O que é VALOR?
Vamos tentar decifrar ou entender uma das palavras mais usadas atualmente no mundo dos negócios: a palavra VALOR. Um dos significados conceituais pode ser do “papel representativo de dinheiro” ou a “importância de determinada coisa”, ou, simplesmente, pode significar preço ou valia.
Parece que esse significado acima não nos conforta e não explica por que estamos usando tanto essa palavra ou expressões como agregar VALOR ou relacionamento criador de VALOR. Vamos entender o que é VALOR e ao mesmo tempo vamos refletir no que é “agregar” ou o que seria esse “relacionamento”.
Procurei pincelar algumas explicações captadas nos últimos anos em debates na mídia ou em sala de aula, seminários ou congressos. Vamos ver o que pensadores ou visionários nos próximos parágrafos nos dizem para nos ajudar a não só entender o termo, mas, nos desafiar a aplicar valor e melhorar nosso relacionamento de valor com o mundo empresarial e em nossa vida pessoal.
Uma das explicações no mundo corporativo para VALOR é enxergar o cliente não como um alvo a ser conquistado, meta a ser atingida, mas, entender o cliente como um parceiro essencial ao sucesso e à sobrevivência da organização no longo prazo.
Relacionamento criador de VALOR que visa o longo prazo acaba focando na sustentabilidade. As empresas não podem se concentrar somente no lucro, precisam ter pessoas felizes e bem remuneradas e devem preservar o ambiente em que estão inseridos. Sustentabilidade é lucrativa e no século XXI o “fator humano é um grande diferencial competitivo”.
No mundo físico, o que pode ser VALOR para o cliente? Pode ser conforto oferecido pela loja; cortesia dispensada ao cliente; estacionamento fácil, limpeza e visual da loja, educação e presteza por parte dos vendedores, bom suporte pós-venda, etc.
No mundo das negociações, o VALOR pode ser uma parceria transparente onde nenhum detalhe importante é omitido. Prazos são cumpridos, suporte pós-venda de qualidade é oferecido e a satisfação do cliente torna-se um investimento para o futuro da empresa.
Oferecer VALOR ao invés de somente produtos e serviços exige uma mudança de paradigma.
Para que possamos pensar e agir precisamos ter uma NOVA postura: no seu negócio, independente da sua área de atuação, não busque entregar somente e simplesmente um produto ou um serviço, mas procure oferecer VALOR ao cliente. Surpreenda-o constantemente. Entregue algo (um pouquinho) a mais todos os dias. Não se esqueça: as expectativas do cliente ou usuário com sua marca, loja ou estabelecimento, aumentam a cada dia.
Para cada marca, empresa ou pessoa, o significado de valor pode ter outras dimensões tangíveis ou intangíveis que possam ajudar a construir um negócio de sucesso e perene.
Bons negócios!
Roberto Nascimento
Comercial Sr / Mercearia / Commodities / Marcas Próprias .
8 aGrande Roberto , sempre atualizado com a modernidade e eficiente na comunicação , parabéns pelo texto . Abs Kadena
Diretor & Conselheiro de Varejo e Marketing/Owner ICL PACK/Council Member at GLG Gerson L. Group and Private Label ESPM
8 aExcelente. Parabéns e obrigado por compartilhar!! Abcs Iorley