O Que é Inbound Marketing e sua importância para os Negócios Atuais?

O Que é Inbound Marketing e sua importância para os Negócios Atuais?

Para podermos entender o que é Inbound Marketing e sua importância, vamos voltar um pouco no tempo.

 10 Segundos sobre o Nascimento do Marketing

A gênese do marketing possuí diversas versões, mas vamos optar pela que o marketing tradicional nasceu após a revolução industrial, com a necessidade da indústria em criar um mercado de compradores. Paralelamente o estudo da Hierarquia das Necessidades Humanas, desenvolvido por Abraham Maslow, acordou o homem para a ideia de que o ser humano podia se abrir para consumir produtos, se soubéssemos como despertar seus desejos de consumo criando nele a necessidade para adquirir algo. 

10 Segundos sobre o Nascimento da Internet

A internet, enquanto infraestrutura, nasceu em 1969, com a necessidade militar do governo americano para que, em caso de guerra, os postos militares não perdessem comunicação entre si, a partir de 1970 este conceito avançou para a área acadêmica, somente em 1989, Tim Berners Lee, criou a WWW como a conhecemos hoje, foram vitais para isso a criação de alguns itens: um protocolo de comunicação entre os pontos chamado de TCP/IP (Transmission Control Protocol / Internet Protocol), outro para garantir a integridade dos dados trafegados: esse protocolo é o HTTP (HyperText Transfer Protocol),  uma meta linguagem chamada HTML (HypeText Markup Language) e um software que pudesse interpretar os códigos escritos por ela, chamado de navegador, naquela ocasião o famoso extinto Netscape. Os códigos HTML viajavam naquela ocasião via linha discada a incríveis 2,4 Kbit/s. 

1998  A Comunicação em um Novo Patamar

Enquanto o mercado do marketing buscava suas formulas revolucionarias de vender produtos, através de seminários, feiras e ações de marketing direto, a internet silenciosamente vinha se alastrando tomando conta das casas dos cidadãos do mundo.

Em 1998 uma grande mudança na forma de operação da internet começava a se formar, o lançamento da plataforma de busca Google com um novo algoritmo de buscas conseguindo em tempo recorde um maior número de resultados altera a forma como os usuários se relacionam com a WWW. Os usuários começam a buscar informações ao invés de aceitar tudo o que chega para eles.

Em 2004 com a entrada da tecnologia 3G associada aos SmartPhones, foi dado mais um grande passo para as mudanças de comportamento de mercado, pois o usuário não precisa mais de um computador para poder navegar na internet, ou pesquisar por informações, lazer, gastronomia, curiosidades, etc. Os usuários passam a fazer isso a qualquer hora e de qualquer lugar, desde que o sinal esteja disponível. 

Mudança de Paradigma

É neste momento que começa a mudança de paradigma, os usuários começam a procurar por tudo na internet e dada a velocidade e a facilidade com que encontram o que procuram este torna-se um canal apropriado para buscar as milhares de ofertas de produtos e serviços. É exatamente neste momento que a fidelidade a um produto ou a uma marca está por um clique de mouse, pois insatisfeito com qualquer atitude do fornecedor, basta um clique em uma nova busca e o concorrente está ali na sua frente com uma oferta e basta outro clique e o cliente mudou de fornecedor. As linhas aéreas foram as primeiras a enfrentarem essa concorrência brutal o que os levou a serem criativos. Os usuários passam a ignorar o que chega para eles através dos correios, tanto convencional como eletrônico, este processo é lento e absurdamente acelerado pela péssima prática do spam. 

SPAM – O Mal do Século

O spam é o terrorismo digital, um mal a ser combatido a todo custo, de acordo com a cert.br somente em 2015 foram mais de 710 mil spams denunciados no Brasil, o portal denominado “The Statistics Portal” indica que em dezembro de 2014 o volume de spams era de 66,41% dos e-mails trafegados na net, ou seja, mais da metade dos e-mails trafegados são porcaria. Os usuários mais avançados configuram mecanismos de proteção que acabam eliminando parte dos spams, mas com eles sempre acaba sendo desperdiçado um e-mail válido, chamado falso positivo, o que pode ser um e-mail extremamente importante que foi descartado erroneamente. O e-mail marketing, prática adotada desde o princípio dos anos 2000 e intensificado a partir de 2010, passou a perder efetividade com a proliferação de venda de listas piratas de nomes desqualificadas o que intensificou a péssima prática de spam. Hoje é possível comprar uma lista com 2 milhões de nomes, setorizados por categoria de atuação por menos de R$100,00, mas sem absolutamente nenhuma qualificação. O resultado é que nós, usuários, recebemos propagandas e nem olhamos seu conteúdo, já descartamos para o lixo eletrônico. Como resolver esta questão? 

O Negócio é Atrair o Cliente

Se o paradigma mudou para um cenário onde o cliente é que procura o que quer descartando as comunicações que o atingem, o caminho é entender quem é o cliente, do que ele gosta, quais seus interesses, criar conteúdo relevantes, oferece-los ao seu cliente, pouco a pouco mostrar a seu cliente, que sua marca, seu produto é plenamente capaz de resolver seus problemas. Essas estratégias são o que definem o Inbound Marketing. 

Inbound Marketing consiste em atrair clientes despertando seu interesse pelos produtos ou pela marca e retê-los através de uma política de manutenção de interesse através de conteúdo relevante

  

Qual o Benefício para o Negócio

Para que uma organização possa se comunicar com seu cliente será preciso duas coisas básicas:

  • Conhecer-se a si mesmo: Qual seu produto, como sua marca é vista, quais seus defeitos, suas fraquezas, quais os pontos fortes, quais as dores dos clientes que são resolvidas, etc.
  • Conhecer a seus clientes: Quem são, o que gostam de fazer, onde vivem, onde eu o encontro, qual seu gênero, sua faixa etária, como costumam me encontrar, como costumam adquirir produtos, etc.

 O Inbound Marketing força as organizações a se autoconhecerem para poderem conhecer seus clientes e manterem uma relação verdadeira com os clientes, somente uma relação verdadeira poderá criar vínculos de fidelidade e angariar clientes que virão a tornar-se verdadeiros embaixadores da marca e do produto. Os embaixadores da marca e do produto são os maiores vendedores, pois sua palavra não é comprada, são promotores solidários, são voluntários, e apaixonados pela marca e capazes de convencer outras pessoas, e o melhor, o custo para desenvolvê-los é praticamente zero, mas não é fácil chegar a este nível com os clientes.

 Assim, o Inbound Marketing está transformando a forma das organizações praticarem o marketing nesta década, muito já vimos e ainda muito veremos, com a popularização ainda maior dos dispositivos móveis, da geolocalização, programas e games que utilizam a localização e o dispositivo móvel ainda provocarão muitas transformações na forma como o Marketing Digital poderá expressar seu poder de comunicação. Vamos aguardar as novidades e ver o que vem por aí.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Nilson Martinho

  • Gestão da Informação: É preciso?

    Gestão da Informação: É preciso?

    A informação é o bem mais precioso de qualquer indivíduo ou corporação, isto é o que todos dizem, mas será que pessoas…

  • Considerações B2B vs B2C vs B2B2C

    Considerações B2B vs B2C vs B2B2C

    No mundo do CRM e da tecnologia existem muitas siglas, o artigo de hoje trata de algumas muito especiais, pois…

  • Marketing de Conteúdo: Considerações

    Marketing de Conteúdo: Considerações

    Este é um dos termos mais em moda desde a disseminação do marketing digital. Mas, algumas perguntas que deveriam ser…

  • Diferença entre Digitalização e Transformação Digital

    Diferença entre Digitalização e Transformação Digital

    Neste momento de pandemia em que vivemos, onde muitas empresas se viram forçadas a liberar as pessoas para trabalhar…

  • S.E.M. e S.E.O. O que significam?

    S.E.M. e S.E.O. O que significam?

    SEM e SEO são siglas, por isso no título eu inclui os pontos após cada letra e aqui no texto não utilizarei afim de…

  • Qual a conexão entre a 4ª Revolução Industrial e a Transformação Digital?

    Qual a conexão entre a 4ª Revolução Industrial e a Transformação Digital?

    Seriam estas apenas mais duas expressões temporais? Em 2016 durante a edição anual do Fórum Econômico Mundial em Davos,…

  • Para utilizar Marketing Digital é mesmo preciso ter um site?

    Para utilizar Marketing Digital é mesmo preciso ter um site?

    Essa é uma pergunta que frequentemente recebemos e que não existe uma resposta absoluta. Em teoria, utilizar o…

  • Funil de Vendas

    Funil de Vendas

    O ciclo de vida do consumidor e o funil de vendas são muito parecidos e as vezes chegam a confundir-se. Inclusive…

    1 comentário
  • 9 Passos para Definir Estratégias de CRM

    9 Passos para Definir Estratégias de CRM

    Lembrando que CRM pode ser resumido como a administração de uma estratégia que envolve toda a organização com o…

  • Ciclo de Vida do Consumidor

    Ciclo de Vida do Consumidor

    Todas as empresas sobrevivem da venda de produtos ou serviços a seus clientes. Você já parou para pensar no que…

    1 comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos