O que é lead? 6 tipos para impulsionar as suas vendas
O mundo dinâmico do marketing digital abre diversas fronteiras para o seu negócio - independentemente do ramo de atividade. Hoje, as estratégias de captação e fidelização de clientela estão a todo vapor, abrangendo métodos inteligentes que rendem tanto a curto quanto a longo prazo. Os leads são um belo exemplo disso: gerando resultados duradouros desde o começo desde que implementados da forma correta. Mas o que é lead, exatamente?
O que é lead?
Lead é o termo usado para descrever a pessoa que demonstra interesse nos produtos ou serviços de uma empresa, fornecendo suas informações de contato de maneira voluntária. Essas informações geralmente incluem nome, e-mail e número de telefone - dados que a identificam antes mesmo de ela se tornar um cliente. Os leads são considerados essenciais para o processo de vendas justamente por isso: porque representam potenciais clientes no estágio inicial de interesse.
Um lead é captado, geralmente, por meio de alguma ação específica e planejada, como preencher um formulário, baixar um material ou assinar uma newsletter - qualquer coisa que faça-o interagir com a empresa de forma natural e pouco invasiva (e que ofereça ou não algum benefício ou recompensa em troca). Isso também pode ser feito quando a empresa:
Os 6 tipos de lead e como funcionam
Como veremos a seguir, os leads são classificados de acordo com:
Recomendados pelo LinkedIn
Leads qualificados, por exemplo, recebem o maior foco nessa frente de marketing, já que são aqueles que têm maior probabilidade de se tornarem clientes efetivos - ao contrário dos leads não qualificados, que podem ter apenas curiosidade ou interesse superficial na marca.
1. Lead Qualificado por Marketing (MQL)
Um MQL é um lead que foi identificado e nutrido pelo time de marketing; portanto, que está preparado para ser passado para a equipe de vendas. Esse lead demonstrou um nível de interesse suficiente com base em critérios predefinidos, como engajamento em campanhas, downloads de materiais e visitas ao site. Os MQLs são considerados prontos para o próximo passo no funil de vendas e têm uma maior probabilidade de conversão em clientes.
2. Sales Accepted Leads (SAL)
Um SAL é um lead que foi revisado e aceito pelo time de vendas, o que significa que os representantes acreditam que ele tem potencial para se tornar um cliente. Este estágio assegura que há um alinhamento entre os times de marketing e vendas sobre a qualidade e o potencial do lead, evitando desperdício de recursos em leads não qualificados.
3. Lead Qualificado por Vendas (SQL)
Um SQL é um lead que foi avaliado pela equipe de vendas e determinado como pronto para a compra. Este lead já passou pelos filtros de qualificação do marketing e da aceitação do time, estando no estágio final do funil de vendas. Como esses leads têm maior probabilidade de conversão, eles exigem um foco maior dos representantes de vendas.
Como os leads ajudam seu negócio a crescer
No fim do dia, a combinação das estratégias de captação de leads pode ajudar a construir um fluxo constante de clientes novos, alimentando seu funil de vendas e aumentando as chances de conversão. Para ver os outros tipos de lead e como eles ajudam seu negócio a crescer na prática, basta conferir o artigo completo que está em nosso blog. Também não se esqueça de assinar esta newsletter para ficar por dentro das novidades semanais.