O que é a Indústria 4.0?
Por Delano Lins*, embaixador para o tema Inovação no Sistema LIDE em Pernambuco
A Indústria 4.0 refere-se à quarta revolução industrial, que está mudando a forma como produzimos e distribuímos bens. A primeira revolução industrial começou com a energia a vapor, depois veio a produção em massa e, finalmente, a eletrônica e a automação. Agora estamos vendo uma nova era de fábricas inteligentes conectadas à Internet das Coisas (IoT). A IoT conecta máquinas e dispositivos uns aos outros para que possam se comunicar e ajudar uns aos outros a realizar seus trabalhos com mais eficiência.
Como as empresas estão adotando a tecnologia da Indústria 4.0?
Existem muitas maneiras pelas quais as empresas podem adotar a tecnologia IoT: usando sensores na fábrica ou até mesmo usando drones para fins de inspeção. Isso pode ajudar as empresas a economizar dinheiro em custos de produção e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência!
Indústria 4.0 é a última palavra da moda na manufatura, e não é difícil entender por quê. É um termo que descreve a maneira como a manufatura está mudando para atender às demandas da era digital.
Estamos todos familiarizados com a forma como a Internet das Coisas (IoT) mudou nossas vidas - de termostatos e lâmpadas inteligentes a assistentes ativados por voz como Alexa e Google Assistant - mas o que você pode não saber é que essa tecnologia também está mudando a forma como fabricamos produtos.
Por exemplo, os fabricantes agora podem rastrear a produção em tempo real, economizando tempo e dinheiro ao eliminar o desperdício. Eles também podem usar sensores IoT para monitorar a qualidade do ar e os níveis de temperatura de suas fábricas, para que possam otimizar a eficiência energética. Isso significa que suas marcas favoritas podem fazer coisas como garantir que tudo, desde os materiais de embalagem até os processos de envio, seja o mais ecológico possível!
Recomendados pelo LinkedIn
A Internet das Coisas (IoT) é um termo muito usado hoje em dia e pode ser difícil entender exatamente o que significa. Mas a verdade é que a IoT está em todo lugar – você provavelmente a está usando agora mesmo!
Por exemplo, digamos que você tenha um Amazon Echo em sua casa. O Echo se conecta à Internet por meio de Wi-Fi, permitindo que você faça perguntas ao Alexa ou reproduza música apenas com sua voz. Isso é IoT em ação.
Mas como isso se aplica ao seu setor? Vamos dar uma olhada em como a IoT pode impactar as empresas de manufatura: A Indústria 4.0 é um momento emocionante para as empresas de manufatura.
A ideia de fabricar com máquinas conectadas não é nova, mas a tecnologia da Indústria 4.0 significa que é mais fácil do que nunca rastrear a produção em tempo real e usar essas informações para garantir que suas máquinas estejam funcionando com eficiência máxima.
Isso pode ser tão simples quanto usar um sensor IoT em uma correia transportadora para rastrear quantos produtos estão se movendo pela fábrica, ou pode ser tão complexo quanto automatizar linhas de montagem inteiras com robôs que se comunicam entre si e se ajustam com base nas necessidades de cada um. seus arredores.
*Delano Lins tem uma longa e bem sucedida carreira executiva. Formado em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco, especializou-se em Marketing e Vendas pela Fundação Getúlio Vargas e em Human Resources Management pela San Francisco State University/CA, USA além de diversos cursos de especialização em Negócios em Harvard (Boston/MA) e Stanford (SFO/CA). Tem mais de 28 anos de experiência em vendas e desenvolvimento de negócios. Começou no rodapé dos organogramas e hoje atua como Sócio-Diretor da Unidade Norte-Nordeste da SEIDOR, tendo antes passado por empresas como SAP do Brasil, TMF Group, Netscout Systems, Saba Software, Cisco, 3Com, Alcatel-Lucent, Avaya, Enterasys Networks, Cabletron Systems e Novell, além de possuir certificações internacionais como instrutor de metodologias de vendas. Seu constante crescimento profissional deve-se a maneira bem humorada, e sobretudo humana, de conviver com o ambiente corporativo.
Engenheiro de produção
1 aParabéns Delano
Engenheiro de produção
1 aExcelente publicação parabens