O que é SEO e como aplicá-lo em sua empresa
Atualmente a internet se consolidou como um lugar fundamental para o desenvolvimento de negócios. No entanto, estar online não é garantia de que sua página de serviços, sua loja virtual, seu blog empresarial ou pessoal será encontrado por seus potenciais clientes.
SEO - Search Engine Optimization – é a técnica que engloba um conjunto de ações que ajudam a sua empresa a ser achada com mais facilidade pelo seu cliente, estando bem posicionada nas páginas dos sites de busca, como o Google, que realiza bilhões de pesquisas por dia.
“Então se meu potencial cliente digitar o nome da minha empresa ele não vai acha-la no Google. É isso?”
– Errado.
Existem tipos de pesquisa:
Atalho:
A Pesquisa de Atalho é quando o usuário digita exatamente o nome da empresa na barra de buscas. Ex: “Casa de Material de Construção João de Barro”. Dessa forma, a página vai aparecer em primeiro no ranking, caso não exista outro resultado com exatamente o mesmo nome.
Informacional:
A Pesquisa Informacional é quando o usuário está buscando alguém ou algo que possa sanar sua necessidade. Ex: “Material de construção”. Desta maneira a pessoa que realiza a busca está com uma demanda, mas não sabe quem pode resolver seu problema. É aí que está o motivo para ocupar as primeiras posições no Google.
Vale lembrar que o rankeamento do Google funciona de formas diferentes. Uma delas possui custo, no qual o dono de um site “compra” uma palavra-chave. Dessa forma, digitando “Material de construção” a loja “João de Barro” aparece no topo das buscas.
Diferente do modo pago, o SEO busca alcançar resultados através do rankeamento Orgânico. Nesse tipo, não existe custo, mas o Google avalia uma série de critérios da página para ver se o seu site é relevante, conforme entenderemos melhor nos tópicos a seguir.
Como estar no topo do Google?
O Google é semelhante a você quando vai ao Supermercado comprar carne para o churrasco do fim de semana. Você o olha a data de validade, a cor, o cheiro, a textura...enfim, uma série de critérios até decidir levar o alimento para casa e servir para sua família e amigos. O Google também possui a sua ideia do que é bom ou ruim.
Para ranquear o resultado das pesquisas uma espécie de “robô” analisa todos os sites da internet, desde o seu layout até seu conteúdo. Dessa maneira, o chamado “GoogleBot” busca ver para que tipo de assunto um determinado site pode ser relacionado. Ele também verifica se o ambiente atende a certos requisitos de qualidade.
Quanto maior a qualidade, melhor a colocação no site. A missão do SEO é atender a esses critérios com um conjunto de técnicas que são denominadas como Otimização
Otimização no site
Pense no site como uma loja. Nesse tipo de local olhamos uma série de fatores que vão nos fazer permanecer ou partir para o estabelecimento do lado. A experiência do usuário na página é de extrema importância para o criterioso Google. Destacam-se alguns pontos importantes:
Velocidade de carregamento
Talvez uma das coisas mais irritantes na internet é a demora para carregar algum tipo de conteúdo. Imagine-se tentando abrir um site e ele demora muito. É bem possível que você pule para a próxima página.
Por essa razão é de fundamental importância um bom servidor para hospedar o site e um desenvolvedor web qualificado para programar bem a página, evitando problemas.
Design Responsivo
Conforme veiculado pelo G1, em 2016, a internet estava presente em 63,6% dos lares e em 94,8% deles havia celulares sendo usados para se conectar à rede. A grande demanda de acesso por dispositivos móveis faz crescer a necessidade de melhorar a forma de navegação.
Devido a diferença no formato das telas dos celulares e dos computadores veio a necessidade da existência de uma maneira para que uma página funcionasse em ambos os dispositivos. O Design Responsivo adéqua o layout da página de acordo com a maneira como o site é acessado, melhorando a experiência do usuário.
Links internos
Conteúdos que se conectam entre si, se complementando, são muito bem vistos. Eles ajudam o usuário a navegar na página. O Google entende que aquele site possui boa navegação e conteúdo completo.
Links Externos
Os links que vêm de fora (ou Backlinks) mostram ao Google que a sua página é autoridade sobre determinado assunto.
