na faculdade e começaram a trabalhar depois de 2020 têm pouca ou nenhuma experiência de como era o trabalho antes.
Cara Brennan Allamano, diz que, FatFIRE é realmente apenas o mais recente nome atraente para um dos novos caminhos de colaboradores que estamos vendo surgir à medida que os impactos da pandemia e as novas gerações que entram na força de trabalho criaram maneiras de ver o que uma carreira pode e deve ser.
Recomendados pelo LinkedIn
Então o FatFIRE é apenas uma trend? é difícil considerar isso por que não se tem dados para validar, mas muitas pessoas estão, de fato, estocando grandes pilhas de dinheiro. Mas se eles, os "super poupadores", vão usar esse dinheiro para se aposentar aos 40 anos e Tio Patinhas para o resto de suas vidas, é mais difícil de determinar.
O que o RH pensa sobre o assunto?
Nossa maior preocupação hoje, ainda mais depois da pandemia é gerenciar e prevenir o esgotamento dos trabalhadores, uma ideia baseada em trabalhar o máximo possível apenas por um grande salário é um pouco anacronismo para muitos deles.
Embora possa incentivar o trabalho duro e o forte envolvimento com o trabalho, também estabelece metas muito altas e quase que inatingíveis que podem resultar em esgotamento e problemas de saúde, estamos sim falando de saúde mental. Acumular uma grande quantia de dinheiro quando você não consegue se desligar do trabalho, viver e conviver em sociedade, se divertir não parece um caminho bom a seguir, tudo na vida deve ter um equilíbrio.
Parece linda a proposta de trabalhar horrores para se aposentar cedo, é difícil planejar adequadamente ou precisamente para uma vida longa, com futuras responsabilidades familiares ou requisitos de saúde, além de antecipar fatores macro de politica, economia e também de mercado, são muitas variáveis.
Acho que sim ter um bom salario faz sentido, mas trabalhar em 2/3 ou mais projetos, vai tirar o privilégio de viver, todos nós temos uma vida para viver, eu não pensar em pegar esse privilégio e desperdiçá-lo em algo que não me traz ou traz um pouco de alegria além de um alto salário.
Por outro lado, se o colaborador quer trabalhar assim, não cabe ao RH dizer que não deve ou não pode. Se um colaborador está focado em ganhar mais dinheiro no menor período de tempo é realmente algo que pode funcionar bem para ambas as partes, desde que todos os envolvidos tenham uma visão clara de como isso será.... as horas extras ou muitas viagens para o trabalho, podem ser as oportunidades perfeitas para os indivíduos do fatFIRE possuírem como uma oportunidade de se esforçar mais e guardar mais dinheiro.
Então, dinheiro compra felicidade ou não?
Isso é uma resposta que é de cada um, mas tem estudos que em média 70% dos trabalhadores que tem bons salários dizem que estão no controle de sua situação financeira do que os demais. Os trabalhadores com salários mais altos também são muito mais propensos a descrever sua experiência de trabalho como “incrível” ou “ótimo” do que os trabalhadores com salários mais baixos.
Não que o salário seja tudo o que alguém precisa para ser feliz, isso não o torna ótimo para os resultados de uma empresa. Embora alguém achar que seu salário é recompensador o suficiente para aguentar um trabalho que odeia, a realidade é que provavelmente não produzirá grandes resultados.
Vale parar para pensar o que realmente funciona para você e o que vai de encontro com os seus planos!