O que é o seguro RETA e por que você precisa ter na sua operação?

O que é o seguro RETA e por que você precisa ter na sua operação?

Saiba tudo sobre o seguro RETA e sua importância se você utiliza drones

Você já tem uma aeronave ou está entrando agora no mundo aéreo? Bem, então já deve saber do que se trata o seguro RETA, certo?

Mas se você ainda não sabe o que é esse seguro e qual sua importância para o uso de drones em atividades remuneradas, hoje vamos te apresentar o seguro RETA!


Para compreender melhor o que seria o seguro RETA, em primeiro lugar, precisamos entender para o que serve! 

O seguro RETA (Responsabilidade do Explorador e Transportador Aéreo) é um tipo de seguro obrigatório para todas as aeronaves registradas no Brasil, incluindo drones! Entretanto, ele não se torna obrigatório caso o uso do seu drone seja recreativo ou por hobbie, como por exemplo: caso você use ele apenas em sua residência particular e sem o intuito de faturar. Porém, caso você tenha um drone para uso não recreativo, o utilizando em locais públicos e para alguma atividade remunerada, ou seja, para trabalho, então o seguro se torna obrigatório. 

O seguro RETA é regulado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC),  e tem o objetivo de proteger tanto os operadores de aeronaves, quanto terceiros contra possíveis danos que possam ocorrer durante operações aéreas, assegurando inclusive as pessoas em solo que eventualmente sejam atingidas por destroços. Ou seja, é de extrema importância. 


Checklist para ter o seguro RETA em seu drone:

  1. Nota fiscal
  2. Certificado da ANATEL
  3. Certificado da ANAC

É obrigatória a homologação do drone na ANATEL, assim como seu cadastro na ANAC.

Importante: a homologação junto a ANAC deverá ser da forma NÃO RECREATIVA.

Sem estes cadastros, não é possível realizar o seguro para o seu drone.


Dúvidas comuns e que podem surgir no momento da contratação do seguro RETA 


Quem pode contratar o seguro RETA?

Este seguro pode ser contratado por Pessoas Físicas ou Pessoas Jurídicas.


O seguro para drones cobre o meu equipamento em caso de quedas?

Não cobre! Afinal, a finalidade do seguro RETA é assegurar o terceiro, ou seja, algum bem em que o drone tenha causado danos. Vale lembrar que o seguro RETA é um seguro obrigatório e exigido pela ANAC e que cobre apenas acidentes contra terceiros.


Mas e se eu não quiser colocar o seguro RETA em minha aeronave?

O seguro RETA é obrigatório para qualquer aeronave em território brasileiro.

A obrigatoriedade está prevista em lei e regulamentos, mais especificamente na lei.7565, de 19 de dezembro de 1986; no Código Brasileiro de Aeronáutica; no RBAC 47 e também na resolução 37, de 07 de agosto de 2008, e que preveem penas severas em caso de descumprimento. Além das obrigações por lei, não existe obrigação maior do que estar seguro, por isso, nunca negligencie o seu seguro RETA.

Além disso, existem 2 documentos importantes que devem estar junto à aeronave, caso ocorra uma inspeção da ANAC.

Um desses documentos discrimina as coberturas e garantias contratadas por você. Este documento é a formalização do serviço contratado, neste caso o seu seguro aeronáutico, ele se chama Apólice de seguro RETA (Responsabilidade Civil do Explorador ou Transportador Aéreo) ou você poderá utilizar a bordo o certificado de seguro aeronáutico.

A apólice é emitida pela seguradora, e tem seu porte obrigatório a bordo de sua aeronave.


Quais serão minhas responsabilidades caso eu opte por não ter o seguro?

Caso você realmente opte por não contratar o seguro, poderá sofrer uma inspeção de qualquer autoridade, que descobrirá a situação na qual se encontra o drone, e retornará para casa com autos e multas a serem pagas, cujos valores também estão previstos em CBA (até 1000 valores de referência), e além disso, seu drone também poderá ser apreendido. 

Certamente, a pior delas é um tanto quanto intuitiva, concorda? Já se imaginou nesta situação, sem cobertura e com a responsabilidade de indenizar todos os envolvidos?


O que fazer caso ocorra um sinistro aeronáutico?

É importante informar no aviso de sinistro a data do evento, o local do sinistro, os danos às pessoas e os danos perceptíveis na aeronave. Nesse documento, o comandante ou pessoa responsável relatará os fatos ocorridos no momento do sinistro.


Quanto custa o seguro RETA?

Os preços variam entre R$450,00 e R$560,00.


3 seguradoras que oferecem o seguro RETA

 Pensando em tudo isso, separamos 3 seguradoras que oferece o seguro RETA, mas se preferir, consulte sua seguradora de confiança e cote seu seguro!

Agora que você já sabe tudo sobre o seguro RETA, é só avaliar qual seguradora te atenderá da melhor maneira, mas caso ainda fique alguma dúvida, você pode falar com o nosso time clicando aqui.


Conheça a Gohobby

Atuando no mercado brasileiro desde 2010, somos hoje a maior importadora e distribuidora de drones em atacado do Brasil.

Com as linhas ENTERPRISE e AGRICULTURE, a Gohobby foi fundamental para fomentar o crescimento do uso de drones no país. Atualmente, atendemos diversos setores, como: a agricultura, segurança pública e privada, energia solar, monitoramento, busca e resgate e órgãos públicos.

Com a missão de mudar para sempre o seu olhar do presente com a tecnologia, acreditamos que a nossa energia pode mudar o mundo!

Até o próximo conteúdo!

Abraços,

Time Gohobby 💚



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos