O que é Plano de Saúde com Coparticipação? Entenda!
Pexels

O que é Plano de Saúde com Coparticipação? Entenda!

A saúde é um tema que, definitivamente, é uma grande preocupação para os brasileiros. Entre as diversas opções de contratação, existem os planos de saúde com coparticipação, isto é, uma alternativa que consegue se adaptar às suas necessidades econômicas.  

Mas você sabe qual a diferença entre um plano de saúde tradicional (pré-pagamento) e um plano de saúde com coparticipação? Confira abaixo os principais detalhes e entenda o que é a coparticipação e suas peculiaridades. 

O que é Coparticipação?  

Uma alternativa interessante tanto para o beneficiário, quanto para as empresas, o plano de saúde com coparticipação é uma modalidade onde o usuário, além da mensalidade, isto é, o valor fixo acordado no contrato, contribui também com uma parte das despesas pelo atendimento ou exames.   

Dessa maneira, uma vez que existe uma participação no custo dos procedimentos pelo beneficiário, a coparticipação entra como um fator moderador essencial para a utilização do plano. Assim, cria-se uma sinergia entre beneficiário, empresa e operadora de saúde, gerando equilíbrio na utilização, incentivando a redução do absenteísmo dos funcionários e estimulando o uso consciente do plano de saúde. Portanto, se utilizado de maneira adequada, traz grandes vantagens para as empresas e beneficiários.  

Dúvidas sobre quem pode contratar um plano de saúde? Confira o meu artigo!  

Assim como o plano de saúde tradicional (pré-pagamento), os planos com coparticipação também permitem acesso a diversos procedimentos, exames e internações. Sendo que sua principal diferença é que o usuário pagará uma porcentagem por cada procedimento realizado. Contudo, a ANS (Agência Nacional de Saúde) - órgão responsável por fiscalizar e regulamentar planos e seguros de saúde -, estabeleceu regras que fixam valores máximos a serem cobrados pelas operadoras. 

Quais são as regras do plano com Coparticipação? 

De acordo com a Resolução Normativa nº 433, foi estabelecido um percentual máximo a ser cobrado pela operadora para realização de procedimentos. Dessa forma, foram determinados limites (mensal e anual) para exposição financeira do consumidor (o máximo que o consumidor pode pagar, no total, por coparticipação e franquia) e redigidas também normas sobre a isenção da incidência de coparticipação e franquia em mais de 250 procedimentos, como exames preventivos e tratamentos de doenças crônicas. O intuito da medida, portanto, por meio da reguladora, é suprir lacunas existentes na legislação, garantindo maior previsibilidade, clareza e segurança jurídica aos consumidores.  

Outro aspecto importante trazido pela norma é a possibilidade de operadoras de planos de saúde oferecerem descontos, bônus ou outras vantagens aos consumidores que mantiverem bons hábitos de saúde. A expectativa é que a medida incentive a adesão de beneficiários a iniciativas como programas de promoção da saúde e prevenção de doenças mantidos pelas operadoras. 

Quanto ao estabelecimento de limites de exposição financeira do beneficiário, o valor máximo a ser pago pela coparticipação não pode ultrapassar o valor correspondente à própria mensalidade do consumidor (limite mensal) e/ou a 12 mensalidades no ano (limite anual). 

Buscando incentivar o cuidado adequado à saúde, as novas regras também preveem isenção de cobrança de coparticipação e franquia em mais de 250 procedimentos e eventos em saúde, tais como: consultas com médico generalista, exames preventivos e de pré-natal e tratamentos crônicos. Confira todos os procedimentos que não poderão ter cobrança de coparticipação e franquia.  

Cuidado!  

Quando falamos de coparticipação, vários beneficiários confundem com franquia. Então, não esqueça: a coparticipação é o valor pago pelo consumidor à operadora em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde. Já a franquia é o valor estabelecido no contrato do plano de saúde, o qual a operadora não tem responsabilidade de cobertura. 

E, lembre-se, na hora de contratar qualquer plano, o ideal é sempre conversar com um corretor de confiança. Para avaliar o melhor custo-benefício, entre em contato com o Grupo Ritacco. Nosso time de profissionais capacitados está pronto para te ajudar com suas dúvidas e encontrar a opção que melhor atenda às suas necessidades.  

A.R. CORRETORA - Seguros e Saúde

Desde Novembro de 2011 a A.R. Corretora de Seguros e Saúde, atuamos no mercado de seguros e Benefícios.

4 a

👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Ótima Matéria!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos