¿ ¿ ¿ O QUE É UM DRONE ???
Seguindo a definição da palavra Drone traduzida do dicionário de Cambridge:
Definição 1: uma aeronave que não tem piloto, mas é controlada por alguém em terra, usada especialmente para largar bombas ou para vigilância;
Definição 2: uma abelha macho;
Definição 3: um ruído baixo e contínuo.
Como estamos interessados no Drone como tecnológica moderna, ficaremos com a definição 1. Sendo assim, um Drone, em termos técnicos, é uma AERONAVE NÃO TRIPULADA.
Os Drones são também conhecidos como Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) ou Sistemas De Aeronaves Não Tripuladas (UASes). De forma prática, um Drone é um robô voador que pode ser controlado remotamente ou voar autonomamente através de planos de vôo controlados por software em seus sistemas embarcados, trabalhando em conjunto com sensores e GPS a bordo.
No século passado, os UAVs eram mais associados aos militares, onde eram usados inicialmente para a prática de alvos antiaéreos, coleta de informações e, também como plataformas de armas. Os Drones agora também são usados em uma ampla gama de funções civis, que vão desde busca e salvamento, vigilância, monitoramento de tráfego, monitoramento climático e combate a incêndios, até Drones pessoais e fotografia comercial de Drones, além de serviços de videografia, agricultura e até entrega.
MAS E A HISTÓRIA DOS DRONES???
O primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV) controladas por rádio foram usadas na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o Exército dos EUA desenvolveu o Kettering Bug experimental, uma aeronave não tripulada de "bomba voadora", que nunca foi usada em combate.
Depois disso, o Drone propriamente dito, apareceu em 1935 como um reequipamento em tamanho real do biplano de Havilland DH82B "Queen Bee", equipado com um rádio e controles servo-operados no banco de trás. O avião podia ser pilotado convencionalmente a partir do banco da frente, mas geralmente voava sem tripulação e era atingido por artilheiros em treinamento. O termo Drone data deste uso inicial, uma peça da nomenclatura "Queen Bee".
Kattering Bug
Modelo de brinquedo do DH-82B (Queen Bee)
A tecnologia UAV continuou a interessar as forças armadas, mas diversas vezes era pouco confiável e dispendiosa para ser usada. Quando se começou a cogitar abater aviões espiões os militares revisaram a tecnologia dos Drones, e o uso militar da tecnologia logo se expandiu para desempenhar papéis no lançamento de projeteis e na área de espionagem.
O uso militar de Drones se solidificou em 1982, quando a Força Aérea de Israel usou VANTs para derrotar a frota síria com perda mínima de forças israelenses. Os UAVs de Israel agiram como iscas, bloquearam a comunicação e ofereceram reconhecimento de vídeo em tempo real. Os Drones continuaram sendo o principal suporte militar, desempenhando papéis críticos em inteligência, vigilância e proteção de força, detecção de artilharia, monitoramento e aquisição de alvos, avaliação de danos em batalhas e reconhecimento, bem como em armamento.
A HISTÓRIA CONTINUA... .. ...
Um relatório do Wall Street Journal afirma que o uso generalizado de Drones começou em 2006, quando a Agência de Proteção de Alfândegas e Fronteiras dos EUA introduziu VANTs para monitorar as fronteiras dos EUA e do México.
Seis momentos na década passada marcaram o crescimento e visão dos Drones no mercado econômico mundial:
- 2012 - Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, se aposenta e começa a focar em sua empresa de Drones, 3D Robotics, Inc. (3DR). Hoje ela comercializa seus UAVs para empresas de fotografia aérea e cinema, empresas de construção, serviços públicos e telecomunicações e empresas de segurança pública, entre outras.
- 2013 – Jeff Bezos, CEO da Amazon, anuncia um plano para usar Drones comerciais para atividades de entrega;
- 2016 - A startup Flirtey, supera a Amazon, entregando com sucesso um pacote para um residente em Nevada por meio de um Drone comercial;
- 2016 - O Instituto Politécnico da Virgínia e a Universidade Estadual iniciaram um teste com o Project Wing, uma unidade da Alphabet, Inc., proprietária do Google, para fazer entregas;
- 2016 - Amazon entrega seu primeiro pacote Prime Air em Cambridge, Inglaterra.
- 2017 - Amazon demonstra a entrega de um drone Prime Air na Califórnia.
A educação em Drones também está se expandindo. A Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, que há muito tempo oferece um campo de treinamento para a indústria da aviação, agora abre as portas para um curso de Bacharel em Ciências em Aplicações de Sistemas Não Tripulados. O estudo garante duas formações um Master (Mestrado) de Ciências em Aplicações de Sistemas Não Tripulados e uma Graduação em Sistemas Aéreos não Tripulados.
Existem muitos outros aspectos que valem a pena ser apresentados quando o assunto é Drone:
- Tecnologia e componentes (câmeras, baterias, antenas, sensores, controladores de voo e etc);
- Tipos de Drones (motor único, multi-rotor, tricópteros, quadricópetros, hexcópteros e etc);
- Aplicações (segurança, engenharia civil, agronegócio, mapeamentos, inspeção e outros);
- Softwares de processamento de imagens (Agisoft Metashape, PIX4D, Drone Mapper.
Nos próximos artigos iremos discutir sobre os tipos de câmeras e softwares que podem ser utilizados, mas se despertou interesse sobre o assunto e deseja conhecer mais, leia alguma destas publicações anteriores do nosso BLOG:
- Planejamento de Campo e o Georreferenciamento de Imóveis Rurais;
- Regularização dos Drones e Operadores no Mercado;
- Grandes investimentos no Mercado de Drones.
Até a Próxima !