A preciosa virtude de saber ouvir

A preciosa virtude de saber ouvir

A melhor maneira de influenciar uma pessoa, ganhar o direito de ser ouvido, descobrir coisas profundas do seu ser é que você antes de qualquer atitude aprenda a ouvi-la. Para ouvir você deve incorporar uma postura de empatia com as pessoas ou se colocar no lugar delas para tentar entender o que sentem e porque eles agem daquela maneira.

Quando foi a última vez que você sentou-se com uma pessoa e dedicou um pouco mais do seu tempo para ouvi-la? Esta é uma característica de bons líderes. Pode parecer que ouvir é uma atitude passiva, mas nós podemos fazer do ato de ouvir uma das ações mais produtivas dentro de qualquer ambiente e gerar melhores resultados no nosso desempenho como líderes.

Se você está focado em se tornar um líder que saiba ouvir a outra pessoa de uma forma ativa, será uma das melhores qualidades que você poderá adquirir. Como devemos ouvir?  Devemos fazê-lo com toda a nossa atenção nas palavras, gestos e posturas da outra pessoa, devemos ficar atentos enquanto ela fala com todo o seu ser. Necessitamos ouvir com os nossos olhos focados no olhar da outra pessoa, isso faz com que ela saiba que você está oferecendo toda a sua atenção e interesse no que ela está dizendo. Se a outra pessoa percebe a sua empatia, valoriza a sua comunicação, vai trabalhar duro para se comunicar bem em outras ocasiões e ao fazê-lo irá ao encontro de um nível mais profundo de satisfação e comprometimento. Entre as medidas que podemos adotar para ser um líder é desenvolver a capacidade de ouvir. Estes passos podem ser úteis.

O primeiro ponto é identificar uma pessoa que você poderia passar uma hora de seu tempo para ouvi-la pessoalmente. Organizar uma reunião com ela, realizar perguntas que deem lugar a sua capacidade de expressar os seus sentimentos e anseios. Tente descobrir aspectos fundamentais de sua vida. Mostre-lhe que está disposto a ouvir a desvendar o que está por traz de suas palavras, silêncios e atitudes. A reunião terminará quando você adquirir uma longa lista de novas informações sobre essa pessoa. O passo seguinte é classificar as informações que ouviu e sistematizar as que foram úteis para o objetivo almejado na reunião. Devemos separar o que são sentimentos expressos, ideias, crenças e até mesmo exageros e fatos minimizados. Estas informações podem ser classificadas de forma favorável para ajudar a outra pessoa.

Tente tornar-se uma pessoa que saiba ouvir. Você poderá começar a praticar com a  sua esposa ou filhos, dar a eles um pouco de tempo para ouvi-los atentamente. Apenas saber ouvi-los poderá vir a ser uma grande ajuda para a outra pessoa, fazer com que elas percebam o nosso interesse com a finalidade de colhermos as informações necessárias para ajudá-las de forma mais eficiente. 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos