O que é ser líder - Capítulo 1
Ser um líder é saber conduzir pessoas, conquistar seguidores, fazer com que elas acreditem no mesmo sonho, com o intuito de trabalhar em conjunto para gerar um resultado comum, cujo total é maior do que a soma das partes.
Liderar é um grande desafio.
Quando você se está no papel de líder, precisará trabalhar da melhor forma possível os anseios das pessoas e para isso, precisa conhecê-las muito bem: seus pontos fracos e fortes, seus anseios e desejos individuais, como cada um pode evoluir e até onde.
Ou seja, um bom líder conhece muito bem as habilidades, competências e comprometimento de cada membro do seu time. O líder sabe ouvir, sabe se posicionar, sabe conduzir a equipe e sabe ser justo para não favorecer um colaborador em detrimento do outro.
O líder deve ser justo com o todo e ao mesmo tempo que conhece o indivíduo, pensa no coletivo.
Não tem sentido falar em mau líder, pois nesses caso, ele não é lider.
O papel de liderança surge de várias maneiras, mas o líder, conquista essa liderança por meio de conhecimento, do respeito e do exemplo, diariamente e naturalmente através das suas atividades, da sua postura, dos seus posicionamentos e do seu trabalho em conjunto com o time. Sua liderança será perene.
É possível perceber alguns perfis de liderança que se destacam frente aos demais.
Existe a liderança sujeita pela estrutura organizacional, pelo cargo. Isso não implica que haverá um líder, principalmente se ele liderar pelo medo imposto aos seus subordinados. Essa é uma liderança que não será perene, é superficial, na qual os membros da equipe fingem colaborar, mas na verdade, pelas costas, eles não são um time, eles falam mal do chefe, eles não estão compartilhando dos mesmos anseios e metas do pseudo-líder. Infelizmente, essa é uma liderança que acontece muito nas estruturas organizacionais.
Importante frisar que a liderança é situacional. O líder, que se tornou líder ou que é líder no momento, naquele instante, naquele departamento, naquela organização, não necessariamente será líder numa outra organização. Depende muito do contexto.
Ou seja, a liderança você ganha, você conquista e ela é situacional.
Encerro essa primeira parte citando James Norris, um dos gerentes do Grupo Vanguard, conglomerado que administra ativos de mais de 550 bilões de dólares:
"Embora seja esclarecedor analisar... do que é feito um líder, buscar a definição de um tipo definitivo de fórmula de liderança tende a causar frustração. É como estudar Michelangelo ou Shakespeare: você pode imitar, emular e simular, mas a verdade é que não existe fórmula que capacite alguém a recriar o David de Michelangelo ou o Hamlet de Shakespeare. No meu entendimento, por mais que se diga ou se faça em busca desse esclarecimento, a verdade é que tudo se resume nisso: líderes são aqueles que escolheram liderar" (PANDYA M. e SHELL, R., 2005).
alexandre.vasconcellos@engeduca.com.br
PANDYA, Mukul; SHELL, Robbie. Lasting leadership: what you can learn from the top 25 business people of our times. Wharton School Publishing. Pearson Education, INC, New Jersey, 2005.
Gerente Recursos Humanos Snr (HR Head)
6 aO bom líder, além de todos estes pontos abordados, precisa ter humildade, para reconhecer os próprios erros e tirar o melhor de cada integrante da equipe de trabalho.
Gerente Executivo | Gerente de Vendas | Professor de Ensino Superior | Gestão | Liderança | Supervisão de Equipes | Gestão de Pessoas | Inovação | Negociação | Prospecção | Inteligência artificial | Conselheiro.
6 aPenso que para ser um bom líder é fundamental gostar de pessoas, no passado fiz parte de uma equipe em que o supervisor dizia o seguinte: “não basta gostar das pessoas, mas do cheiro delas.” Tirando o exagero da frase, acredito que ela mostra a real dimensão da liderança. Não tem como ser líder e não cuidar das pessoas, pois é através da equipe que tudo acontece. Acredito que o líder deve estar atento a todos os fatores que envolvem a sua equipe para saber tirar o melhor proveito do desempenho dos seus integrantes.