Esse tipo de linkagem pode funcionar de maneira espontânea, como fizemos no tópico sobre Design Responsivo, utilizando o G1 como fonte. Mas também pode ser feito por meio de parcerias com blogueiros, que utilizam seus espaços para utilizar sua empresa como fonte para algum assunto.
Compartilhamento
Botões que servem para compartilhamento automático em redes sociais como Facebook e Twitter são imprescindíveis! Eles mostram que seu conteúdo é tão relevante que é digno de ser visto por outras pessoas.
A palavra é Engajamento e ela é um enorme capital para quem quer se tornar autoridade e ganhar relevância em um assunto na internet. Para conseguir isso é necessário caprichar no formato do seu site e no conteúdo, que é o que veremos a seguir.
Otimização de Conteúdo
O que você e sua marca dizem é de fundamental importância. É uma maneira muito eficaz de ganhar a confiança quanto ao que sua empresa oferece. Afinal, quando sabemos falar bem sobre assuntos que envolvem nosso trabalho, é certo que prestamos um serviço de qualidade.
Existem diversas formatos de conteúdo como vídeos, imagens, infográficos, mas nesse artigo vamos nos focar no formato textual.
Vamos ver abaixo alguns tópicos importantes para prestarmos atenção e otimizar a experiência da audiência ao consumir o conteúdo do seu site.
Palavra-Chave
A palavras-chave é um termo que será relacionado ao seu tipo de serviço ou produto. A “Casa de Material de Construção João de Barro” lá do início do texto, por exemplo, pode ser relacionada a palavra “Construção”.
Mas você já imaginou quantas casas de material de construção existem no mundo? Devido a isso é aconselhável utilizar palavras-chave de cauda longas, que são também conhecidas como “Long tail Keywords”.
Com a utilização de palavras-chave de cauda longa, no caso da “João de Barro”, o termo de busca poderia ser “Casa de Material de construção Rio de Janeiro”.
Para que o Google associe a palavra-chave ao seu conteúdo é necessário que ela seja inserida no seu site, seja no link, no título de postagens, dentro dos conteúdos ou na legenda das fotos. Mas atenção, pois essa inserção não pode ser repetida em excesso. Precisa ser de maneira natural.
Organização
O texto de internet é pensado de maneiro pouco diferente do que é visto no jornal impresso ou revista. É tido, embora muita gente discorde, que o leitor online não dispõe de muito tempo para a leitura. Além disso, devido aos pixels da tela, se torna um pouco mais cansativo para nosso cérebro ler no computador do que no papel.
Pelas razões explícitas acima, o texto próprio para internet é pensado para passar a informação de maneira rápida e organizada, sem perder sua eficácia. Para isso, um dos pontos fundamentais é a inserção de subtítulos e tópicos no texto.
Subtítulos ajudam a nos posicionar no conteúdo com mais facilidade. O Google entende que um texto com uma boa organização é um conteúdo relevante.
Tamanho do conteúdo
O tamanho do conteúdo é muito importante. Como colocado acima, não dá para colocar uma tese de doutorado com 160 páginas no seu blog, pois dificilmente seu cliente em potencial irá ler. Mas também não é razoável fazer um texto relevante e informativo com três parágrafos.
Especialistas da área de Marketing possuem ideias divergentes com relação ao tamanho do conteúdo que é postado, mas vamos tomar este texto que você está lendo como exemplo. Até o momento possui cerca de 1200 palavras e estamos aprendendo bastante, não é mesmo? (Desejo muito que sim)
A intenção é passar um conteúdo funcional de acordo com seu objetivo, pois dessa maneira amplia muitos as chances de engajamento da sua audiência. Preocupe-se em fazer um conteúdo excelente.
Descrição das imagens
Como dito acima, o Google não dispõe de um profissional que vai ler o seu blog. Quem faz isso é Googlebot e ele não enxerga da mesma maneira que nós.
Para a total compreensão da sua página, o Googlebot precisa que você além de inserir as legendas nas imagens do site, também coloque textos alternativos descrevendo exatamente o que está na imagem, que não aparecem para os leitores do site. Esses textos, como na plataforma WordPress, por exemplo, são colocados em um menu de inserção da figura.
Bom...é isso. Chegamos ao fim do nosso texto sobre SEO e espero que você tenha aprendido bastante.