¿ ¿ ¿ O QUE É UM DRONE ???

¿ ¿ ¿ O QUE É UM DRONE ???

Seguindo a definição da palavra Drone traduzida do dicionário de Cambridge:

Definição 1: uma aeronave que não tem piloto, mas é controlada por alguém em terra, usada especialmente para largar bombas ou para vigilância;

Definição 2: uma abelha macho;

Definição 3: um ruído baixo e contínuo.


Como estamos interessados no Drone como tecnológica moderna, ficaremos com a definição 1. Sendo assim, um Drone, em termos técnicos, é uma AERONAVE NÃO TRIPULADA.


Os Drones são também conhecidos como Veículos Aéreos Não Tripulados (UAVs) ou Sistemas De Aeronaves Não Tripuladas (UASes). De forma prática, um Drone é um robô voador que pode ser controlado remotamente ou voar autonomamente através de planos de vôo controlados por software em seus sistemas embarcados, trabalhando em conjunto com sensores e GPS a bordo.


No século passado, os UAVs eram mais associados aos militares, onde eram usados inicialmente para a prática de alvos antiaéreos, coleta de informações e, também como plataformas de armas. Os Drones agora também são usados em uma ampla gama de funções civis, que vão desde busca e salvamento, vigilância, monitoramento de tráfego, monitoramento climático e combate a incêndios, até Drones pessoais e fotografia comercial de Drones, além de serviços de videografia, agricultura e até entrega.

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem


MAS E A HISTÓRIA DOS DRONES???


O primeiro Veículo Aéreo Não Tripulado (UAV) controladas por rádio foram usadas na Primeira Guerra Mundial. Em 1918, o Exército dos EUA desenvolveu o Kettering Bug experimental, uma aeronave não tripulada de "bomba voadora", que nunca foi usada em combate.


Depois disso, o Drone propriamente dito, apareceu em 1935 como um reequipamento em tamanho real do biplano de Havilland DH82B "Queen Bee", equipado com um rádio e controles servo-operados no banco de trás. O avião podia ser pilotado convencionalmente a partir do banco da frente, mas geralmente voava sem tripulação e era atingido por artilheiros em treinamento. O termo Drone data deste uso inicial, uma peça da nomenclatura "Queen Bee".


Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

 Kattering Bug

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem

Modelo de brinquedo do DH-82B (Queen Bee)


A tecnologia UAV continuou a interessar as forças armadas, mas diversas vezes era pouco confiável e dispendiosa para ser usada. Quando se começou a cogitar abater aviões espiões os militares revisaram a tecnologia dos Drones, e o uso militar da tecnologia logo se expandiu para desempenhar papéis no lançamento de projeteis e na área de espionagem.


O uso militar de Drones se solidificou em 1982, quando a Força Aérea de Israel usou VANTs para derrotar a frota síria com perda mínima de forças israelenses. Os UAVs de Israel agiram como iscas, bloquearam a comunicação e ofereceram reconhecimento de vídeo em tempo real. Os Drones continuaram sendo o principal suporte militar, desempenhando papéis críticos em inteligência, vigilância e proteção de força, detecção de artilharia, monitoramento e aquisição de alvos, avaliação de danos em batalhas e reconhecimento, bem como em armamento.


A HISTÓRIA CONTINUA... .. ...


Um relatório do Wall Street Journal afirma que o uso generalizado de Drones começou em 2006, quando a Agência de Proteção de Alfândegas e Fronteiras dos EUA introduziu VANTs para monitorar as fronteiras dos EUA e do México.


Seis momentos na década passada marcaram o crescimento e visão dos Drones no mercado econômico mundial:

  1. 2012 - Chris Anderson, editor-chefe da revista Wired, se aposenta e começa a focar em sua empresa de Drones, 3D Robotics, Inc. (3DR). Hoje ela comercializa seus UAVs para empresas de fotografia aérea e cinema, empresas de construção, serviços públicos e telecomunicações e empresas de segurança pública, entre outras.
  2. 2013 – Jeff Bezos, CEO da Amazon, anuncia um plano para usar Drones comerciais para atividades de entrega;
  3. 2016 - A startup Flirtey, supera a Amazon, entregando com sucesso um pacote para um residente em Nevada por meio de um Drone comercial;
  4. 2016 - O Instituto Politécnico da Virgínia e a Universidade Estadual iniciaram um teste com o Project Wing, uma unidade da Alphabet, Inc., proprietária do Google, para fazer entregas;
  5. 2016 - Amazon entrega seu primeiro pacote Prime Air em Cambridge, Inglaterra.
  6. 2017 - Amazon demonstra a entrega de um drone Prime Air na Califórnia.



A educação em Drones também está se expandindo. A Universidade Aeronáutica Embry-Riddle, que há muito tempo oferece um campo de treinamento para a indústria da aviação, agora abre as portas para um curso de Bacharel em Ciências em Aplicações de Sistemas Não Tripulados. O estudo garante duas formações um Master (Mestrado) de Ciências em Aplicações de Sistemas Não Tripulados e uma Graduação em Sistemas Aéreos não Tripulados.


Existem muitos outros aspectos que valem a pena ser apresentados quando o assunto é Drone:

  • Tecnologia e componentes (câmeras, baterias, antenas, sensores, controladores de voo e etc);
  • Tipos de Drones (motor único, multi-rotor, tricópteros, quadricópetros, hexcópteros e etc);
  • Aplicações (segurança, engenharia civil, agronegócio, mapeamentos, inspeção e outros);
  • Softwares de processamento de imagens (Agisoft Metashape, PIX4D, Drone Mapper.


Nos próximos artigos iremos discutir sobre os tipos de câmeras e softwares que podem ser utilizados, mas se despertou interesse sobre o assunto e deseja conhecer mais, leia alguma destas publicações anteriores do nosso BLOG:


Até a Próxima !



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Christiano Barsante

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos