Sinistralidade do plano de saúde. Saiba do que se trata
Acredito que muitos já tenham ouvido falar porém sem muitos detalhes ou aprofundamento.
A sinistralidade é uma métrica utilizada nos contratos de plano de saúde e que norteia, principalmente, o reajuste anual dos contratos. Mede a relação entre receita da operadora (prêmio) e a utilização do plano por parte dos usuários (despesas). Normalmente, nos contratos entre as operadoras de saúde e as empresas, o índice padrão é de 70%, ou seja, você paga R$ 100,00 de mensalidade e "poderia" utilizar R$ 70,00.
Quando o % da sinistralidade fica acima do contratado, dá a possibilidade da operadora aplicar um reajuste no aniversário do contrato e significa que há algum desequilíbrio no contrato que poderia ser :
- os custos com a utilização do plano estão muito altos e,
- o valor pago de mensalidade (prêmio) estão incompatíveis com o perfil de utilização.
Aí você pensa...o que eu tenho haver com isso ?
E eu digo : Sim, você tem tudo haver.
De que forma ?
Você pode utilizar o seu plano de saúde e de seus dependentes de uma forma adequada e evitando abusos e desperdícios :
- Agendar consultas eletivas utilizando Pronto Socorro somente em caso de Urgência e/ou Emergência. Para se ter idéia, o custo no Pronto Socorro pode ser até o dobro de uma consulta agendada (eletiva);
- Fazer prevenção de doenças. Realizar os exames e consultas preventivas. Já dizia um velho ditado de que prevenir é melhor que remediar. Não temos dúvidas de que a prevenção é muito melhor para a saúde e procurar o médico quando já está doente com certeza vai ter um tratamento mais complexo e muito mais oneroso.
- Ter habitos saudáveis pois lhe proporciona mais saúde e disposição.
E as empresas o que podem fazer ?
- Orientar em relação ao bom uso do plano de saúde.
- Incentivar os funcionários de grupos específicos a participarem dos programas de saúde oferecidos pelas operadoras de saúde, tais como: gestantes, crônicos, pacientes de alto custo, etc.
- Implantar campanhas de promoção à saúde.
A operadora de saúde tem sua parte tambem : oferecer o acesso ao serviço e com qualidade bem como fornecer as informações para que a empresa consiga realizar a gestão do plano de saúde.
É um termo estranho porém com os altos custos do plano de saúde e reajustes muito superiores à nossa Inflação pode ficar impossível para as empresas manterem este benefício aos empregados.
Founder & CEO @UmbrellaTalent e Consultora Sr na rede @Prime Futuração Empresarial | Recrutamento e Seleção de Alta Performance | RPO | Gestão Inteligente de Benefícios
1 a👏👏☂️☂️
Analista de Operaçoes de Beneficios Pleno | Marsh & McLennan Companies
5 aPerfeito! Excelente texto.
Executivo de Contas | Vendas Consultivas | SaaS | BizDev
5 aMuito bom!
Gerente de Relacionamento
5 aAdriana, vou aproveitar esse gancho desse artigo e falar um pouco sobre o que a minha empresa desenvolveu. Os planos de assistência médica corporativa, que há quase duas décadas vêm sendo reajustados acima da inflação, estão colocando em xeque a própria saúde das empresas - e obrigando a buscar alternativas para conter as despesas com esse benefício aos funcionários. Mudar de operadora pode reduzir os custos temporariamente, mas não resolve. É preciso investir numa estrutura de gestão profissional para estimular programas de prevenção e evitar procedimentos de alto custo que não sejam necessários. Quem somos nós? O GSC é uma integradora de saúde do país, pioneira na coordenação da gestão e cuidados com o paciente. Somos uma ACO (Accountable Care Organization) de atenção primária. Apoiamos a coordenação de cuidado e a integração entre todos os níveis assistenciais. Nosso propósito é construir um sistema de saúde integrado, coordenado e sustentável junto com vocês. Unindo seus players (operadora, corretora e medicina ocupacional) para transformar e melhorar a saúde das pessoas. Em um mercado bastante fragmentado, montamos uma rede de atenção primária (utilizamos médicos de sua operadora de saúde), apostando no binômio médico/paciente como o centro da cadeia que sustenta a saúde. Que tal um bate-papo? Compartilharei com você alguns cases que trouxeram grandes resultados.
Gestão inteligente do seu beneficio saúde
5 aSe todas as pessoas ligadas ao RH tivessem essa clareza, nós consultores de benefícios teríamos muito mais facilidade em fazer a gestão do contrato