Sinistralidade do plano de saúde. Saiba do que se trata

Sinistralidade do plano de saúde. Saiba do que se trata

Acredito que muitos já tenham ouvido falar porém sem muitos detalhes ou aprofundamento.

A sinistralidade é uma métrica utilizada nos contratos de plano de saúde e que norteia, principalmente, o reajuste anual dos contratos. Mede a relação entre receita da operadora (prêmio) e a utilização do plano por parte dos usuários (despesas). Normalmente, nos contratos entre as operadoras de saúde e as empresas, o índice padrão é de 70%, ou seja, você paga R$ 100,00 de mensalidade e "poderia" utilizar R$ 70,00.

Quando o % da sinistralidade fica acima do contratado, dá a possibilidade da operadora aplicar um reajuste no aniversário do contrato e significa que há algum desequilíbrio no contrato que poderia ser :

  • os custos com a utilização do plano estão muito altos e,
  • o valor pago de mensalidade (prêmio) estão incompatíveis com o perfil de utilização.

Aí você pensa...o que eu tenho haver com isso ?

E eu digo : Sim, você tem tudo haver.

De que forma ?

Você pode utilizar o seu plano de saúde e de seus dependentes de uma forma adequada e evitando abusos e desperdícios :

  1. Agendar consultas eletivas utilizando Pronto Socorro somente em caso de Urgência e/ou Emergência. Para se ter idéia, o custo no Pronto Socorro pode ser até o dobro de uma consulta agendada (eletiva);
  2. Fazer prevenção de doenças. Realizar os exames e consultas preventivas. Já dizia um velho ditado de que prevenir é melhor que remediar. Não temos dúvidas de que a prevenção é muito melhor para a saúde e procurar o médico quando já está doente com certeza vai ter um tratamento mais complexo e muito mais oneroso.
  3. Ter habitos saudáveis pois lhe proporciona mais saúde e disposição.

E as empresas o que podem fazer ?

  • Orientar em relação ao bom uso do plano de saúde.
  • Incentivar os funcionários de grupos específicos a participarem dos programas de saúde oferecidos pelas operadoras de saúde, tais como: gestantes, crônicos, pacientes de alto custo, etc.
  • Implantar campanhas de promoção à saúde.

A operadora de saúde tem sua parte tambem : oferecer o acesso ao serviço e com qualidade bem como fornecer as informações para que a empresa consiga realizar a gestão do plano de saúde.

É um termo estranho porém com os altos custos do plano de saúde e reajustes muito superiores à nossa Inflação pode ficar impossível para as empresas manterem este benefício aos empregados.

Juliana Moura

Founder & CEO @UmbrellaTalent e Consultora Sr na rede @Prime Futuração Empresarial | Recrutamento e Seleção de Alta Performance | RPO | Gestão Inteligente de Benefícios

1 a

👏👏☂️☂️

Rosilene da Silva Monteiro

Analista de Operaçoes de Beneficios Pleno | Marsh & McLennan Companies

5 a

Perfeito! Excelente texto.

Alexandre Nazario

Executivo de Contas | Vendas Consultivas | SaaS | BizDev

5 a

Muito bom!

Laura Moura

Gerente de Relacionamento

5 a

Adriana, vou aproveitar esse gancho desse artigo e falar um pouco sobre o que a minha empresa desenvolveu.  Os planos de assistência médica corporativa, que há quase duas décadas vêm sendo reajustados acima da inflação, estão colocando em xeque a própria saúde das empresas - e obrigando a buscar alternativas para conter as despesas com esse benefício aos funcionários. Mudar de operadora pode reduzir os custos temporariamente, mas não resolve. É preciso investir numa estrutura de gestão profissional para estimular programas de prevenção e evitar procedimentos de alto custo que não sejam necessários. Quem somos nós? O GSC é uma integradora de saúde do país, pioneira na coordenação da gestão e cuidados com o paciente. Somos uma ACO (Accountable Care Organization) de atenção primária. Apoiamos a coordenação de cuidado e a integração entre todos os níveis assistenciais. Nosso propósito é construir um sistema de saúde integrado, coordenado e sustentável junto com vocês. Unindo seus players (operadora, corretora e medicina ocupacional) para transformar e melhorar a saúde das pessoas. Em um mercado bastante fragmentado, montamos uma rede de atenção primária (utilizamos médicos de sua operadora de saúde), apostando no binômio médico/paciente como o centro da cadeia que sustenta a saúde. Que tal um bate-papo? Compartilharei com você alguns cases que trouxeram grandes resultados.

Cintia Gumercindo

Gestão inteligente do seu beneficio saúde

5 a

Se todas as pessoas ligadas ao RH tivessem essa clareza, nós consultores de benefícios teríamos muito mais facilidade em fazer a gestão do contrato

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos